Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

WebBit

[Dúvida] Implementação SMTP Linux & Windows

Mensagens Recomendadas

WebBit

Boa tarde amigos,

Primeiro que nada, tenho a dizer que este é o meu primeiro post aqui,mas costumo acompanhar as novidades diariamente.

Eu precisava de uma grande ajuda, e como conheço a dimensão deste forum acho ser possível ajudarem-me. Eu tenho de  implementar um servidor SMTP tanto em sistema operativo Linux como em Windows, mas não tenho a mínima noção de como o vou fazer.

Então, o que pretendia era que me ajudassem, dando me umas pequenas luzes de como o posso fazer, bem como tutoriais existentes pela internet. É que já procurei e não tenho muita informação sobre este protocolo, e inclusivé já li as RFC's (Request For Comments), mas mesmo assim não me consigo orientar.

Desde já um obrigado a quem ler o meu texto. Obrigado.

Grande Abraço.  :thumbsup:

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
apocsantos

Boa tarde,

Confirma para eu ver se percebi direito, tens de fazer um STMP Deamon, que corra tanto em linux como em Windows?

Aqui fica o link para a RFC821 que descreve o protocolo Simple Mail Tranfer Protocol (SMTP).

http://www.ietf.org/rfc/rfc0821.txt

Cordiais cumprimentos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
WebBit

Sim, eu ja li esta RFC e sei como é, e como funciona o protocolo. O meu problema é mesmo passar da teoria à prática :S , isto é, implementar mesmo o servidor.

Obrigado pela sua resposta.

Cumprimentos :thumbsup:

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
apocsantos

Boa noite,

O que pertente é mesmo criar um servidor SMPT capaz de funcionar tanto em windows como em linux? Caso seja isso inque por favor a(s) linguagem(s) de programação com que está mais à vontade, para que seja mais facil ajudar.

Lembre-se que tem de utilizar linguagens capazes de compilar em ambas as plataformas.

Cordiais cumprimentos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
WebBit

Boa noite,

O que pertente é mesmo criar um servidor SMPT capaz de funcionar tanto em windows como em linux? Caso seja isso inque por favor a(s) linguagem(s) de programação com que está mais à vontade, para que seja mais facil ajudar.

Lembre-se que tem de utilizar linguagens capazes de compilar em ambas as plataformas.

Cordiais cumprimentos

Linguagem que vou utilizar é Perl. Penso que tanto no Linux como no Windows o perl trabalha bem.

Obrigado :thumbsup:

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
WebBit

E que tal veres o código fonte de alguns que já existam para ficares com uma ideia?

e onde posso arranjar isso ?  😲

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
WebBit

Bom dia,

Por exemplo neste site tem um em Java http://www.ericdaugherty.com/java/mailserver/

Cordiais cumprimentos

Olá. Uma vez mais agradeço pela dedicação que teem tido ao ajudar-me. Mas o meu objectivo é mesmo implementar em Perl.

não se encontra muito disso pois não?

BTW, também pode ser uma aplicação que o faça, que simule um servidor smtp.

Obrigado. cumprimentos. :)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
falco

A linguagem que vais utilizar para implementar, não te restringe ao que podes estudar.

Sugiro que estudes apenas implementações licenciadas como Software Livre, porque as outras podem colocar-te em risco de levar com um processo em cima. Estuda por exemplo o postfix, o exim, o qmail e o sendmail...

Normalmente servidores de e-mail são feitos em C, mas sim podes fazer em Perl, não podes esperar é a mesma performance.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
apocsantos

Boa tarde,

Conheço exemplos em Java, VB.NET, além dos que o falco já citou que são feitos em C / C++.

Estou de acordo que para aprenderes o conceito qualquer um sirva, independentemente de que linguagem vai utilizar para desenvolver a tua implementação.

Cordiais cumprimentos

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
WebBit

Em java e em c nao sabia.  :)

Mas como é para uma cadeira  (Gestão e Administração de Redes e Serviços), o professor pede perl.

Senão fazia noutra linguagem, como sugeriram.

As aplicações mencionadas anteriormente correm tanto em windows como linux ?

OBrigado.  :P

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
falco

Ninguém sugeriu fazeres noutra linguagem. Eu acho bem que aprendas Perl. Já agora podes mandar-me informação sobre o teu curso? A comunidade de Perl gostaria de saber que curso é esse.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
WebBit

epa estou em engenharia informática. Como preciso de ajuda, não sei mesmo como implementar este servidor resolvi dar ca um pulinho. :)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
mikelll

Boa noite,

Cordiais cumprimentos

Isto cheira-me a trabalho da Cadeira de SO...hum....

para criar um servidor de SMTP tanto em windows como em Linux nao é necessário programar uma unica linha de código.

Em Windows: vais á janela que surge no arranque da sessão e adicionas um novo role SMTP

Em Linux: dependendo da versão que vais precisar (se for fedora) vais ao instalador de programas e na parte de servidores tens lá o SMTP.

NOTA: Vir aqui colocar pedidos nao te coloca a matéria na cabeça. quando estiveres a trabalhar numa empresa isso não funciona assim...

espero que tenha ajudado

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
falco
para criar um servidor de SMTP tanto em windows como em Linux nao é necessário programar uma unica linha de código.

Existe uma diferença entre criar e instalar/configurar.

Há razões para se querer desenvolver um. Eu já fiz coisas dessas só para desenvolver as minhas capacidades de programação em determinadas linguagens, testar determinadas bibliotecas, etc...

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
mikelll

mas vamos la ver uma coisa...

o que é que se pretende aqui? é criar do 0 ou implementar?

se é implementar não é preciso programar. Eu falo nisso pq já tive um trabalho na faculdade que era precisamente fazer isso, em linux e win, e por coincidencia era no segundo semestre :D

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
mikelll

Se ele tem que programar então é criar...

vai la ler o inicio do post: "Eu precisava de uma grande ajuda, e como conheço a dimensão deste forum acho ser possível ajudarem-me. Eu tenho de  implementar um servidor SMTP tanto em sistema operativo Linux como em Windows, mas não tenho a mínima noção de como o vou fazer.

"

Desculpas aceites

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
falco

Implementar também pode ser implementar o código. Também falou em utilizar Perl para criar o código. Por isso sim, aceito as tuas desculpas.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.