Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

thinkbrunus

Migrar servidor

Mensagens Recomendadas

thinkbrunus

Viva!

Na empresa onde trabalho temos um servidor que desde 2006 que não tem manutenção, como actualmente sou o responsável pelo mesmo e tendo pouca experiência venho aqui procurar alguns conselhos.

O servidor tem 12 discos de 146Gb e 6 de 36Gb em RAID, parecendo-me que podiam estar configuradas duma forma mais equilibrada, visto a partição do sistema operativo ter 8Gb e 750Mb livres. A minha ideia é limpar completamente o servidor e configurá-lo de raiz, sendo a minha grande prioridade definir limites para determinadas pastas e fazer backups das mesmas.

Pelo que estive a pesquisar, existe hipótese de definir limite de capacidade através das cotas do Windows, parecendo-me que para tal terei de criar várias partições lógicas e depois aplicar a cota. A minha questão é que tenho 20 áreas de trabalho e será muito importante definir o limite de utilização, visto os utilizadores abusarem, causando por sua vez problemas no backup. Gostaria de ouvir alguns conselhos sobre este aspecto e se haverá outra alternativa para definir a capacidade de pastas sem recorrer às quotas.

Qualquer dica que contribua para optimizar o servidor é bem-vinda!

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
mikelll

limita as quotas de cada utilizador. podes usar os grupos para nao teres de ir a cada utlizador. Pensa bem se precisas de refazer mesmo tudo de raíz. se o problema é apenas falta de espaço...

procura também ficheiros temporários que possam estar aí a "mais"

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
thinkbrunus

Obrigado pelas dicas!

Estou a criar uma pasta para cada utilizador, aplicando um modelo de quota a todas as pastas, filtrando algumas extensões. Acho que assim vou conseguir "domesticar" os utilizadores da rede.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.