Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

diokhan

GD vs ImageMagick

Mensagens Recomendadas

diokhan

boas,

eu gostaria de saber quais a diferenças e vantagens de cada uma destas classes em php, sei que também existe o Gmagick, mas não percebi as diferenças e vantagens entre as classes, sei que a GD é a mais documentada entre as 3 :hmm:

se alguém puder explicar agradecia, e uma opinião de qual preferem ;)

...Join the dark side...and get a free cookie...

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
mjamado
eu gostaria de saber quais a diferenças e vantagens de cada uma destas classes em php, sei que também existe o Gmagick, mas não percebi as diferenças e vantagens entre as classes, sei que a GD é a mais documentada entre as 3 :hmm:

Em primeiro lugar, a extensão para PHP não é ImageMagick, mas sim Imagick. ImageMagick é o pacote subjacente. De forma análoga, à extensão para PHP GMagick corresponde o pacote de imagem GraphicsMagick, que foi um fork do ImageMagick no passado, mas que agora é desenvolvido de forma independente.

A única vantagem do GD2, do meu ponto de vista, é a documentação. O Imagick e o Gmagick são bastante mais rápidos e usam menos recursos. Além disso, sobretudo no caso do Imagick, existem muito mais funções directas para certos casos comuns (thumbnails e cropThumbnails, por exemplo).

Pessoalmente, uso o Imagick, apenas porque é desenvolvido há mais tempo (o Gmagick só existe desde meados do ano passado) e está mais completo. Eventualmente, um dia mais tarde, o Gmagick será menos "perigoso", com a vantagem de ser ainda mais rápido.

Existe um tutorial para o Imagick na wiki feito por mim e que continua no meu site pessoal. Por falar nisso, scorch, podias ter o trabalho de ir buscar a segunda parte e juntar à wiki? Eu depois formato e coloco as imagens.

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
diokhan

então o Imagick é melhor que o GD em termos de funções? que eu já tive a pesquisar e reparei que o GD tem mais documentação que o Imagick, mas gostaria de saber uma opinião de quem já trabalhou ou trabalha com ambas as extensões, antes de aprofundar os meus conhecimentos, assim posso dedicar-me e aprender o melhor

;)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
mjamado
então o Imagick é melhor que o GD em termos de funções?

Tem funções mais "directas". Acho que não há nada que o Imagick faça que o GD2 não faça; a diferença está na quantidade de linhas necessária, sobretudo em coisas triviais.

Mas as maiores vantagens do Imagick sobre o GD2 são mesmo a velocidade de execução e o consumo de recursos.

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
diokhan

e qual delas seria a mais simples para um principiante começar? GD ou Imagick? qual é mais acessível?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
mjamado

e qual delas seria a mais simples para um principiante começar? GD ou Imagick? qual é mais acessível?

Essa pergunta é uma faca de dois legumes...  ;)

O GD2 tem mais e melhor documentação. Visto por esse prisma, seria mais fácil começar por aí. No entanto, depois ia custar muito mais, ou seria mesmo impossível, a conversão ao Imagick que tem, de facto, grande vantagem.

Eu aconselho o Imagick para iniciados e experientes por igual. Não sei se há mais imagickeiros cá no fórum, mas qualquer dúvida é só expores que, pelo menos, eu respondo. Além disso, tenciono continuar a expandir a secção sobre imagick no meu site pessoal e na wiki aqui do P@P...

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
scorch

@mjamado, agora não me dava muito jeito. Assim que eu o passar, mando-te uma pm. ;)

scorch_pp.png

PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.