Ir para o conte√ļdo
  • Revista PROGRAMAR: J√° est√° dispon√≠vel a edi√ß√£o #60 da revista programar. Faz j√° o download aqui!

Bruno Damas

Iniciaçao em VB.net

Mensagens Recomendadas

Bruno Damas

Viva Amigos.

Sou um iniciante em vb.net, estou a aprender com as minhas pesquisas no mundo da Internet.¬† ūüė≤

Estou a fazer um projecto em Vb.net, no qual já vi que é completamente diferente do vb6, e começa ai as duvidas todas.  :wallbash:

Imaginem que coloco num form varias TextBox e cada uma pertence a uma tabela do sql, como fa√ßo para fazer a liga√ß√£o delas, (no vb 6 eu colocava v√°rios ADOs e para fazer a liga√ß√£o a cada tabela ou ent√£o com instru√ß√Ķes em SQL na propriedade de um ADO),

A mesma questão colocasse quando coloco 3 grids no mesmo form, pois se colocar uma, o vb.net faz logo a ligação a tabela correspondente (quando arrasto do Datasource)

Fico a espera da vossa ajuda.

Obrigado

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
bioshock

Visto que estás a fazer por wizards, fazes da mesma forma que a Datagrid, só que alteras, no datasource, Datagrid para Details.

semttuloue.jpg

Depois é só arrastar como fizeste com a Datagrid e ele automaticamente  cria as textboxs.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
jpaulino

Se est√°s a iniciar, recomendo que "percas" algum tempo e vejas este link: Recursos de Aprendizagem

Tem l√° videos, exercicios e recursos muito interessantes que te v√£o ajudar a compreender melhor as coisas. Depois ser√° tudo mais r√°pido para ti.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Bruno Damas

Obrigado pelas ajudas preciosas  :D , agora vou por maos ao trabalho (tenho muito que ver)

Mas vou continuando a chatear.  :cheesygrin:

Um abraço

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
malainhocf

Ol√°, bom dia,

Eu também estou a começar mas...

N√£o seria melhor fazer isso a unha ?

Mais controle sobre a situação

Depois de habituar é sempre a andar

O que acham os mais experientes ?

Cumprimentos

Cesar Oliveira

Desenvolvo websites e aplica√ß√Ķes web

http://www.profissionalweb.net

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Galactic

Eu n√£o sou muito experiente mas mesmo assim respondo-te.

Eu curto bu√© da programa√ß√£o em Visual Basic mas gosto tamb√©m de poder controlar tudo por c√≥digo, ent√£o nos trabalhos que tenho que fazer com liga√ß√Ķes √† base de dados pelo data source eu passo-me um bocado porque n√£o tenho tanto controlo por c√≥digo como gostava o que resulta em alguns erros que √†s vezes os resolvo sem perceber o que fiz XP

Eu sou dos que gosta da programa√ß√£o pura mas n√£o dispenso algumas ajudas de fun√ß√Ķes j√° programadas e tal XD

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
nokPT

Na minha opinião, à unha é preferível, por diversos motivos, por exemplo:

* Aprendes mais

* Percebes melhor o que se est√° a passar

* Passas por cima das limita√ß√Ķes do Visual Studio, por exemplo no meu caso, uso o Express que n√£o permite, pelo wizard ligar a bases de dados remotas (sem ser no nosso computador) mas √† unha consegues

* √Č mais f√°cil de alterar (tamb√©m n√£o experimentei muito os wizards) e adaptar mesmo em runtime, por exemplo apontar para outras bases de dados

Por outro lado, dá mais trabalho, não é tão directo, mas também "não caem coisas do céu", etc...

Ricardo Timóteo

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
bioshock

Na minha opinião, à unha é preferível, por diversos motivos, por exemplo:

* Aprendes mais

* Percebes melhor o que se est√° a passar

* Passas por cima das limita√ß√Ķes do Visual Studio, por exemplo no meu caso, uso o Express que n√£o permite, pelo wizard ligar a bases de dados remotas (sem ser no nosso computador) mas √† unha consegues

* √Č mais f√°cil de alterar (tamb√©m n√£o experimentei muito os wizards) e adaptar mesmo em runtime, por exemplo apontar para outras bases de dados

Por outro lado, dá mais trabalho, não é tão directo, mas também "não caem coisas do céu", etc...

Concordo a 100%. Antes não tinha bem essa ideia, e seguia-me pelos wizards, mas depois comecei a notar falta de flexibilidade a nível de código, de manuseamento, e hoje posso dizer que prefiro unha-a-unha por esse mesmo motivo, uma maior flexibilidade, um melhor tratamento de erros.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
malainhocf

Eu estou a adorar programar a unha.

Estou-me a divertir muitíssimo.

Acho até que pelos wizards é muito mais complicado

Pelo c√≥digo consigo com copy paste e umas pequenas altera√ß√Ķes e resolvo tudo.

Até ao momento já consigo visualizar dados, fazer pesquisas dinamicas com vários parametros, inserir dados buscando por código o id que devo preencher a tabela. Já consigo alterar dados, eliminar dados, trabalho bem já com dados em datagridview.

Estou muito contente com os progressos que fiz até ao momento

Estou até a desenvolver uma aplicação em vb.net que eu já tinha desenvolvido em ambiente web com ColdFusion.

