Jump to content
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

Sign in to follow this  
bonucci

video digital

Recommended Posts

bonucci

BEm pessoal a questao é o seguinte, porque é que o video digital e animação consome tanto do processador e de memoria ram?

Share this post


Link to post
Share on other sites
mjamado

Depende, com um brinquedo destes já não consome tanto...  :)

Há imensos motivos, e cada um pesa um bocadinho até se chegar ao monte que já sabemos. Eu dou-te duas, relacionadas com vídeo em si, depois outros membros poderão contribuir com mais...

Todas as minhas considerações sobre vídeo aplicam-se ao sistema PAL, em uso na maior parte da Europa. Para o sistema NTSC ou SECAM, as contas seriam outras.

1. Vídeo como sequência de bytes

O vídeo digital, se for em SD (Standard Definition, isto é, não-HD) tem, normalmente, 720 colunas por 576 linhas. Isso dá 414.720 pixels, ou 405 K pixels. Aplicando uma profundidade de cor de 24 bit (3 bytes), e ficamos a saber que cada frame pesa 414.720 x 3 = 1.244.160 bytes, ou cerca de 1,2 MB. Como o sistema PAL usa 25 imagens completas por segundo (as televisões mostram 50 meias-imagens por segundo), isso dá uma saída de quase 30MB por segundo. Logo, quando abres um vídeo de 2 minutos para o editar, estás a ocupar quase 3,5 GB!

E repara que estas contas são para SD! O mesmo filme de dois minutos em Half-HD ocuparia 1280 x 720 x 3 x 25 x 120 = 7,72 GB e em Full-HD ocuparia 1920 x 1080 x 3 x 25 x 120 = 17,38 GB!

Na realidade, isso não se traduz na realidade, visto que os programas de edição de vídeo usam vários métodos para evitar este disparate, seja o buffering directo do disco do vídeo que estás a ver ou a editar no preciso momento, seja usando codec's de vídeo, ao invés de vídeo descomprimido. O que me leva ao segundo ponto.

2. Codec's de vídeo

O uso de um codec pode ser uma vantagem, sobretudo para evitar os problemas de tamanho referidos atrás. No entanto, as operações de compressão e descompressão colocam uma carga adicional no processador (seja no processador do sistema ou no processador da gráfica, para as que suportam os mais variados codec's).

A maior parte dos codec's tem uma inclinação para a leitura ou para a escrita. Os mais comuns estão balanceados para a leitura, como o MPEG2, o DivX ou o H.264. Outros menos conhecidos, mas mais usados em edição de vídeo, como MotionJPEG, são mais balanceados para escrita.

Quando estás a editar vídeo, todos aqueles bytes por frame têm de ser descomprimidos, aplicado o que quer que seja que lhe estejas a fazer, recomprimidos e gravados de volta (o que por si só já é uma operação violenta). Isto é, mais peso no processador e na memória (visto que a coisa precisa de ser guardada enquanto está a ser mexida e enquanto não é gravada de volta).


"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this  

×

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.