Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

jpcorreia7

Programa envolvendo multiplos.

Mensagens Recomendadas

jpcorreia7

Boas, alguém me pode ajudar a fazer um que receba 2 inteiros e produzirá um resultado inteiro que é o menor múltiplo comum dos argumentos recebidos. Posteriormente codifique um programa principal (main()) que utiliza esta função para cálculo do menor múltiplo comum de dois números fornecidos pelo utilizador.

obrigado,eu ainda estou a iniciar em C e não consigo fazer este exercício...

este é o codigo que já escrevi mas empanquei..

#include <stdio.h>

void menor_multi;

int i,a,b;
	printf("Introduza o primeiro valor: "):
	scanf("%", &a);
	printf("Introduza o segundo valor: "):
	scanf("%", &b);

for (i=a=b; i++){
	if (	

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
TheDark

Que dúvidas tens, concretamente? Pelo que apresentas, os teus problemas começam por não conheceres a estrutura da linguagem. Devias começar por aí, há tópicos com tutoriais e ajuda à iniciação em C na secção principal da linguagem, e também na Wiki.

Desaparecido.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
jpcorreia7

duvidas em concreto, é quase todo o programa. eu ainda estou muito iniciado em C e preciso de entregar 3 programas amanha e andei a ver codigo mas nao consigo em primeiro como calcular o multiplos dos numeros que o utilizador vai introduzir, e muito menos nao sei como determinar quais são comuns e imprimir o menor...

EDIT: eu sei a linguagem C o basico, estou a ter Programação Imperativa no UMinho, mas tenho estudado em casa mas ainda nao percebo como resolver estes problemas mais "complicado"...

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
TheDark

O meu comentário deveu-se a não teres declarado cabeçalho da função correctamente. Também as strings de formato das chamadas a scanf não estão correctas.

Pelo enunciado, o pedido de valores não é feito dentro da função, mas antes na main. Os valores são passados à função como argumentos, e esta limita-se a calcular o MMC e devolvê-lo. Para isso, precisas de declarar a função para receber dois parâmetros de tipo inteiro, e devolver igualmente um inteiro.

Desaparecido.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
TheDark

Posso ajudar-te, eu e o resto da comunidade, mas para isso tens que apresentar dúvidas concretas. A fórmula para determinar o mínimo múltiplo comum deverá ter sido dada algures durante as aulas, ou no enunciado do problema. Se não foi, isso só por si já é um problema. De qualquer maneira, na Wikipédia está explicado como funciona.

Desaparecido.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.