Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

scorch

Hora do Planeta 2010

Mensagens Recomendadas

scorch

logo_hp_166_311899.png

A Hora do Planeta é um evento que se vai realizar no próximo dia 27 de Março de 2010, das 22:30 até às 23:20, e no qual Portugal está inscrito. O evento baseia-se em apagar-se a luz durante uma hora (a hora do planeta) e assim combater o Aquecimento Global.

Já há vários locais públicos, tais como monumentos, que se associaram a esta causa e vão ficar às escuras no próximo dia 27. Até mesmo instituições privadas, tais como empresas já se associaram a esta causa.

É óbvio que para isto ser um sucesso, é preciso a ajuda de todos, e portanto, não basta dizer que é um acto muito bonito e tal, mas ficar-se com o computador ligado. :thumbsup:

Mais informações aqui.

scorch_pp.png

PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Triton

E porquê?

Achas que é com uma hora por ano que vais salvar o planeta? :thumbsup:

Ontem tive umas horas sem luz em casa, por isso considerem o meu contributo dado. :)

<3 life

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
esquiso

Não só é ridículo como a própria iniciativa é contraditória.

Caso não saibam, a potência que as centrais eléctricas debitam para a rede é estimada. Ou seja, eles têm prevista determinada quantidade que vão debitando, e, mesmo havendo pequenas variações para cima e para baixo, não existe problema. Agora, se esta iniciativa fosse levada avante de modo significativo, o que ia acontecer é que, quando toda a gente voltasse a ligar as luzes às 23.20, iria ser necessária muito mais energia que não estaria prevista pelos senhores da EDP/REN (ou lá quem controla isto), levando as centrais a ter que entrar em sobrecarga, sendo o consumo de energia e as emissões de CO2 maiores do que se tudo corresse dentro da normalidade. Isto, pelo menos, foi o que me foi transmitido por um engº da EDP.

Que coisa tão idiota.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
scorch

Achas que é com uma hora por ano que vais salvar o planeta? :thumbsup:

Ontem tive umas horas sem luz em casa, por isso considerem o meu contributo dado. :)

LOL É óbvio que não. O que interessa é mais o valor simbólico. Ou achas que vamos a algum lado sem dar-mos a nossa opinião ou exprimir-mo-nos? Vamos fazer tudo o que os chefes de estado quiserem sem ter-mos direito de dar a nossa opinião?

scorch_pp.png

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
yoda

Depois da iniciativa popular do Limpar Portugal que decorreu o fim de semana passado e que sofreu tentativas de serem roubados os créditos da iniciativa para fins lucrativos, nomeadamente agências de seguros e cadeias de hipermercados (filhos da **** literalmente), já não me creio nesse tipo de iniciativas planeadas, mesmo com as melhores intenções, quando são expostas a público.

O 25 de Abril foi planeado secretamente e só assim funcionou.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
skin

Eu acho que vale a pena pela ideia de sensibilizar a população... Sim, pode causar problemas na rede, etc. mas se conseguir sensibilizar algumas pessoas para a causa já estaremos a poupar a longo prazo as nossas centrais e o ambiente.

Our lives begin to end the day we become silent about things that matter - Martin Luther King

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
softklin

Acho a iniciativa em si importante, pelo menos para transmitir a mensagem que o planeta está a ficar sem recursos. O interessante é que cada um saiba usar de forma controlada os recursos de que dispõe.

Por exemplo, desligar as luzes quando não são necessárias, optar por equipamentos "amigos do ambiente", fazer reciclagem, etc. São coisas que faço no dia a dia (se bem que por vezes sou um bocado descuidado no que toca ao consumo de recursos...)

Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
M6

É como o softclean diz, a coisa é simbólica.

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
scorch

Eu acho que vale a pena pela ideia de sensibilizar a população... Sim, pode causar problemas na rede, etc. mas se conseguir sensibilizar algumas pessoas para a causa já estaremos a poupar a longo prazo as nossas centrais e o ambiente.

Acho a iniciativa em si importante, pelo menos para transmitir a mensagem que o planeta está a ficar sem recursos. O interessante é que cada um saiba usar de forma controlada os recursos de que dispõe.

Por exemplo, desligar as luzes quando não são necessárias, optar por equipamentos "amigos do ambiente", fazer reciclagem, etc. São coisas que faço no dia a dia (se bem que por vezes sou um bocado descuidado no que toca ao consumo de recursos...)

É como o softclean diz, a coisa é simbólica.

Exacto. Como é óbvio (ou pelo menos eu pensava que fosse) o objectivo é sensibilizar as pessoas, e não poupar por uma hora. Isso poupamos todos quando não estamos em casa. :thumbsup:

scorch_pp.png

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
esquiso

Mas qual simbolismo? Isto é a mesma coisa que celebrar o dia da paz e no fim andar aos tiros - simplesmente, não faz sentido.

