skin Posted July 5, 2006 at 12:04 PM Report #36325 Posted July 5, 2006 at 12:04 PM O que é um vírus? Um vírus é um programa malicioso desenvolvido por programadores que, paralelamente a um vírus biológico, infecta o sistema onde se aloja, fazendo depois cópias de si mesmo para tentar se transmitir a outros sistemas, esta transmissão pode ocorrer de diversas formas, e entre elas podemos destacar as contaminações por e-mail nas quais a vitima abre o anexo que contém o software malicioso, outra causa de contaminação é por a vitima ter um Sistema Operativo desactualizado e por isso com falhas de segurança tornando-o vulnerável. Quais os principais danos que um vírus pode causar? Os principais danos que podem ser causados por um vírus são a perda de desempenho do sistema podendo tornar-se num “computador zoombie”, a perda de arquivos, a alteração de dados, o acesso a informações sensíveis por parte de pessoas mal intencionadas como senhas e dados financeiros, descida no desempenho da rede quer local quer da Internet devido às informações que o computador tenta transmitir a quem o controla. Qual é o melhor antivírus? O melhor é o que detectar uma maior quantidade de vírus através de uma lista de assinaturas, o que tem maior capacidade de identificar vírus desconhecidos pelo comportamento que estes apresentam, é o que varre o sistema com mais eficiência e sempre continuamente lendo todos os dados que entram no computador sem que afecte o seu desempenho e o que tem melhores tempos de actualização. Depois temos pontos que se devem ter em conta quando se pensa num antivírus que é a qualidade – preço, a interface – utilizador, e por fim a quem sempre goste do que tem uma interface mais bonita e que tenha possibilidades de funcionar no seu idioma. Para ser o melhor deve ser equilibrar com harmonia todas essas características ou então estar o mais próximo possível. O melhor é o que atenda às preferências e necessidades do utilizador. O artigo que eu vou postar aqui ainda não está completo mas eu vou actualizando. Continua. Our lives begin to end the day we become silent about things that matter - Martin Luther King
M6 Posted July 5, 2006 at 12:26 PM Report #36328 Posted July 5, 2006 at 12:26 PM A pior coisa a seguir aos vírus são os anti-virus, e não, não estou a brincar, é apenas a minha experiência a falar... 10 REM Generation 48K! 20 INPUT "URL:", A$ 30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50 40 PRINT "404 Not Found" 50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."
skin Posted July 5, 2006 at 12:28 PM Author Report #36330 Posted July 5, 2006 at 12:28 PM A pior coisa a seguir aos vírus são os anti-virus, e não, não estou a brincar, é apenas a minha experiência a falar... e refereste a...podes explicar-te melhor para os leigos entenderem? 😉 Our lives begin to end the day we become silent about things that matter - Martin Luther King
Warrior Posted July 5, 2006 at 12:44 PM Report #36331 Posted July 5, 2006 at 12:44 PM Digamos que os anti-virus são o mal menor..
M6 Posted July 5, 2006 at 12:45 PM Report #36332 Posted July 5, 2006 at 12:45 PM A pior coisa a seguir aos vírus são os anti-virus, e não, não estou a brincar, é apenas a minha experiência a falar... e refereste a...podes explicar-te melhor para os leigos entenderem? 😉 Refiro-me a duas coisas em particular: performance e danos no sistema. - Danos no sistema: quem baseia o seu negócio em sistemas e arquitecturas da MS tem um medo terrível dos virus, logo toca de instalar anti-vírus (av) em todos os sistemas, incluíndo nos servidores. Parece uma boa ideia não é? Pois é, mas nem sempre o que parece é. Passo a explicar com um caso real: um sistema com servidor de email da MS (Exchange) tinha um av instalado. Alguém recebeu um email com um vírus e o av do servidor detectou-o e tentou eliminá-lo. Resultado? O av mexeu onde não devia e o Exchange deixou de funcionar, ou seja, a empresa ficou sem mail server. - Performance: um av sobre qualquer sistema é um comilão de recursos (uns avs mais do que outros) e um autêntico impecilho no acesso ao sistema. Se tiveres um SQL Sever e/ou um IIS numa máquina que tenha um av a correr, é ver o av todo contente à procura de virus sempre que acontece um acesso ao disco. Isso nem sempre é visível e os administradores de sistema nem sequer se preocupam com isso, porquê? Culpam a carga no servidor e dizem que é o hw que já não aguenta com a bd nem com os pedidos http, que é necessário um upgrade. Mais crítico do que isso, a performance dos desktops desce a tal ponto que impacta directamente a produtividade das pessoas. Este caso passou-se na primeira pessoa: o av usado na empresa onde trabalho é o MacAffee/VShiel/VirusScan ou lá como se chama aquela treta. Cada vez que abria, gravava, compilava, enfim, cada vez que acedia a um ficheiro, lá estava o av a intrometer-se. Fiz umas contas que expus na altura à direcção em que mostrava que, em média, eu (e todas as outras pessoas da equipa de desenvolvimento) perdiamos meio-dia de trabalho por semana, ou seja, dois dias e meio de trabalho perdido por mês. Para quem acha que não é muito, multipliquem isto por 10 e temos 25 dias perdidos por mês, ou seja, é o mesmo que dizer que há uma pessoa na equipa de desenvolvimento a quem se paga um ordenado mas não faz absolutamente nada... Estas são as duas maiores razões pelas quais os anti-vírus são bem piores que os próprios vírus... 10 REM Generation 48K! 20 INPUT "URL:", A$ 30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50 40 PRINT "404 Not Found" 50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."
