Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

diogopuskas

MVC

Mensagens Recomendadas

diogopuskas

Um pequeno exemplo de como o MVC actua,

1. O usuário interage por exemplo com um formulário.

2. O Controller manipula o evento.

3. O Controller acede ao Model e actualiza o baseando se na interacção do usuário (por exemplo, a actualização dos dados de registo do utilizador).

4. Algumas implementações da View utiliza o Model para gerar uma interface apropriada (mostrar uma pagina com os dados actualizados). A View obtém seus próprios dados através do Model (de um método indirecto à View).

5. A interface do usuário espera por próximas interacções, que fará o todo este trajecto.

Bem, estou a complementar o meu projecto para uma reunião/explicação da qual a framework que vou usar, mas queria saber se esta definição de MVC está correcta ou não, se quiserem mudar, estão à vontade, mas expliquem o porque. Obrigado :thumbsup:

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
diogopuskas

Bem, agora é que me confundis te, pensei que o MVC fosse regido apenas por esta lógica, podes me dar umas luzes então ? Obrigado

edit: Estou a fazer uma apresentação sobre qual framework utilizar, vou apresentar o codeigniter, cakephp e o kohana

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
scorch

Só uma pequena correcção ortográfica: :thumbsup:

3.  O Controller acede ao Model e actualiza-o baseando se na interacção do usuário (por exemplo, a actualização dos dados de registo do utilizador).

scorch_pp.png

PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
diogopuskas

Olá outra vez, mas tenho aqui uma duvidazita, alguém me sabe dizer o que significa ini ?

contexto,

O acl é um componente que facilita a relação entre o acesso de controlo entre a bd e a ini.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
yoda

O MVC tem razões para existir, senão não valia a pena terem criado isso.

A principal é a separação da parte visual do sistema (views) do código funcional (business logic). Como futuro porgramador usando essa metodologia, podes usar também como argumento a facilidade de desenvolvimento / manutenção de código que se consegue usando uma framework com esses padrões.

Não sei se eras tu quem ia usar Kohana, se fores, tens aqui mais um ponto a favor :

Eventos. Kohana faz uso de eventos (classe feita por eles) que basicamente permite alterar praticamente todos os procedimentos-base da framework. Mais que isso, permite adicionar eventos a serem chamados antes e depois uns dos outros, tudo numa só linha de código. Esta é uma das principais razões pela qual uso Kohana, e não conheço mais nenhuma framework que faça isto de maneira tão eficaz e simples.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
diogopuskas

O MVC tem razões para existir, senão não valia a pena terem criado isso.

A principal é a separação da parte visual do sistema (views) do código funcional (business logic). Como futuro porgramador usando essa metodologia, podes usar também como argumento a facilidade de desenvolvimento / manutenção de código que se consegue usando uma framework com esses padrões.

Não sei se eras tu quem ia usar Kohana, se fores, tens aqui mais um ponto a favor :

Eventos. Kohana faz uso de eventos (classe feita por eles) que basicamente permite alterar praticamente todos os procedimentos-base da framework. Mais que isso, permite adicionar eventos a serem chamados antes e depois uns dos outros, tudo numa só linha de código. Esta é uma das principais razões pela qual uso Kohana, e não conheço mais nenhuma framework que faça isto de maneira tão eficaz e simples.

Obrigado pela explicação, sim era eu, vou apresentar uma explicação na reunião entre kohana e cakephp aos meus monitores para decidir qual utilizar :D

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
diogopuskas

Bem, decidi fazer o projecto em kohana, agora fiquei um bocado em duvida, uso a versão 2.4 ou a versão 3.0 ?

edit: é que fiquei confuso, li que o kohana 2.4 só suporta o php4 e o 3.0 é o PHP5, mas no site esta lá que é para PHP5 mas a versão que está lá e a 2.4 ..

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
NelsonSilva

Alguém pode me explicar/dar algum exemplo prático de como fazer MVC?Estou a utilizar o Zend, ele já cria as várias pastas para o Model, View e Controller, mas estou com dificuldade em conseguir interligar tudo.

Obrigado

Nelson Silva / Fundador Doa-se

nsilva@doa-se.com / 932080068

Doa-se : http://Doa-se.com

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
yoda

Bem, decidi fazer o projecto em kohana, agora fiquei um bocado em duvida, uso a versão 2.4 ou a versão 3.0 ?

edit: é que fiquei confuso, li que o kohana 2.4 só suporta o php4 e o 3.0 é o PHP5, mas no site esta lá que é para PHP5 mas a versão que está lá e a 2.4 ..

Ambas as versões são para PHP 4.x e 5.x, mas existem diferenças entre a 2.x e 3.x . Recomendo que uses a 2.x, por ser mais estável e mais fácil de perceber (tem documentação).

Alguém pode me explicar/dar algum exemplo prático de como fazer MVC?Estou a utilizar o Zend, ele já cria as várias pastas para o Model, View e Controller, mas estou com dificuldade em conseguir interligar tudo.

Obrigado

Convém criares um tópico só para essa dúvida.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.