Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

nostradamus999

COMBOX a partir de MYSQL

Mensagens Recomendadas

nostradamus999

Antes de mais, bom dia. Esta é a minha 1ª vez que venho a um forum, pois estou a estudar VB e estou com um problema que não consigo achar solução. Quero fazer uma combobox em vb que vá buscar os dados a uma tabela de MySQL. Já consegui estabelecer a ligação com a base de dados, mas agora sinto dificuldades no acesso a uma tabela a partir de uma combo. Como fazer?

E se eu depois quiser fazer um insert numa outra tabela do mysql com a selecção que faço na combobox?

Muito obrigado.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
YoungCoder

Set cnMinhaConexao = New Connection
Set rsMeuRecordset = New Recordset

cnMinhaConexao.CursorLocation = adUseClient
cnMinhaConexao.ConnectionString = "DRIVER={"MySQL ODBC 3.51 Driver"};" _
                                    & "SERVER=" & MeuServidor & ";" _
                                    & "UID=" & MeuUtilizador & ";" _
                                    & "PWD=" & MinhaPassword & ";" _
                                    & "DATABASE=MinhaBaseDados" & ";" _
                                    & "OPTION=" & 1 + 2 + 8 + 32 + 2048 + 16384
cnMinhaConexao.Open

strSql = "SELECT fldCampo1, fldCampo2 FROM tblMinhaTabela ORDER BY fldCampo1 ASC"

rsMeuRecordset.CursorLocation = adUseClient
rsMeuRecordset.Open strSql, cnMinhaConexao, adOpenStatic, adLockReadOnly 

With rsMeuRecordset
   If Not .EOF Then
     cmbMinhaCombobox.ColumnCount = 2             ' defino 2 colunas porque quero mostrar 2 campos 
      cmbMinhaCombobox.ColumnWidths = "2500;500"   ' Tamanho das colunas tem que ser ajustado manualmente
      cmbMinhaCombobox.ListWidth = 3000            ' este tamanho tem que ser a soma das colunas
      cmbMinhaCombobox.BoundColumn = 1             ' relaciona a escolha do utilizador à 1ª coluna
      cmbMinhaCombobox.ListRows = 10               ' Quantas linhas na dropdown vai mostrar
      cmbMinhaCombobox.Clear
      Do While Not .EOF                           ' ciclo para adicionar os items à combox
            DoEvents
            cmbMinhaCombobox.AddItem !fldCampo1 & ";" & !fldCampo2       ' adicionar os campos à combobox
            .MoveNext
      Loop
   End If
   .Close
End With
cnMinhaConexao.Close

Set cnMinhaConexao = Nothing
Set rsMeuRecordset = Nothing

Com este exemplo precisas do driver ODBC para MySQL instalado no pc que executar [MySQL ODBC 3.51 Driver]

IIF(strQuestion = "Stupid",doSEARCH!,doHELP!)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.