Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

matrix26

[Ajuda] Base de Dados na rede e login

Mensagens Recomendadas

matrix26

Boas,

estou no 12º ano e estou a elaborar a minha PAP. O meu projecto é um programa de gestão de stocks. Está a ser elaborada em VB 2008 Express Edition...

Tenho uma base de dados (acessos.accdb) feita em access. Tem uma tabela (utilizadores) com os campos: nomeUtilizador, senhaID e estatuto. O login está a funcionar direitinho, tenho as senhas encriptadas... mas tenho 2 dúvidas :

1- Preciso que me dêem umas ideias pa fazer o código de: consoante o estatuto dos utilizadores (admins ou users) certas funções do programa estejam ou não disponíveis. Penso que seja com qualquer coisa do tipo, por ex: FerramentasAdministrativasToolStripMenuItem visible = False O.o

2- Como faço para ter uma BD, num computador e os outros PC's da rede puderem visualizar e alterar os dados?

Pode parecer coisas de noob para alguem que está no 12º xD mas as nossas aulas... é a jabardiçe total. xP

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
rjsma

matrix26 penso se fizeres a bd em mysql penso que consegues aceder a base de dados noutro computador.Tenho 99,9% de certezas.

abraço

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
jpaulino

1- Preciso que me dêem umas ideias pa fazer o código de: consoante o estatuto dos utilizadores (admins ou users) certas funções do programa estejam ou não disponíveis. Penso que seja com qualquer coisa do tipo, por ex: FerramentasAdministrativasToolStripMenuItem visible = False O.o

É isso mesmo:

FerramentasAdministrativasToolStripMenuItem.Visible = False

2- Como faço para ter uma BD, num computador e os outros PC's da rede puderem visualizar e alterar os dados?

Se os computadores estiverem em rede, podes partilhar a pasta onde está a base de dados e funciona bem ;) Não precisas de mySQL ou SQL.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
matrix26

1- Eu acho que vou fazer uma nova form, pa cada estatuto. Após o login os admins vêm a deles e os users vão pa outra ;) Eu queria era saber mesmo o código que vai á base de dados buscar o estatuto de cada utilizador.  :/

2- Acho que vou fazer em mySQL, assim até valorizam mais o trabalho :(

Obrigado pelas respostas,

cumps

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
malainhocf

Olá, bom dia a todos,

Olha eu sou novo nisto, mas acho que não precisas de criar duas forms para utilizadores e administradores

Simpesmente gravas o estatuto numa variável e depois verificas com if se for utilizador mostra o que só os utilizadores podem ver. Se for administrador então mostra tudo.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Cesar Oliveira

Desenvolvo websites e aplicações web

http://www.profissionalweb.net

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
rikardinhuh

boas,

eu estou a trabalhar com o matrix26, decidimos ir para a frente com o mysql mas gostava que alguma alma carinhosa nos desse umas "luzes", pois em sql somos noobs... alguem aconcelha um programa de facil manejo e que haja tutoriais ?

cumps ;D

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
rjsma

podem usar o xampp é muito bom e facil de utilizar.E sobre os tutoriais não sei se existe para o xampp mas se precisarem de alguma ajuda posso dar vos algum apoio.

abraço

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
bioshock

Boas,

estou no 12º ano e estou a elaborar a minha PAP. O meu projecto é um programa de gestão de stocks. Está a ser elaborada em VB 2008 Express Edition...

Tenho uma base de dados (acessos.accdb) feita em access. Tem uma tabela (utilizadores) com os campos: nomeUtilizador, senhaID e estatuto. O login está a funcionar direitinho, tenho as senhas encriptadas... mas tenho 2 dúvidas :

Pode parecer coisas de noob para alguem que está no 12º xD mas as nossas aulas... é a jabardiçe total. xP

1. - Caso queiras que várias pessoas acedam à base de dados em tempo real, a base de dados não pode ser feita em access, pois esta plataforma só aceita que 1 utilizador esteja com ela aberta;

2. - Opta por utilizar o SQL, esquece o MySQL. As querys, etc são idênticas. O VS já trás a biblioteca SQL, portanto não tens que te preocupar com o SQL. Basta fazeres imports da biblioteca;

3. - No caso do MySQL, precisas de fazer download de um software de conversão, para converter a tua base de dados accdb (M.A 2007) em MySQL (caso queiras converter); Precisas também de sacar a biblioteca para poderes utilizar o MySQL no Visual Studio;

4. - O SQL aceita até 255 utilizadores com a BD aberta ao mesmo tempo;

5. - Basta teres uma máquina com os requisitos mínimos, e a partir daí todos acedem à BD localmente.

6. - Por último, se apenas vais ter Utilizadores & Administradores, não precisas de criar níveis. Vê o exemplo abaixo:

Dim x As Object
        x = command.ExecuteScalar

If x Is Nothing Then
            MsgBox("Dados incorrectos!", MsgBoxStyle.Information, "Login")
            Exit Sub
        End If
        'Caso seja utilizador Comum
        If Boolean.Parse(x.ToString) = False Then
            MsgBox("Bem vindo utilizador!", MsgBoxStyle.Information, "Login")

' Mostra o Form/Menus que o utilizador comum pode ver 

Else
            'Caso seja Administrador
            MsgBox("Bem vindo, tens acesso a todo o conteúdo da Aplicação!", MsgBoxStyle.Information, "Login")

' Mostra o Form/Menus que o administrador pode ver 
        End If

Qualquer dúvida, apita!  :D

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
matrix26

Boas,

obrigado pelas respostas, foram todas muito úteis.  :D

Por agora resolvi a minha questão dos estatutos.

Vou começar a ver mySQL, xammpp e isso, para meter a BD com acesso em rede no programa...

Cumps  :)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
bioshock

Para o que tu queres, basta usares SQL Server 2008. Não precisas nem de xamps, nem de wamps, nem MySQL nem nada que se pareça.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
matrix26

Já não vamos fazer isto pa pap  -.-''  vou aproveitar o que estou a fazer no estágio e fazer um site em php, com base de dados em MySql :)

Obrigado pelas respostas  cumps

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.