Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

fnds

Detectar objectos em imagens

Mensagens Recomendadas

fnds

Boas, eu não sei absolutamente nada sobre este assunto de reconhecimento de objecto, faces.. em imagens, podem-me dar algumas luzes?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Warrior

Acho que existem diversas formas para fazer isso na área de IA.

Ainda este semestre, na cadeira de IA, esse é um dos trabalhos possíveis.

A sugestão é usar uma rede neuronal, e pelo que eu conheço das estratégias todas essa parece-me a melhor ideia.

Não me vou alongar porque não sei o que procuras ao certo, mas se precisares de ajuda na construção de uma estás à vontade.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
fnds

Na primeira fase estou a fazer algo simples, detectar pontos usando uma cor, por exemplo detectar laranjas numa foto.

O que estou a fazer é correr pixel a pixel a imagem e caso encontre uma cor que esteja na "range" vai verificar se há pontos à volta da mesma cor, se sim adiciona o ponto à laranja correspondente, se não cria uma laranja nova. Depois é calcular o ponto médio das laranjas.

Que achas do método?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Warrior

Essa abordagem escala muito mal.

Tu ao criar uma rede neuronal podes-te abstrair dos detalhes do laranja. Existe uma etapa de treino onde lhe dizes "isto e uma laranja" ou "isto nao e uma laranja" e depois podes perguntar se uma dada imagem e uma laranja ou nao, mas repara que o progama e generico, podes querer reconhecer coisas muito mais complicadas.

Desculpem os acentos mas estou num telemovel..

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
fnds

Sim escala mesmo muito mal, já percebi isso, da pior forma :P

Warrior não estou mesmo a ver como implementar isso, dá uma dica, ou um sitio/livro para ler sobre. :)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Warrior

Tu queres implementar ou usar?

Sendo algo genérico, existem muitas bibliotecas ou ferramentas por aí.

Para implementar (como aprendizagem) lê um pouco sobre back propagation e feed forward, é o mais simples..

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
_7_up_

Multimedia Databases, An Object-Rational Approach , Lynne Dunckley, 2003, Addison Wesley

Nesse livro ai acho q é descrita uma forma de detectar formas nas imagens para se agruparem imagens com conteudo parecido em clusters. Obviamente o livro não é dedicado a isso, mas se arranjasses o capítulo desse tema era óptimo.

Pode ser um bocado hardcore, com transformadas de fourier e gradientes da funçao para calcular a variação de intensidade da imagem e mais umas coisas maradas...

Portanto se quiseres implementar mesmo, é melhor não ires por ai... ou vais entrar por um caminho muito complicado

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
fnds

Implementar tinha piada :), mas se calhar é melhor deixar para depois..

Diz-me umas boas libs para resolver o meu problema entao.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Warrior

Não conheço nenhuma, tinha que perguntar nas aulas.

Olha que implementar algo simples não é assim tão complicado.

Eu fiquei com umas boas bases teóricas depois de ler o capítulo sobre redes neuronais do "Artificial Intelligence: a Modern Aproach".

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.