M6 Posted July 5, 2006 at 12:46 PM Report #36333 Posted July 5, 2006 at 12:46 PM Digamos que os anti-virus são o mal menor.. Por acaso discordo, os anti-vírus são um mal maior que os vírus. 10 REM Generation 48K! 20 INPUT "URL:", A$ 30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50 40 PRINT "404 Not Found" 50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."
Rui Carlos Posted July 5, 2006 at 01:38 PM Report #36345 Posted July 5, 2006 at 01:38 PM Digamos que os anti-virus são o mal menor.. Por acaso discordo, os anti-vírus são um mal maior que os vírus. eu diria que depende dos casos... Rui Carlos Gonçalves
Gurzi Posted July 5, 2006 at 10:49 PM Report #36472 Posted July 5, 2006 at 10:49 PM Como é que provaste isso dos dias perdidos ?
Mythos Posted July 5, 2006 at 11:10 PM Report #36474 Posted July 5, 2006 at 11:10 PM O M6 tem toda a razão! Pessoalmente não uso AV e só usei uma vez e durante o pouco tempo que usei, tive uma quebra de performance tremenda. Se houver cuidado dificilmente se é infectado... hoje em dia, em 99% dos casos, só é infectado quem quer... mas é só a minha opinião 😉 Btw, o unico virus até hoje que me afectou o sistema foi o blaster... e foi pq tava sem firewall na altura.
M6 Posted July 6, 2006 at 01:49 PM Report #36575 Posted July 6, 2006 at 01:49 PM Como é que provaste isso dos dias perdidos ? De uma forma muito simples. Fiz um "build/build all" de toda a aplicação com o anti-virus (av) ligado e medi o tempo, depois fiz um "build/build all" com o av desligado e medi o tempo. Vi a diferença de tempos e fiquei muito surpreendido... Depois calculei quantas vezes fazia "build/build all" por hora. Escalei esses valores para horas, dias, semanas e finalmente para um mês. O resultado foi impressionante, o av é um impecilho brutal na produtividade... 10 REM Generation 48K! 20 INPUT "URL:", A$ 30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50 40 PRINT "404 Not Found" 50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."
Gurzi Posted July 6, 2006 at 05:19 PM Report #36626 Posted July 6, 2006 at 05:19 PM o build /build all (que bácora que vou dizer, espero que não) é o compilar de código ? qual a diferença de build e build all ? 🙂 e onde se usa ? newbiieeeeeeee
M6 Posted July 7, 2006 at 09:32 AM Report #36742 Posted July 7, 2006 at 09:32 AM o build /build all (que bácora que vou dizer, espero que não) é o compilar de código ? qual a diferença de build e build all ? 🙂 e onde se usa ? newbiieeeeeeee O "build all" efectua-te uma compilação total da tua aplicação, ou seja, vai compilar todo o teu código. O "build" efectua apenas a compilação do código que foi alterado. Por exemplo, imagina que tens três ficheiros .cpp, quando os compilas a primeira vez, como são todos novos, vão ser todos compilados. Quando alteras apenas um deles, admitindo que não tem impacto nos outros, quando efectuas um "build" apenas compilas o ficheiro que foi alterado, ao passo que se fizeres um "build all" vais compilar todos os ficheiros. Um "build" costuma usar-se quando estás a desenvolver e queres apenas compilar o código que alteraste e um "build all" usa-se sempre que: (i) recebes código novo do controle de versões; (ii) fazes "nightly builds", "builds" para empacotar, distribuir ou entregar à equipa de testes; (iii) ou sempre que tens um bug ou comportamento estranho, pois pode ser derivado do facto dos ficheiros compilados estarem "desincronizados". 10 REM Generation 48K! 20 INPUT "URL:", A$ 30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50 40 PRINT "404 Not Found" 50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."
