Jump to content
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

Sign in to follow this  
CR_

Acordo SWIFT regressa à agenda parlamentar

Recommended Posts

CR_
Acordo SWIFT regressa à agenda parlamentar

     

As negociações para um novo acordo entre os EUA e a UE sobre processamento e transferência de dados financeiros no contexto da luta contra o terrorismo regressaram à agenda do Parlamento Europeu. Durante a troca de pontos de vista que teve lugar no dia 7 de Abril na comissão parlamentar das Liberdades Cívicas, Justiça e Assuntos Internos, os eurodeputados expressaram a sua intenção de limitar o número de transferências de dados para os EUA.

Ao rejeitar a anterior proposta de acordo de transferência de dados financeiros da União Europeia para os Estados Unidos da América, o Parlamento Europeu forçou a reabertura das negociações.

No dia 24 de Março, a Comissão Europeia adoptou as novas orientações para as negociações, que necessitam da aprovação do Conselho. Em seguida, a Comissão e o Conselho deverão negociar o acordo com os EUA, seguindo-se a votação do Parlamento Europeu, com base nos resultados das negociações.

Datas decisivas

    * 11 de Fevereiro de 2010: o Parlamento Europeu rejeita a anterior proposta de acordo

    * 24 de Março de 2010: a Comissão Europeia adopta uma nova proposta de acordo

    * 7 de Abril de 2010: Comissão LIBE procede a uma troca de pontos de vista

    * 23 de Abril de 2010: o Conselho da EU irá examinar a proposta

    * Até final de Junho de 2010: a Comissão Europeia quer que o acordo seja assinado, o que implica a aprovação do Parlamento Europeu

Transferências massivas

No dia 7 de Abril, a comissão do Parlamento Europeu com competência em matéria de Liberdades Cívicas, Justiça e Assuntos Internos debateu a proposta.

Os eurodeputados manifestaram a sua preocupação no que se refere aos direitos dos cidadãos europeus reclamarem, junto das autoridades dos EUA, em caso de utilização abusiva dos seus dados financeiros, à eventual incompatibilidade entre o acordo e a Carta dos Direitos Fundamentais da UE, e à sua constitucionalidade em alguns Estados-Membros.

A relatora parlamentar Jeanine Hennis-Plasschaert (ADLE, Países Baixos) lamentou o facto de "as novas orientações continuarem a prever transferências massivas de dados" e de "este novo mandato implicar a transferência de 90 milhões de dados por mês!".

"É necessário evitar transferências massivas de dados desde o início", reforçou o eurodeputado maltês Simon Busuttil (Grupo do Partido Popular Europeu).

"Estou um pouco desapontada com o facto de a Comissão Europeia não ter tentado encontrar uma alternativa" acrescentou Hennis-Plasschaert, designadamente no que se refere à possibilidade de os dados serem examinados na Europa antes da sua transferência para os EUA.

Fonte: http://www.europarl.europa.eu/news/public/story_page/019-72113-096-04-15-902-20100406STO72100-2010-06-04-2010/default_pt.htm

Para quem se preocupa com a privacidade dos cidadãos, sem dúvida, um assunto a seguir.

Share this post


Link to post
Share on other sites
M6

É um assunto que sigo com particular interesse.

Parece-me que neste caso a UE não fez tudo que devia ter feito a pensar nos seus cidadãos...


10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this  

×

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.