Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

KiNgPiTo

Subdomínios automáticos...

Mensagens Recomendadas

KiNgPiTo

Bons dias!

Assim por alto, como é que por código posso criar um subdomínio no meu servidor, com uma pasta de alojamento para esse subdomínio limitada a 100 mb?

Cumprimentos

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
mjamado

Bons dias!

Assim por alto, como é que por código posso criar um subdomínio no meu servidor, com uma pasta de alojamento para esse subdomínio limitada a 100 mb?

Cumprimentos

Abres o ficheiro da zone correspondente e acrescentas um registo A. É relativamente simples. Mas toma muito, muito cuidado...

Edit: parti do princípio que o servidor DNS está na mesma máquina, o que nem sempre é o caso. Isto tem de ser feito na máquina que tem o servidor DNS...

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
KiNgPiTo

Sim, já vi como fazer isto, mas o meu medo é que com uma pequena falha me lixe o ficheiro e estoura-me com tudo...

Uma alternativa que me lembrei agora, não sei se funciona é algo do tipo. Se eu tiver o meu dominio site.com podia criar uma pasta na pasta do site do servidor e ao criar o "subdominio" (aspas porque deixa de ser subdomínio mas sim uma pasta). Ficando site.com/subdominio1 por aí fora.

Depois com o htaccess criava uma RewriteRule que se inserir o link subdominio1.site.com encaminha para a pasta e se não existir encaminha para o site.com

Assim não tinha de andar a mexer em ficheiros "perigosos" e penso que ficava mais seguro.

(Em teoria parece muito bonito, na prática é que já não sei se irá resultar)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
mjamado

Sim, já vi como fazer isto, mas o meu medo é que com uma pequena falha me lixe o ficheiro e estoura-me com tudo...

Uma alternativa que me lembrei agora, não sei se funciona é algo do tipo. Se eu tiver o meu dominio site.com podia criar uma pasta na pasta do site do servidor e ao criar o "subdominio" (aspas porque deixa de ser subdomínio mas sim uma pasta). Ficando site.com/subdominio1 por aí fora.

Depois com o htaccess criava uma RewriteRule que se inserir o link subdominio1.site.com encaminha para a pasta e se não existir encaminha para o site.com

Assim não tinha de andar a mexer em ficheiros "perigosos" e penso que ficava mais seguro.

(Em teoria parece muito bonito, na prática é que já não sei se irá resultar)

À partida, não vai funcionar. Quando for perguntado ao DNS onde é que fica o sub.dominio.com, o DNS vai responder com "não sei" 🤔 porque não existe nenhum registo A desse subdomínio.

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
IceBrain

Podes usar DNS wildcards para "apanhar" todos os pedidos de subdomains, e depois podes usar uma rewrite rule.

Acho que até é melhor que teres regras DNS específicas porque assim se a pessoa escrever um subdomain que não exista, vai ser redirigida para uma directoria que também não existe, que por sua vez irá mostrar a página 404, em que podes ter links para o site principal, ou assim.

Se tivesses DNS records para cada subdomain, o que aconteceria no caso anterior é que o browser apresentava a "Page not found" geral.

❝The idea that I can be presented with a problem, set out to logically solve it with the tools at hand, and wind up with a program that could not be legally used because someone else followed the same logical steps some years ago and filed for a patent on it is horrifying.❞- John Carmack on software patents

A list  of command line apps

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
KiNgPiTo

boas, podes usar a API do cpanel. ve mais na thread "webmail open source" aqui nesta secção  :(

Realmente reparei nesse post e lembrei-me desta duvida que por acaso também utilizo cpanel. However, isto não chegou a ir para a frente mas fica sempre mais um recurso que desconhecia :)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
XSnake1996

Realmente reparei nesse post e lembrei-me desta duvida que por acaso também utilizo cpanel. However, isto não chegou a ir para a frente mas fica sempre mais um recurso que desconhecia :confused:

afinal, porque nao utiliza cpanel ou outro do tipo?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
KiNgPiTo

afinal, porque nao utiliza cpanel ou outro do tipo?

O objectivo disto era cada registado ter uma 'amostra' do serviço de alojamento num subdomínio. E sim estou a utilizar cpanel e agora se fosse a fazer isto penso que conseguia facilmente, mas como disse, este projecto não chegou a avançar...

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
djthyrax

OT: @assinatura do KiNgPiTo, print 1000*"Nunca mais digo palavrões na aula..." Python simplifica mais :)

Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum!

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.