Gurzi Posted July 7, 2006 at 01:58 PM Report #36820 Posted July 7, 2006 at 01:58 PM Entendido a 100 % por cento, obrigado =)
NuGuN Posted July 9, 2006 at 07:55 PM Report #37255 Posted July 9, 2006 at 07:55 PM Realmente os AV's são grandes maquinas... Uma vez fui a casa de um amigo que me pedio para la ir porque tinha apanhado um virus e o AV (Norton :bored:) estava a dar uns error e não trabalhava... cheguei la.. qual não é o meu espanto quando vejo que o AV começou a apagar os seus próprios ficheiros :idiot2: Actualmente utilizo o KAV e ate nem tenho mtas quixas dele, o mesmo nao se passa com a FW :S cumps
_Rest_ Posted July 18, 2006 at 02:04 AM Report #38784 Posted July 18, 2006 at 02:04 AM M6 até podes ter razão, mas imagina que por um motivo kualker apanhas um virus e apaga o teu projecto. Não sei kantos meses de trabalho perdido, sem falar da quantidade de dinheiro k neste kaso deixa de ser o pagar a um elemento da ekipa para não fazer nada, para pagar a uma ekipa inteira pa não fazer nada
marceluh Posted July 18, 2006 at 03:50 PM Report #38878 Posted July 18, 2006 at 03:50 PM Eu concordo... Para quem utiliza programas P2P (como eu) Um anti-virus é indispensavel pois existem muitos engraçadinhos que metem virus nos ficheiros... E hoje qualquer site pode possuir virús... Eu uso o Kaspersky como anti-virus e aconselho... cumps.
Triton Posted July 18, 2006 at 03:58 PM Report #38879 Posted July 18, 2006 at 03:58 PM Eu concordo... Para quem utiliza programas P2P (como eu) Um anti-virus é indispensavel pois existem muitos engraçadinhos que metem virus nos ficheiros... E hoje qualquer site pode possuir virús... Eu uso o Kaspersky como anti-virus e aconselho... cumps. Eu saco MONTES de cenas por Torrent e nunca tive qualquer problema, e além mesmo no eMule, o rede com mais vírus, podes aceder a um site que te diz os fakes, os vírus e os ficheiros se são mesmo verdadeiros. Fica bem! <3 life
Saco Posted July 18, 2006 at 05:13 PM Report #38888 Posted July 18, 2006 at 05:13 PM Eu concordo... Para quem utiliza programas P2P (como eu) Um anti-virus é indispensavel pois existem muitos engraçadinhos que metem virus nos ficheiros... E hoje qualquer site pode possuir virús... Eu uso o Kaspersky como anti-virus e aconselho... cumps. Eu saco MONTES de cenas por Torrent e nunca tive qualquer problema, e além mesmo no eMule, o rede com mais vírus, podes aceder a um site que te diz os fakes, os vírus e os ficheiros se são mesmo verdadeiros. Fica bem! Same here, também saco muitos gigas de eMule, não tenho AV nem FW e nunca tive qualquer problema... ao contrário de muito boa gente que tem ambos instalados. O segredo está em não abrir tudo o que nos aparece pela frente, e ir buscar os links dos ficheiros a fontes fidedignas como forums (mas não qualquer um...).
_Rest_ Posted July 19, 2006 at 04:08 AM Report #38997 Posted July 19, 2006 at 04:08 AM O segredo está em não abrir tudo o que nos aparece pela frente, e ir buscar os links dos ficheiros a fontes fidedignas como forums (mas não qualquer um...). Sim mas se tu por akaso abrires, o máximo que pode akontecer é formatares o pc enkuanto que numa empresa ( empresa pk é em relação ao que o M6 disse ) isso já não pode akontecer. E tu até podes ter kuidado mas pode haver alguém na empresa que não tenha assim tanto kuidado.
marceluh Posted July 19, 2006 at 08:46 AM Report #39003 Posted July 19, 2006 at 08:46 AM Same here, também saco muitos gigas de eMule, não tenho AV nem FW e nunca tive qualquer problema... ao contrário de muito boa gente que tem ambos instalados. Pois mas o mais habitual é os ficheiros possuirem trojans e os trojans sao feitos para o utilizador nem sequer desconfiar... Tive agora aqui a pensar e o emule é um grande programa para arranjar computadores zumbies... Cada um faz como quer... mas eu nao largo o antivirus... 🙂 Cumps.
Recommended Posts