Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

informaster

Imprimir para uma impressora sem usar o driver do windows

Mensagens Recomendadas

informaster

Bom Dia

Desde já saudações a todas as pessoas do forum e em especial a quem o mantem activo.

Estou a desenvolver uma aplicação de inserção de registos para lavagens de automoveis. Entrada e saida de veiculos como controle. Fiz a base de dados em SQLite e com o ADO.net SQLite está tudo a funcionar.

Cheguei á parte dos reports e usei o Reports Viewer do VB2008 até aqui tudo bem.

Consigo imprimir um reports de 8cm por 8cm para a impressora termica lpt1 de talões.

Agora quero embutir o driver no programa porque não vou poder usar os drivers do windows porque existe uma aplicação á parte de outra pessoa que ela propria tambem tem os drivers embutidos no software e não pode usar impressoras instaladas no windows. Logo ai vou ter que fazer o mesmo. Como é que posso enviar o meu reports viewer para a impressora directamente sem o spool do windows? Eu sei que se deve dar comandos ESC etc etc mas sinceramente não estou dentro disto em VB2008. Agradeço a vossa ajuda obrigado comunidade.

Abraço

Informaster

Nuno Revez

@informaster

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
nokPT

Imagino que a única hipótese será escreveres directamente na porta LPT1, claro que tens quer ter o manual da impressora e os comandos e etc...

Já fiz isso, mas para RS232 (e não era impressora)

Ricardo Timóteo

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
IRX773

Uma ideia alternativa: criares um instalador para o programa e nesse instalador incluíres a driver da impressora que era instalada automática junto com o instalador. Não sei se é "legal" mas podes tentar... anda para aí bom software para fazer instaladores com vários programas (normalmente são pagos mas se precisares e não encontrares nenhum posso-te indicar algum free ou uma promoção jeitosa do software porque, por exemplo, no Giveway of the day já deram alguns desses)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
apocsantos

Boa noite,

Penso que uma boa ideia uma vez que não pensas utilizar o driver do windows é escrever na portal paralela (LPT1).

Dependendo de qual for a impressora, vais ter de fazer um "pseudo-driver", com as sequências de escape da impressora, para imprimir, fazer line-feed, form-feed, etc...

Dá uma olhade-la na documentação da impressora. Em alternativa podes utilizar drivers OPOS, e o respectivo SDK para .NET .

Cordiais cumprimentos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

assinatura.jpg

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
informaster

Bom Dia

Amigos

Eu li as respostas todas. Eu como estou muito no inicio de vb.net 2008 neste momento, penso que preciso de exemplos em concreto. Existe nestes textos linguagem muito especifica.

Esta ultima ideia de usar o driver opus parece boa. Mas queria começar a escrever dentro do codigo do meu programa funções proprias só para a impressora.

á e não esquecendo que vou usar reports tambem ando á nora com isso.

O unico reports que consegui por a funcionar é reports viewer do vb eheheheh.

Se houver alguem com paciencia para me explicar como começar um codigo para meter o meu programa a imprimir para a impressora directamente com o cut, fedd etc... a impressora que vou usar é um compativel tm88 marca orient tecnologies.

Desculpem qualquer confusão minha pois estou muito fresco nisto. :eek:

Nuno Revez

@informaster

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
apocsantos

Bom dia,

O link abaixo contem um exemplo simples de utilização das sequencias da impressora no proprio report. Poderá ser util.

http://www.eulanda.de/ZH/inside/bedienerhandbuch/kasse/hardware/epsontm88.htm

Neste momento não tenho nada feito em VB.NET para trabalhar com impressoras de tikets, o que tenho é C++, posso tentar fazer algo em VB.NET para dar uma ajuda.

Sobre os reports, ferramentas free, não conheço muitas, agora ferramentas pagas, existem muito boas. Para já vai desenrascando com a que usas, sempre é simples e razoavel.

Cordiais cumprimentos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

assinatura.jpg

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
informaster

;)

Boas

Entendi desde que dentro do reports viewer do vb coloque "P" e "A" dá para cortar o papel e abrir a gaveta.

Vou experimentar nao estou  a ver onde coloco o Control dentro do reports viewer do vb2008 mas vou ver isso .

No entanto se alguem tiver um pequeno iniciado de como se faz isto diga-me se possivel.

Abraço

Abraço

Nuno Revez

@informaster

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.