Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

Localhost

Game Programming

Mensagens Recomendadas

Localhost

Esta foi uma área que sempre me fascinou. Eu gostava de ter mais informações sobre a mesma dos mais experientes.

Eu quero começar com jogos em 2D então decidi-me pelo Allegro, no entanto não encontro muita documentação, alguém podia indicar algo sobre esta plataforma?

Não quero começar já com 3D quero apenas 2D, alguém podia dar algumas informações?  :P

here since 2009

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Localhost

Eu não estava propriamente a pedir um tutorial mas sim que me falassem mais sobre o tema de programação de jogos em si. Sobre a experiência que têm na área, algumas dicas iniciais, etc.

here since 2009

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Bug

Não é que eu tenha muita experiencia nisso, mas uma coisa que descobri ao longo de muitas tentativas falhadas, em varias linguagens de programaçao, de criar um Clone do Arkanoid, foi a importancia da trigonometria no que diz respeito a efeitos de forças fisicas (gravidade, etc), controle de vectores (velocidade, etc), detecção de colisões, reacção às colisões, e talvez mais algumas coisas que ja nao me lembro.

Ainda nao consegui ultrapassar certos obstaculos que este jogo me tem mostrado (movimento/reacções da bola), mas penso que posso dizer com alguma certeza que alguns conceitos basicos da trigonometria sao bastante importantes na criaçao de jogos, mesmo destes mais simples. Mas se ja tiveres conhecimentos nesta area, então ja tens meio caminho andado.  :)

EDIT: E ja agora, se estiveres interessado:

Existe um livro, que embora seja direccionado ao Flash Actionscript 2.0 (AS2), explica bastante bem as formas como a trigonometria pode ser aplicada aos jogos. Além disso, como o AS2 é tao pesado para o CPU, o autor revela nao só as formas correctas, como também as formas "simplificadas" para aplicar a mesma matematica sem pesar tanto no CPU. Como o autor se refere "the good way, and the good enough way".

Embora seja direccionado ao AS2, os conhecimentos adquiridos podem ser aplicados a qualquer linguagem.

O livro chama-se Macromedia Flash MX game design demystified, do autor Jobe Makar.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.