Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

thinkbrunus

Opinião sobre CMS

Mensagens Recomendadas

thinkbrunus

Viva!

Em tempos comecei a trabalhar num projecto que se assemelhava a um CMS, no entanto depois de uns bons meses de trabalho e de o projecto estar actualmente em stad-by devido a outras prioridades, começo a não ter tempo para dar continuidade ao projecto. Desta forma estou a ponderar "adoptar" um CMS, no entanto gostaria de ouvir algumas opiniões, aproveitando algum trabalho já realizado.

Não sendo um expert, já tenho algum dominio em PHP e MYSQL, por isso julgo que seria boa ideia utilizar um CMS que me dê alguma liberdade para poder criar aplicações especificas. Neste sentido ando à procura de uma plataforma que para além desta liberdade de desenvolvimento, tenha capacidade para:

- Autenticação LDAP;

- Gestão utilizadore: gerir quem vê determinadas páginas, quem gere determinado módulo, registo dados utilizador (nome, telefone, morada, cargo, implementação de combo dinâmica, etc.);

- Envio de formulários por mail;

- Desenvolvimento de módulos personalizados;

Pelas pesquisas que fiz encontrei e os demos que tive acesso, agradaram-me à primeira vista o Xoops, ezpublish, elxis e o kryn.

Gostaria de saber a vossa opinião sobre o assunto.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
rjsma

nisso não sou a melhor pessoa para responder porque nunca desenvolvi nenhum modulo. Mas consegues alterar modulos por codigo(html).

abraço

:)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
thinkbrunus

Andam aí vários CMS promissores, de amigos meus do estrangeiro .. Os mais conhecidos teem tambem falhas / limitações conhecidas, é só pesquisar um pouco pela net.

Já pesquisei pela net fora e encontrei algumas opiniões, ao que me parece destaca-se o Joomla e o Xoops também com boas criticas...

De qualquer forma obrigado!

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
magician

Se a ideia é desenvolver dentro do CMS julgo que Drupal é a melhor opção, para além de já ter extensões para tudo e mais alguma coisa é relativamente mais simples para desenvolver que os outros e tem boas ferramentas mesmo embutidas para tal.

Seria a minha opção pelo menos se fosse para PHP, depois noutras linguagens tens outros CMS diferentes mas possivelmente menos conhecidos tens o http://plone.org/ em python ou o http://rubricks.org em ruby

I haven’t lost my mind; it’s backed up on DVD somewhere!

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
magician

O drupal a nível de utilização é capaz de não ser tão intuitivo com o joomla por exemplo mas nada que umas horitas de exploração e uma leitura de apoio à documentação (que é bastante detalhada) não resolva.

Depois no que toca a desenvolvimento é muito flexível para além de ter ferramentas integradas que permitem o desenvolvimento.

Pessoalmente quando tenho de usar CMS em PHP o Drupal é a minha escolha.

I haven’t lost my mind; it’s backed up on DVD somewhere!

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
M6

O Drupal é mais técnico e a forma de desenvolvimento é diferente da do Joomla!, se vais usar como plataforma talvez seja o mais indicado.

Quando desenvolvi o Trocaqui fiz uma avaliação de CMS open source, podes ler aqui as minhas conclusões: Evaluating Open Source CMS. Quando escolhi o Drupla tive muita gente a perguntar-me porquê Drupal, e voltei a fazer um post onde explico o porquê: Drupal vs Joomla!.

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
pedrotuga

Para ser sincero, acho o drupal e o joomla overrated. O joomla em particular goza de um estatudo de superstar impressionante, em grande parte suportado simplesmente pelo "diz que é muito bom" que por aí anda de boca em boca.

Do drupal conheço pouco, só olhei para o código fonte dele mesmo por curiosidade. Já o joomla posso afirmar depois de conhecer o código razoavelmente: é mau.

Isto entra no domínio da opinião pelo que a minha vale o que vale, mas deixem-me fundamentar:

O joomla e o seu código não são simples, são complexos. O código não é fácil de seguir e oferece pouca flexibilidade para a complexidade dos mecanismos que oferece ao programador de extensões.

Por exemplo. Inserires um widgetzito (chamemos-lhe assim) feito por ti, em determinada posição da página obriga-te a recorreres a mecanismos marados de 'queries de posições', e não tens um grande leque de critérios para definir quando é que o tal widget há-de aparecer ou não.

Depois a estrutura do site é rigida... WTF? Estamos em 2001 ou 2010? Tens categorias, subcategorias e páginas. E esta triologia tem que existir sempre, não podes colocar uma página nivel de topo nem criar mais níveis.

Está PESSIMAMENTE documentado.

Muito HTML é gerado por módulos em vez de estar arrumadinho em templates.

