Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

Manhunt

Duvidas ao criar um procedimento

Mensagens Recomendadas

Manhunt

Boas malta.

Eu venho aqui tentar resolver um problema que me está a dar muitas voltas à cabeça.

Eu estou a criar um programa com uma base de dados em SQL; linguagem de programação que não domino muito bem.

O programa tem alguns formulários em Visual Basic, sendo que um deles serve para adicionar dados de pessoas, havendo depois um outro formulário, que tem uma datagrid show para consultar os dados inseridos.

Os dados ficam gravados, sem duvida nenhuma, mas agora necessitava de saber/aprender uma forma de apagar os dados inseridos através da Datagrid Show.

Por exemplo, No datagrid terei algo assim:

Cod    Nome        Nota

1      Aluno A        9

2      Aluno B        15

Como vêem tenho dois alunos, mas se eu necessitar de eliminar a linha em que está o aluno A na tabela de SQL, porque não me interessa te-lo em registo na base de Dados, como faço? Alguém me pode dar uma dica de como programar essa funcionalidade?

Desde já os meus agradecimentos

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Manhunt

Boas Manhunt.

Antes de mais, como estás a passar a BD para a aplicação? Tudo "unha-a-unha" ou por wizards?

Boas,  :D

Estou a passar a BD à "unha-a-unha".  :cheesygrin:

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Manhunt

Parece que já estou a apanhar a ideia.  :cheesygrin:

Já pus o código a trabalhar, mas ainda tenho que aperfeiçoar algumas coisas. :D

Só mais duas questões:

1 - No exemplo que é dado nesse link, mostra como posso apagar o username jpaulino2, mas como faço para apagar um registo qualquer, independentemente do nome que lá esteja?

2 -  Dá para pôr uma MSGBOX de confirmação, antes de apagar os dados?

Desculpa as perguntas, mas é que o SQL é ainda uma matéria muito estranha para mim, em especial porque estou a tentar aprender sozinho e nem sempre é fácil.  😳

Necessito mesmo de compreender melhor o seu funcionamento.  :wallbash:

Desde já o meu grande agradecimento e se puderes responder a estas duvidas, dou-me por satisfeito.  :cheesygrin:

Obrigado.

:thumbsup:

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
bioshock

Queres apagar um registo de onde? de uma Datagrid?

Um exemplo prático, mete aquele código num botão, botão esse com o nome " Apagar "

Acrescenta uma textbox à aplicação, e em vez de ter "jpaulino2", mete = Textbox1.Text.

Corre a aplicação, escreve na Textbox1 o nome de um utilizador que já tenhas na tua tabela de utilizadores e depois é só clicar no botão e ele vai apagar os dados do utilizador que inseriste na textbox.

Sim, dá para por uma messagebox de confirmação antes de apagar os dados, algo como isto:

If MessageBox.Show("Deseja mesmo eliminar este registo?", "Registo", MessageBoxButtons.YesNo) = Windows.Forms.DialogResult.Yes Then
' Metes aqui o código para eliminar

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Manhunt

AH!!

Já está a funcionar, como deve ser.  :smoke:

Só precisa de ser aperfeiçoado, mas já está a ficar bem.

Era mesmo essa dica da textbox que me faltava, assim consigo escrever o que procuro e depois elimino o que quero eliminar e melhor do que isso, tenho sempre uma MSGBOX, a perguntar se quero mesmo apagar ou não, pois pode haver a hipótese de me enganar.  :cheesygrin:

Para além de ter dado um grande passo num programa que estou aqui a desenvolver, aprendi aqui muitas coisas muito interessantes.

Obrigadíssimo.

:D

Fico-te a dever uma do tamanho de três.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.