Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

bioshock

Registo de Software

Mensagens Recomendadas

bioshock

Boas pessoal,

Bem, trago-vos uma dúvida. Eu já andei aqui pelo fórum a pesquisar sobre este tema, mas não encontrei algumas respostas para as minhas dúvidas.

Antes de mais, quando é que me devo sentir preparado para registar um software?

Qual o preço do registo de um software?

Existem várias entidades em vários pontos do país?

Tenho tido alguns conselhos para registar um software que estou a desenvolver, pois tem como fim ser muito bem estruturado e estar apto a integrar-se facilmente, já fui aconselhado por pessoas amigas, assim como professores, mas nenhuma tem "voto na matéria" a nivel de registar softwares.

Obrigado pelas respostas  :D

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Knitter

Se procuraste pelo fórum deves ter visto que não há registo de software.

Podes registar marcas, registar patentes dentro do que a nossa legislação aceita como tal, mas o software não é algo que se registe nem existe um organismo oficial para qualquer registo de software.

Eventualmente, a Sociedade Protectora de Autores e neste caso a Associação Portuguesa de Software, podem ser locais onde podes registar o teu software se estiveres inclinado a gastar o dinheiro. Podes ver o processo de registo nos respectivos sites. Pessoalmente é uma perda de dinheiro.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
bioshock

Podes registar marcas, registar patentes dentro do que a nossa legislação aceita como tal, mas o software não é algo que se registe nem existe um organismo oficial para qualquer registo de software.

Eventualmente, a Sociedade Protectora de Autores e neste caso a Associação Portuguesa de Software, podem ser locais onde podes registar o teu software se estiveres inclinado a gastar o dinheiro. Podes ver o processo de registo nos respectivos sites. Pessoalmente é uma perda de dinheiro.

Humm, registar uma marca? Mas para isso seria obrigado a criar uma, correcto? Ou algo como "Gestão de xpto" também é possível?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
falco

Não precisas de registar software nenhum para teres quaisquer direitos de autor.

Haver há!

Podes faze-lo junto do IGAC (Inspecção Geral de Actividades Culturais), mas não é obrigatório (a não ser que venha protegido por DRM), nem necessário para teres qualquer direito.

Humm, registar uma marca? Mas para isso seria obrigado a criar uma, correcto? Ou algo como "Gestão de xpto" também é possível?

Mas faço notar que marcas, direito de autor (e direitos conexos), e patentes são coisas completamente diferentes. E acrescento ão é possível registar em Portugal patentes de software (felizmente são ilegais graças a um tratado internacional).

De resto o que o knitter disse está correcto, não tens que registar nada para teres os teus direitos de autor.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
bioshock

Não precisas de registar software nenhum para teres quaisquer direitos de autor.

Haver há!

Podes faze-lo junto do IGAC (Inspecção Geral de Actividades Culturais), mas não é obrigatório (a não ser que venha protegido por DRM), nem necessário para teres qualquer direito.

Mas faço notar que marcas, direito de autor (e direitos conexos), e patentes são coisas completamente diferentes. E acrescento ão é possível registar em Portugal patentes de software (felizmente são ilegais graças a um tratado internacional).

De resto o que o knitter disse está correcto, não tens que registar nada para teres os teus direitos de autor.

Ok, obrigado a ambos. Fique esclarecido  :D

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.