Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

sergiofer

Usar Porta Ethernet

Mensagens Recomendadas

sergiofer

Boa tarde a todos

Estou a fazer testes com comunicação por porta ethernet, mas não estou a conseguir nada.

Alguém tem um pequeno exemplo de como configurar e abrir a porta ethernet, para que eu possa explorar.

Obrigado a todos

Sérgio

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
fLaSh_PT

Explora por TCP-IP VB.NET

O conceito é o mesmo que Internet, só que funciona como rede local.. (por IPs internos)

Making the impossible possible and pwing the world on db at a time.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
sergiofer

isso é o que eu pretendo, ligar o meu pc a um dispositivo atraves da rede local.

Vou explorar. Obrigado

Sérgio

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
softklin

Tens de trabalhar com sockets TCP/IP, que basicamente pedes ao SO para te facultar um porto (muito designado também por porta), no qual vais receber/enviar os teus dados.

Pesquisa também por 'vb.net sockets', encontras muitos exemplos práticos de clientes e servidores a comunicar entre si.

Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
sergiofer

Olá

Thenho estado a pesquisar, e a testar a comunicação pela porta ethernet, mas sem sucesso.

O que eu pretendo é enviar um comando do protocolo Fins, da omron, para um PLC, e ler a resposta que este envia.

Eu consigo enviar o comando, e verifico isso atraves de um sniffer, o meu problema é que não consigo receber nada do plc. O comando funciona, porque atraves de um programa de testes do protocolo, eu consigo verificar a resposta.

Para receber comandos do ip 192.168.250.1, com o numero de porta 9600, eu estou a usar a seguinte função que retirei de um exemplo:

Protected Shared Function UDPDataTransmit( _
          ByVal sBuff() As Byte, ByRef rBuff() As Byte, _
          ByVal IP As String, ByVal Port As Integer) As Integer 'Returns # bytes received
       Dim retstat As Integer
       Dim Sck As Sockets.Socket
       Dim Due As DateTime
       Dim Encrp As IPEndPoint
       Try
           Sck = New Socket(AddressFamily.InterNetwork, SocketType.Dgram, ProtocolType.Udp)
           Sck.SetSocketOption(SocketOptionLevel.Socket, SocketOptionName.ReceiveTimeout, 10000)
           Sck.SetSocketOption(SocketOptionLevel.Socket, SocketOptionName.SendTimeout, 10000)

Encrp = New IPEndPoint(IPAddress.Parse(IP), Port)
           retstat = Sck.SendTo(sBuff, 0, sBuff.Length, SocketFlags.None, Encrp)
           If retstat > 0 Then
               Due = Now.AddMilliseconds(10000) '10 second time-out
               Do While Sck.Available = 0 AndAlso Now < Due
               Loop
               If Sck.Available = 0 Then
                   'timed-out
                   retstat = -3
                   Return retstat
               End If
               ReDim rBuff(Sck.Available - 1)
               retstat = Sck.ReceiveFrom(rBuff, 0, Sck.Available, SocketFlags.None, CType(Encrp, EndPoint))
           Else
               retstat = -1 ' fail on send
           End If
       Catch ex As Exception
           'General Exception received--add code here to analyze the exception. A messagebox would be one idea.
           retstat = -2
       Finally
           Sck.Close() 'Always close the socket when done.
       End Try
       Return retstat
   End Function

Alguem me pode ajudar a tentar perceber o que estou a fazer mal

Obrigado

Editado por Rui Carlos
GeSHi

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
nokPT

Já vistes estes exemplo: Marcoratti

Com esse exemplo consegui fazer uma comunicação com um Siemens S7-1200, mas o protocolo era TCP/IP standard. O protocolo FINS da Omron é proprietário, não o que pretendes fazer, mas se fosse a ti comprava um OPC Server, tem a desvantagem do custo, tem a vantagem de funcionar na hora.

Ricardo Timóteo

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
jmpiecco

Boas

Tenho uma dúvida idêntica.

Tenho um programa que comunica via porta série com um controlador de antena RFID. A aplicação funciona perfeitamente, mas agora tenho um novo modelo de antena, que comunica via porta Ethernet.

Já tentei por várias maneiras estabelecer comunicação via sockts mas não estou a ter resultados.

Alguem já teve alguma experiência idêntica? se me podem dar uma ajudinha agradeço

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.