Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

SuperHadouken

Dúvidas em redes! 1º Post

Mensagens Recomendadas

SuperHadouken

Olá!

Este ano estou a fazer uma cadeira de redes. Numa prova de avaliação deparei-me com umas perguntas que me levantaram umas dúvidas:

1) O domain name de um endereço de email permite à rede entregar a mensagem ao servidor de email do destino: Verdadeiro/Falso e porquê? -> Eu penso que seja Falso...ou verdade, se justificarmos um pouco melhor, porque para além do domain name (ex: gmail.com) também necessitamos do user name (ex: gerinalda@gmail.com) -> estou errado?

2) Numa troca de emails entre 2 MTA, o mta de origem determina o nome do mta de destino porque é configurado pelo administrador do sistema e/ou está configurado no cliente de email do utilizador ou nenhum dos 2. Utilizamos sempre o registo mx? -> Nesta estou à nora!

3) Qual é a vantagem e desvantagem de uso do switch e bridge em vez de router? (E exemplos práticos...)

Cumps!

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
softklin

Bem, a 1ª pergunta, se não estou em erro, é verdadeira, porque o servidor vai fazer uma query DNS a esse domínio, para saber que máquina é responsável pelo mail (vai perguntar pelo registo MX).

A 2ª questão, se não me enganei antes, deriva da 1ª (o servidor de mail de destino tem de ter uma entrada MX).

Deixo-te aqui o link da wikipédia para leres um pouco sobre MX records:

http://en.wikipedia.org/wiki/Mx_record

Se estiver errado, alguém que me corrija sff, redes não é muito o meu forte.

Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
SuperHadouken

Bem, a 1ª pergunta, se não estou em erro, é verdadeira, porque o servidor vai fazer uma query DNS a esse domínio, para saber que máquina é responsável pelo mail (vai perguntar pelo registo MX).

A 2ª questão, se não me enganei antes, deriva da 1ª (o servidor de mail de destino tem de ter uma entrada MX).

Deixo-te aqui o link da wikipédia para leres um pouco sobre MX records:

http://en.wikipedia.org/wiki/Mx_record

Se estiver errado, alguém que me corrija sff, redes não é muito o meu forte.

Obrigado pela ajuda.

Eu acho que tem a ver como li a pergunta.

Na 1ª não tem a ver com a mensagem do joão@gmail.com chegar ao manel@sapo.pt, mas sim ao servidor sapo.pt (nome do domínio do endereço mail) não é? A afirmação seria falsa se indicasse que chegaria ao manel.

Em relação à 2ª, não ficou bem explicito, o que me interessava saber era se era utilizado outro registo que não o mx (mas penso que não, já que estamos a falar de email).

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
SuperHadouken

Mas se formos a ver bem, se colocarmos num cliente de email apenas o domain name, de certeza que o email que queríamos entregar não vai ter a lado nenhum, necessitamos mesmo de um username@nomedodomino! Que confusão... :P

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
softklin

A 1ª pergunta, questiona-nos se um "domain name de um endereço de email permite à rede entregar a mensagem ao servidor de email do destino", pelo que acho que os utilizadores (manel, joao) não têm a ver com o caso, pois falam em servidor de email. Caso contrário, a pergunta seria mais "permite fazer chegar aos seus destinatários".

A 2ª questão só tenho conhecimento dos MX records no processo. Mas novamente, redes não é o meu forte, posso estar a esquecer-me/não saber de outros registos.

Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
SuperHadouken

A 1ª pergunta, questiona-nos se um "domain name de um endereço de email permite à rede entregar a mensagem ao servidor de email do destino", pelo que acho que os utilizadores (manel, joao) não têm a ver com o caso, pois falam em servidor de email. Caso contrário, a pergunta seria mais "permite fazer chegar aos seus destinatários".

A 2ª questão só tenho conhecimento dos MX records no processo. Mas novamente, redes não é o meu forte, posso estar a esquecer-me/não saber de outros registos.

Compreendido. Já ajudas-te bastante. Obrigado!

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.