Depois quando j√° conseguir criar aplica√ß√Ķes vb.net pretendo estudar a cria√ß√£o de Jogos em VB.NET para poder dominar cada vez mais a linguagem

Quando dominar bem vb.net pretendo estudar C#

Mas isso ainda est√° muito longe.

Quero me tornar um programador da plataforma .net experiente.

Boa noite

Cumprimentos

Cesar Oliveira

Desenvolvo websites e aplica√ß√Ķes web

http://www.profissionalweb.net

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Bruno Damas

Ola Pessoal,

Eu tambem tenho a vossa ideia o de programar por codigo, é o que ando a fazer, mas tenho um problema que nao estou a conseguir ultrapassar por isso abri este topico.

O meu problema e como iniciante em vb.net é que nao estou a conseguir ligar as varias textbox que tenho num form e que estao espalhadas na base dados em sql por varias tabelas.

Quem diz texbox diz 3 grids de 3 tabelas diferentes no mesmo form, porque se fosse só arrastar era facil e ate ai já cheguei e entendi agora quero ir mais a frente e ligar varios campos de varias tabelas no mesmo form.

Obrigado pela compreeçao

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
nokPT

...

Quando dominar bem vb.net pretendo estudar C#

Mas isso ainda est√° muito longe.

...

A diferença entre VB.NET e C# prende-se com a linguagem (Basic vs C) e não com performance ou capacidade, há vários artigos na net que dizem isso mesmo, há inclusive um da microsoft que vem confirmar que o poder de programação .net está na framework não está na linguagem que se usa, há também aqui no fórum alguns tópicos de acesa discussão sobre esse assunto.

Há na net também, alguns sites que fazer a conversão directa entre VB - C# e há pelo menos o SharpDevelop (concorrente grátis do VisualStudio) que converte projectos na integra.

Eu pessoalmente, prefiro VB acho que é mais fácil e mais rápido de implementar (prende-se mais uma vez com as facilidades do basic quando comparado com a linguagem C)

Ricardo Timóteo

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
nokPT

...

O meu problema e como iniciante em vb.net é que nao estou a conseguir ligar as varias textbox que tenho num form e que estao espalhadas na base dados em sql por varias tabelas.

Quem diz texbox diz 3 grids de 3 tabelas diferentes no mesmo form, porque se fosse só arrastar era facil e ate ai já cheguei e entendi agora quero ir mais a frente e ligar varios campos de varias tabelas no mesmo form.

...

Vamos ver se te consigo ajudar ou explicar.

Em código não tens que ligar as textbox ou dataviewgrid ou outras coisas à base de dados SQL.

Em código fazes assim:

* Crias uma ligação à base de dados

* Crias uma string com o comando SQL (SELECT, INSERT, UPDATE, etc...)  e inseres os valores dos objectos (textbox, grids, etc...) na string

* Corres o comando na base de dados SQL

* Pegas no resultado e atribuis ao objectos que queres

Portanto não está tens uma ligação entre objectos e base de dados, consultas a base de dados e alteras os valores e/ou propriedades dos objectos (por exemplo: a cor da letra ou do fundo ou etc...)

H√° v√°rios exemplos na net sobre este assunto e se calhar j√° viste mas ainda n√£o fizeram o "click". Se necessitares podes ir aqui que tem l√° um programa e source-code (mais ou menos amanhado) de um programa que fiz e tem l√° v√°rios exemplos com textbox, treeview, datagridview, etc... em v√°rias forms

Ricardo Timóteo

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Bruno Damas

Vamos ver se te consigo ajudar ou explicar.

Em código não tens que ligar as textbox ou dataviewgrid ou outras coisas à base de dados SQL.

Em código fazes assim:

* Crias uma ligação à base de dados

* Crias uma string com o comando SQL (SELECT, INSERT, UPDATE, etc...)  e inseres os valores dos objectos (textbox, grids, etc...) na string

* Corres o comando na base de dados SQL

* Pegas no resultado e atribuis ao objectos que queres

Portanto não está tens uma ligação entre objectos e base de dados, consultas a base de dados e alteras os valores e/ou propriedades dos objectos (por exemplo: a cor da letra ou do fundo ou etc...)

H√° v√°rios exemplos na net sobre este assunto e se calhar j√° viste mas ainda n√£o fizeram o "click". Se necessitares podes ir aqui que tem l√° um programa e source-code (mais ou menos amanhado) de um programa que fiz e tem l√° v√°rios exemplos com textbox, treeview, datagridview, etc... em v√°rias forms

Obrigado pela ajuda nokPT, foste muito esclarecedor, ate que essa lingagem é SQL e ate é relativamente facil e ai nao tenho muitas duvidas, mas como me ensinaram assim no VB 6 pensei que aqui fosse necessario fazer o mesmo, talves eu ate tenha feito mal no vb6 mas esta feito e a funcionar.

Vou  aproveitar  essa tua ajuda na mesma.

Mais uma vez Obrigado

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. √Č f√°cil!

Registar nova conta

Entra

J√° tem conta? Inicie sess√£o aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site voc√™ aceita os nossos Termos de Uso e Pol√≠tica de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informa√ß√Ķes visite esta p√°gina.