Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

pjcs

Actualizar novos componentes de um site

Mensagens Recomendadas

pjcs

Boas,

Eu tenho andado a alterar o visual (tanto CSS como as imagens) do cabeçalho e barra de navegação do meu site.

Mas tenho o problema que como essas coisas normalmente são guardadas em cache quando as pessoas vao a aceder á página fica o visual antigo misturado como novo, por exemplo, a formatação antiga mas com as fotos novas. o que dá uns efeitos muito marados :thumbsup:

Eu queria saber se existem algum código em HTML ou Javascript que actualize essas coisas todas, ou seja, que tenha o mesmo efeito que o CTRL + F5

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
scorch

Coloca isto no header:

<meta http-equiv="cache-control" content="no-cache">

scorch_pp.png

PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
mjamado

Desaconselho fortemente o uso das respostas anteriores.  👎

A cache é uma coisa boa e joga a nosso favor - ainda mais hoje, em que a Google anunciou que os sites mais rápidos terão um bónus na pesquisa.

Claro, é chato estarmos a fazer alterações ao nível das CSS, JS e até imagens, e a coisa está em cache para os utilizadores, com efeitos nefastos na visualização...

A solução: ter sempre um nome diferente para os ficheiros, consoante um esquema que não seja muito confuso. Por exemplo, atenta no seguinte código:

<link type="text/css" href="css_20100414003700" rel="stylesheet">

Repara na data e hora no fim do caminho: foi a última vez que mexi na CSS. Deste modo, todos os utilizadores que tinham a versão antiga serão forçados a ir buscar uma nova.

Com as imagens, podes fazer o mesmo, repara (numa CSS, mas é igual em HTML):

background-image: url("tmpl_menu_sprite_20100412225415.png")

Em vez de usares aquele formato de data podes usar, por exemplo, um número de versão, que é como faz a Google ou a Yahoo...

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.