E sensibilização? MAS MAIS SENSIBILIZAÇÃO? Eu já levei com tanta sensibilização nos últimos anos que já estou é farto de ver anúncios a coisas verdes, a amigos da natureza, a campanhas de plantações de árvores, a doar 1€ para recuperar a fauna e a flora, a protestos verdes, a sacos ecológicos e o raio que os parta. E, lamento, não por desligarem as lâmpadas durante uma hora que vão sensibilizar quem ainda não o foi - vai é ter o efeito adverso (leia-se, "ah, eu já participei naquela hora de luzes apagadas, já não preciso de contribuir mais").

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
scorch

Mas qual simbolismo? Isto é a mesma coisa que celebrar o dia da paz e no fim andar aos tiros - simplesmente, não faz sentido.

E sensibilização? MAS MAIS SENSIBILIZAÇÃO? Eu já levei com tanta sensibilização nos últimos anos que já estou é farto de ver anúncios a coisas verdes, a amigos da natureza, a campanhas de plantações de árvores, a doar 1€ para recuperar a fauna e a flora, a protestos verdes, a sacos ecológicos e o raio que os parta.

Ninguém te obriga a participar.

E, lamento, não por desligarem as lâmpadas durante uma hora que vão sensibilizar quem ainda não o foi - vai é ter o efeito adverso (leia-se, "ah, eu já participei naquela hora de luzes apagadas, já não preciso de contribuir mais").

Há quatro "tipos" (neste caso) de pessoas:

- As que já estão sensibilizadas e são a favor do caso.

- As que não estão sensibilizadas.

- As que se vão sensibilizar e que vão pertencer ao primeiro grupo

- As que vão ser como as que tu referiste no teu post.

Eu acho que sim, estas iniciativas são importantes. Agora, é completamente impossível obrigar uma pessoa a pensar de uma maneira que nós queiramos. Temos pena...

scorch_pp.png

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
IRX773

Eu acho extremamente bom que as pessoas adiram, tal como para se aprender é preciso vontade e curiosidade para proteger o planeta não é só reciclar, gastar pouca água e assim, não é só mas também. Acho que as pessoas têm de ter noção que o planeta está a dar as ultimas (não digo anos mas sim séculos do fim) e algo com um simbolismo disto é bom, já visualizaram uma imagem tirada de satélite por cima de um país como portugal à noite? Parece de dia em algumas zonas com tanta luz acesa.

É óbvio que isto não irá afectar a produção de energia, não nas proporções necessárias para que se note mas, já imaginaram os ministros todos, enquanto vêm a novela no seu plasma (que gasta mais) de x polegadas a olhar pela janela e a ver todos os vizinhos com as luzes desligadas durante 50 minutos e a repararem que após esse tempo voltaram a ligar as luzes e não é de estarem a dormir. Agora imaginem que isso acontece com 60% dos ministros, ao outro dia ou nos dias seguintes ficaram sensibilizados e tentaram tomar medidas.

Acho que o limpar portugal pecou em algumas coisas como a distribuição em quantidades estúpidas de panfletos e que muitas das vezes eram deitados fora e nem sequer eram papel "mata-borrão" (o papel dos jornais que se degrada muito rapidamente) ou papel reciclado. Mas, no entanto foi noticia durante pelo menos 2 dias e envolveu o país todo. A ideia veio de outro país. Imaginem a Espanha, França, EUA e sonhando muito alto a China a fazerem o mesmo para aderirem aquilo que se tinha tornado moda? Tinha começado em algo simbólico num país pequeno comparado a outros (acho que esse país foi a Estónia se não estou em erro).

O que interessa não é o tempo que se apaga a luz ou os quilowatts que serão menos gastos na EDP em Portugal, é o simbolismo, é sensibilizar as pessoas. Acho que o pessoal daqui não está muito virado para esse lado uma vez que usam computadores e não estão para os desligar durante 1h (até são 50min), mas não é para todos, é para quem se preocupa e um dia vai pensar que tinha razão em preocupar-se.

Eu gasto alguma energia com os meus computadores mas tenho vindo a economizar na energia, tenho colocado em suspensão em vez de simplesmente ir jantar ou almoçar ou até sair do computador por uns instantes e deixa-lo ligado. Quem quiser participa (eu tentarei participar), quem não quiser por favor não critique ou desmoralize. Este pessoal do Forum é na sua maioria pessoal bastante jovem, eu incluído, e um dia sentiremos (ainda mais do que hoje já sentimos) as alterações no planeta.

Por fim para acabar, e fazendo juz à minha banner que apoia o planeta, colaborem se puderem/quiserem, é o simbolismo e a sensibilização que está em causa. Quantos mais melhor é passada a mensagem para todos os que não se demovem acerca das alterações no planeta e da nossa pegada ecológica gigante da população mundial. Desliguem o que puderem durante os 50 minutos, aproveitem para conviverem com a família nessa altura, saem fora de casa e vão ao terraço ou ao jardim olhar as estrelas e ver o mundo às escuras, algo que é raro ver quando se faz propositadamente, aproveitem e façam meninos durante esses 50 min, vão passear nocturnamente o cão ou o gato, sei lá .... tantas actividades nocturnas que não precisam de luz.

Mas se não aderem ... por favor não desmoralizem ou critiquem.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.