Jump to content
thinkbrunus

Migrar servidor

Recommended Posts

thinkbrunus

Viva!

Na empresa onde trabalho temos um servidor que desde 2006 que não tem manutenção, como actualmente sou o responsável pelo mesmo e tendo pouca experiência venho aqui procurar alguns conselhos.

O servidor tem 12 discos de 146Gb e 6 de 36Gb em RAID, parecendo-me que podiam estar configuradas duma forma mais equilibrada, visto a partição do sistema operativo ter 8Gb e 750Mb livres. A minha ideia é limpar completamente o servidor e configurá-lo de raiz, sendo a minha grande prioridade definir limites para determinadas pastas e fazer backups das mesmas.

Pelo que estive a pesquisar, existe hipótese de definir limite de capacidade através das cotas do Windows, parecendo-me que para tal terei de criar várias partições lógicas e depois aplicar a cota. A minha questão é que tenho 20 áreas de trabalho e será muito importante definir o limite de utilização, visto os utilizadores abusarem, causando por sua vez problemas no backup. Gostaria de ouvir alguns conselhos sobre este aspecto e se haverá outra alternativa para definir a capacidade de pastas sem recorrer às quotas.

Qualquer dica que contribua para optimizar o servidor é bem-vinda!

Share this post


Link to post
Share on other sites
mikelll

limita as quotas de cada utilizador. podes usar os grupos para nao teres de ir a cada utlizador. Pensa bem se precisas de refazer mesmo tudo de raíz. se o problema é apenas falta de espaço...

procura também ficheiros temporários que possam estar aí a "mais"

Share this post


Link to post
Share on other sites
thinkbrunus

Obrigado pelas dicas!

Estou a criar uma pasta para cada utilizador, aplicando um modelo de quota a todas as pastas, filtrando algumas extensões. Acho que assim vou conseguir "domesticar" os utilizadores da rede.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.