Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

fo_11

Destinado a quem tem dúvidas em strings

Mensagens Recomendadas

fo_11

Bem, sou novato e depois de tanto bater na mesma tecla lá consegui entender como funcionam as strings e como é que podemos trabalhar e queria partilhar com os outros novatos que pretendem aprender como as coisas funcionam entre strings.

Vou fazer uma explicação um pouco ao nível de quem está a explicar uma criança mas sem querer ofender ninguém (foi assim que percebi a lógica das strings)...

Antes de todo o que é uma string?

Resposta: É um array de caracteres mas tem algo de especial que a diferencia de um arrua de caracteres, podendo assim ser tratada como uma string. Essa marca especial é '\0' que se encontra no final do seu conteúdo.

E basicamente o que faz perguntam vocês?

Bem tem a função de indicar onde termina a string e todo o que estiver para lá do terminador ('\0') não interessa.

Exemplo: Imaginem esta palavra numa string João Gomes e querem por alguma razão eliminar o Gomes mas usando só esta string. O que se faz é meter no espaço entre João e Gomes o '\0' e o Gomes mesmo estando na memoria é ignorado. Se o João Gomes fosse um arrua e queriamos torna-lo numa string basta colocar no fim de todo, isto é,depois do caracter s o terminador de string ('\0').

Agora pensem desta forma:

Imaginem um autocarro mas só com uma fila de banco...(É um bocado estúpido mas dá para perceber a ideia de como manipular uma string ).

O numero de bancos disponíveis corresponde ao tamanho máximo da string.

O terminador de string é como se fosse um tutor da cresce, daqueles miúdos irrequietos que têm de estar sempre a ser supervisionados.