Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

NFAC

sincronizar 3 combobox

Mensagens Recomendadas

NFAC

Olá  :)

É possivel sincronizar 3 combobox com o vba ?!

Já o fiz no access com a ajuda do vba, para sincronizar apenas 2 mas com 3 é possível ?!

Obrigado :P

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
vbtipo

Explica-te melhor disso de sincronizar combobox, ou seja, o que realmente queres fazer?

Lema: Se eu não saber de alguma coisa não se preocupem porque tento sempre ajudar alguma coisita, nem que seja, por palpites/sugestões.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
NFAC

Ano Lectivo Curso (intervalo de tempo em que decorreu o curso) Disciplinas

2000-2001 Informática (1999-2001) Disciplinas referentes ao curso de informática (1999-2001).

2001-2002 Informática (2001-2007) Disciplinas referentes ao curso de Informática (2001-2007).

2002-2003 Informática (2001-2007) Disciplinas referentes ao curso de Informática (2001-2007).

a negrito estão os campos , cada campo corresponderá a uma combo box  , agora o objectivo era  ao introduzir o ano , apareciam os cursos correspondentes que decorreram nesse ano, seguidamente ao seleccionar o curso , aparecer o roll de disciplinas referentes ao mesmo.

é possivel faze lo?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
vbtipo

É relativamente simples tens que jogares com os sql e ires preenchendo o combobox seguinte, ou seja:

1 - Tens que preencheres o primeiro combobox com os respectivos anos lectivos;

2 - tens que fazer um sql com a informação vinda da 1.ª combobox, ou seja, o ano lectivo;

3 - Tens que preencheres o segundo combobox com os respectivos cursos;

4 - tens que fazer um sql com a informação vinda da 1.ª combobox, ou seja, o ano lectivo e a informação vinda da 2.ª combobox, ou seja, os cursos;

5 - Tens que preencheres a terceira combobox com as respectivas disciplinas.

Lema: Se eu não saber de alguma coisa não se preocupem porque tento sempre ajudar alguma coisita, nem que seja, por palpites/sugestões.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
NFAC

Olá muito obrigado :)

Mas ao criar o sql ele fará filtragem e dar-me-à apenas os dados pertendidos?!!

já fiz isso para duas combobox sincronizadas, mas 3 nao tou a conseguir  🤔

vou tentar explorar os passos qu eme enviast:)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
vbtipo

Já vi que andas às aranhas com isso.

Fiz aqui um pequeno exemplo demonstrativo de como ades resolver o teu problema.

Por ex:

if combobox1.text <>"" and combobox2.text="" and combobox3.text="" then
   sql="Select * from nome_da_tabela then Ano_Lectivo=" & combobox1.text
else
    if combobox1.text <>"" and combobox2.text<>"" and combobox3.text="" then
       sql =sql & " and curso=" & combobox2.text
      else
         sql = sql  & " and curso=" & combobox2.text & " and Disciplina=" & combobox3.text
    end if
   sql = Select * from nome_da_tabela
end if

rs.open sql

Ps: O código deve conter algum tipo de erro porque o fiz logo directamente aqui sem o ter testado a sua eficácia.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
NFAC

Muito obrigado pela sua ajuda e preocupação já estou a trabalhar no seu código :)depois lhe direi alguma coisa:) 

o meu muito obrigado mais uma vez:) :)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
vbtipo

Podes pôr no evento do combo.

Ou senão, podes criar duas ou tres outras tabelas na tua base de dados, uma para os anos lectivos, outras para os cursos e uma outras para as disciplinas.

Pode ser mais fácil. 

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
NFAC

EHEHE tava  mesmo a tentar fazer isso, para nao saturar os dados, mas axo que ele nao vai filtrar os dados assim , digo eu :s

nao querendo ser abusador posso mandar-te o que fiz só pa  voce dar uma olhadela ? é que eu acho que não estou a raciocinar lá muito bem :)

cumprimentos e obrigado:)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.