Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

luis_carneiro_rm

Ajuda: Sistema de relógio para forno

Mensagens Recomendadas

luis_carneiro_rm

Boa noite pessoal.

Já sou frequentador do fórum há algum tempo, e tenho aprendido muito, mas só agora me registei porque estou a precisar de uma ajudinha.

Precisava de montar um sistema de relógio para ligar um forno de uma pastelaria automaticamente a uma determinada hora.

Não sei se é o melhor local para pedir ajuda, sendo que as minhas duvidas não são só na área da programação mas sim também ao nível do hardware que é necessário.

Se houver alguém disponível para dar algumas dicas agradeço.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
nokPT

O melhor será falar com um electricista da zona.

Há vários tipos de relógios, há uns (modulares) para montagem directamente no quadro eléctrico, dependendo da potência do forno, pode ser necessário montagem de contactores (se o contacto do relógio não tiver capacidade suficiente).

Depois a configuração é muito simples, opte sempre por relógios electrónicos, porque estes mantêm as horas e a programação mesmo quando falha a energia.

Ricardo Timóteo

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
luis_carneiro_rm

Pois, mas eu sou quase Engº Electrotécnico e estava a pensar em fazer eu isso, no que diz respeito à programação estou à vontade, mas no que diz respeito ao hardware necessário nem por isso.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
nokPT

Ok, passa por uma casa de electricidade na tua zona e pede para ver um relógio modular (diário ou semanal) electrónico.

A programação, não tem nada de especial, é programar um relógio.

Ricardo Timóteo

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
nokPT

O Sr. Eng. claro que dá, não directamente, mas dá.

Por norma os relógios são monofásicos, e têm um contacto inversor, esse contacto pode ser usado para alimentar um contactor com contactos trifásicos, tens que comprar as 2 peças e tens que saber qual a potência do forno e já agora o tipo de carga: Resistiva AC1 ou Indutiva AC3, por segurança podes ir para AC3.

Tens aqui um exemplo de um relógio.

Escolhe uma marca de jeito para o relógio e para o contactor para não colarem os contactos.

Ricardo Timóteo

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.