Se quiseres uma coisa um pouco virada para o mesmo mercado, tambem gratuito, tens por exemplo o CMS mae simple. Está muito melhor documentado e é muito mais simples de perceber e de hackar.

Mas a minha preferência vai mesmo para o wordpress. Sim, é um software para blogs. Mas é tão flexivel e tão mortalmente facil de usar que serve para uma miriade de tipos de páginas.

Se começares a ler a documentação e a olhar para o código, vais ficar supreendido com a simplicidade e com a facilidade com que o percebes.

Agora uma nota:

com alguma perícia, facilmente pegas num CMS e o moldas para fins diferentes. Por exemplo, se fosse preciso, por algum motivo, não é de todo complicado usar o wordpress como um fórum, ou o fluxbb como um blog.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
yoda

Se quiseres uma coisa um pouco virada para o mesmo mercado, tambem gratuito, tens por exemplo o CMS mae simple. Está muito melhor documentado e é muito mais simples de perceber e de hackar.

.. ou esperem pelo meu ;)

Mas a minha preferência vai mesmo para o wordpress. Sim, é um software para blogs. Mas é tão flexivel e tão mortalmente facil de usar que serve para uma miriade de tipos de páginas.

Morre o entusiasmo quando se tem de fazer algo fora do normal, tal como em todos os outros.

Todo o CMS dá para moldar ao nosso gosto se tivermos perícia para tal, uns mais trabalhosos que outros, sendo o mais simples para esse efeito talvez o Drupal, mas o código daquilo dá vontade de vomitar. O Joomla está melhorzinho do que estava à uns anos, mas continua a ser o mesmo. Wordpress só seria viável se abrangessem a cena dos blogs para algo mais.

Resumindo, acho que nenhum CMS que ande aí seja já algo de jeito, mas as opiniões dividem-se. Para mim um CMS decente é algo que faça real uso de templates (joomla, drupal, wordpress e afins é para esquecer) e que permita total liberdade e flexibilidade. O mais estranho é que tudo isto é possível, e provavelmente a razão para não andar ainda aí um CMS desses é simples : qualquer CMS grande é feito para o cliente final, não para programadores.

Adiantando uma ideia, a meu ver os CMS morreram e devem dar lugar ao uso de módulos feitos para cada função. Isto implica que deixe de haver tanto suporte a newbies, mas se for realmente bem concebido tem todo o potencial para ser o futuro dos CMS sem passar por um CMS em questão, mas sim por práticas comuns.

Aos anos que se criam classes em PHP para fazer as mais variadas coisas, se as mesmas evoluirem no sentido de seguirem certas práticas organizacionais e funcionais, teremos um futuro mais flexível e menos problemas.

Esta é a minha ideia, quem quiser discutir isto mais a fundo, que apite.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
falco

Isto entra no domínio da opinião pelo que a minha vale o que vale,

Este tipo de "disclaimer" é irritante!

Ou acreditas no que dizes, ou não acreditas. Se tens uma opinião, não tens que ter vergonha de a ter, formaste-a com base nos teus conhecimentos e experiência. Se alguém a puser em causa, argumenta! Do resultado da discussão que se seguir, podes continuar com a mesma opinião, ou ser convencido pelos argumentos de outro. Mas não é por isso que devemos ter vergonha de ter opinião.

As nossas opiniões são a verdade (pelo menos para nós) e não há razão para termos vergonha de dizermos aquilo que acreditamos ser a verdade. Não há verdades absolutas, apenas opiniões (as nossas verdades).

Já agora, gostei da tua argumentação!

Não sei exactamente o que querias dizer com facilidade de utilizar. Mas se tiveres a falar de usabilidade para o utilizador final, aí eu vou ter que discordar. Eu uso o wordpresse de dois blogs, e acho aquilo aterrador, perco sempre 5 minutos à procura de coisas básicas. Já quanto a utilizar do ponto de vista do programador, ou do administrador de sistemas, aí já não discuto, porque não tenho experiência com ele, nem conhecimento teórico.

Wordpress só seria viável se abrangessem a cena dos blogs para algo mais.

Já vi o Wordpress a ser utilizado como gestor de conteúdos para sites que não eram blogs, mais que uma vez. As opiniões que tenho ouvido é que, apesar de não ser o ideal, é praticável. Eu discordo, porque acho que tudo o que existe (e eu tenha experimentado, ou avaliado de alguma forma) é uma valente trampa.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
yoda

Já vi o Wordpress a ser utilizado como gestor de conteúdos para sites que não eram blogs, mais que uma vez. As opiniões que tenho ouvido é que, apesar de não ser o ideal, é praticável. Eu discordo, porque acho que tudo o que existe (e eu tenha experimentado, ou avaliado de alguma forma) é uma valente trampa.

O que quis dizer é que só seria viável se fosse pensado para abranger mais do que blogs, e não com hacks como é actualmente adaptado a outras coisas.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.