Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

bonucci

video digital

Mensagens Recomendadas

bonucci

BEm pessoal a questao é o seguinte, porque é que o video digital e animação consome tanto do processador e de memoria ram?

Partilhar esta mensagem


Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
mjamado

Depende, com um brinquedo destes já não consome tanto...  :)

Há imensos motivos, e cada um pesa um bocadinho até se chegar ao monte que já sabemos. Eu dou-te duas, relacionadas com vídeo em si, depois outros membros poderão contribuir com mais...

Todas as minhas considerações sobre vídeo aplicam-se ao sistema PAL, em uso na maior parte da Europa. Para o sistema NTSC ou SECAM, as contas seriam outras.

1. Vídeo como sequência de bytes

O vídeo digital, se for em SD (Standard Definition, isto é, não-HD) tem, normalmente, 720 colunas por 576 linhas. Isso dá 414.720 pixels, ou 405 K pixels. Aplicando uma profundidade de cor de 24 bit (3 bytes), e ficamos a saber que cada frame pesa 414.720 x 3 = 1.244.160 bytes, ou cerca de 1,2 MB. Como o sistema PAL usa 25 imagens completas por segundo (as televisões mostram 50 meias-imagens por segundo), isso dá uma saída de quase 30MB por segundo. Logo, quando abres um vídeo de 2 minutos para o editar, estás a ocupar quase 3,5 GB!

E repara que estas contas são para SD! O mesmo filme de dois minutos em Half-HD ocuparia 1280 x 720 x 3 x 25 x 120 = 7,72 GB e em Full-HD ocuparia 1920 x 1080 x 3 x 25 x 120 = 17,38 GB!

Na realidade, isso não se traduz na realidade, visto que os programas de edição de vídeo usam vários métodos para evitar este disparate, seja o buffering directo do disco do vídeo que estás a ver ou a editar no preciso momento, seja usando codec's de vídeo, ao invés de vídeo descomprimido. O que me leva ao segundo ponto.

2. Codec's de vídeo

O uso de um codec pode ser uma vantagem, sobretudo para evitar os problemas de tamanho referidos atrás. No entanto, as operações de compressão e descompressão colocam uma carga adicional no processador (seja no processador do sistema ou no processador da gráfica, para as que suportam os mais variados codec's).

A maior parte dos codec's tem uma inclinação para a leitura ou para a escrita. Os mais comuns estão balanceados para a leitura, como o MPEG2, o DivX ou o H.264. Outros menos conhecidos, mas mais usados em edição de vídeo, como MotionJPEG, são mais balanceados para escrita.

Quando estás a editar vídeo, todos aqueles bytes por frame têm de ser descomprimidos, aplicado o que quer que seja que lhe estejas a fazer, recomprimidos e gravados de volta (o que por si só já é uma operação violenta). Isto é, mais peso no processador e na memória (visto que a coisa precisa de ser guardada enquanto está a ser mexida e enquanto não é gravada de volta).


"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

Partilhar esta mensagem


Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

×

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.