Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

thoga31

Curiosidade sobre programação não direccionada a computadores

Mensagens Recomendadas

thoga31

Boas!

Como devem ter reparado, sou novo neste fórum. Há já uns bons meses que andava a visitá-lo, e consegui encontrar aqui alguma ajuda para pascal quando necessitei. Contudo, também reparei que o fórum está direccionado quase exclusivamente para programação computacional (os programas finais são processados num computador). Contudo, verifiquei que a edição nº 23 da revista PROGRAMAR aborda uma linguagem que é processada por dispositivos móveis, o ANDROID.

Todavia, existem mais linguagens de programação para além destas todas. E existe uma em particular que foi desenvolvida pela Texas Instruments para ultrapassar as dificuldades do Assembly. Como cada série de calculadoras tinha um processador específico, a sua linguagem mãe, Assembly, era também diferente, e extremamente difícil de ser aprendida por todos quanto quisessem criar programas para as suas calculadoras. Daí, esta empresa desenvolveu a linguagem TI-Basic, que permite criar programas que não são compilados, mas sim interpretados na altura de serem executados. Isto foi um passo de gigante na Texas Instruments: as calculadoras passaram a entender duas linguagens diferentes: Assembly, para as APPS (Aplicações), e TI-Basic, para os programas. Qualquer pessoa pôde, então, passar a programar os seus próprios programas.

Não sei se neste fórum exista quem se interesse por TI-Basic, mas esta foi a primeira linguagem de programação que eu conheci. Foi-me fácil, passados cerca de 2 anos, entender Pascal, pois já sabia Lógica. Se formos bem a ver, as duas linguagens têm algumas parecenças, principalmente nas condições.

Os programas em TI-Basic só são interpretados pelas calculadoras que interpretem determinada versão (a versão que conheço é para as calculadoras TI83+ até TI84+SE), ou então pelo emulador da calculadora, se quisermos ver os resultados num PC.

Para os possíveis curiosos, um programa que faz a soma de dois valores introduzidos pelo utilizador em Pascal e em TI-Basic:

program soma;
uses crt;
var a,b:real;

begin
  writeln('O programa efectua a soma de dois numeros.');
  writeln('Insira o primeiro numero: ');
  readln(a);
  writeln('Insira o segundo numero: ');
  readln(b);
  writeln('A soma e: ',a+b:0:4); {arredondado com 4 casas decimais}
  readkey;
end.

Disp "SOMA DE 2 NUMS"
Disp "INSIRA A E B:"
Prompt A,B
Disp "SOMA:",A+B
Stop

Espero que não achem este tema uma seca. :-[ Pessoalmente, acho uma linguagem interessante e fácil de ser entendida. Se quiserem saber mais coisas, estejam à vontade.

Só uma outra curiosidade, com TI-Basic é muito mais fácil cronometrar em segundos do que com outra qualquer linguagem de programação que eu conheça. As calculadoras incluem dentro de si um contador perpétuo, que soma 1 a cada segundo que passa. Para isso, basta termos o Relógio activo.

ClockOn    :"activa o relógio, se já estiver activado, isto é ignorado
checkTmr(0)->Y         :"verifica o contador em 0, e grava o valor em Y (atenção, não se escreve "->", é uma seta especial destas calculadoras,
                                  que é denominada STO, de Store)
While not A=10
Then
checkTmr(0)-Y->A         :"Verifica constantemente o contador, ate que a diferenca seja 10 (10 segundos).
End
Disp "PASSARAM 10 SEGS"
Stop

Cumpz.

Knowledge is free! | Occasional Fortnite player

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
pedrosorio

Já existe um tópico de TI-Basic nesta secção mas não há problema nenhum em criar outro. Também já fui um fã de TI-Basic e foi das minhas primeiras linguagens.

Aconselho-te no entanto a não te "apegares" demasiado porque o TI-Basic com o seu Goto e sem a capacidade de definir funções/procedimentos não te leva a desenvolver boas práticas ao nível da programação que são essenciais em outras linguagens como o Pascal, mas para umas brincadeiras na calculadora é porreiro =)

Não respondo a dúvidas por mensagem.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31

Já existe um tópico de TI-Basic nesta secção mas não há problema nenhum em criar outro. Também já fui um fã de TI-Basic e foi das minhas primeiras linguagens.

Aconselho-te no entanto a não te "apegares" demasiado porque o TI-Basic com o seu Goto e sem a capacidade de definir funções/procedimentos não te leva a desenvolver boas práticas ao nível da programação que são essenciais em outras linguagens como o Pascal, mas para umas brincadeiras na calculadora é porreiro =)

Não sabia que já havia um tópico...  :P

Não me apego demasiado... Agora estou a aprofundar Pascal e vou-me iniciar em VB'08 por conselho da minha profa, que diz que tenho boas capacidades para essa linguagem. Também já dei uma vista de olhos em C++, mas acho que não faz o meu género.

Apenas faço formulários em TI-Basic pois necessito deles nos testes, não tenho cabeça para decorar tipo umas 50 fórmulas... Assim torna-se tudo mais fácil... Mas foi TI-Basic que "me ensinou" a Lógica da programação.

Cumpz.  :)

Knowledge is free! | Occasional Fortnite player

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.