Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

M6

China condena saída da Google e avisa Estados Unidos contra politização

Mensagens Recomendadas

M6

O regime de Pequim reagiu hoje de forma azeda à “totalmente errada” decisão da Google de fechar o seu motor de busca em território chinês, o qual estava sujeito a uma muito restritiva censura.

[...]

In Público, 23 de Março de 2010.

:)

Gostei de ver que a Google ainda segue o seu lema "don't be evil" e teve "tomates" para dizer "não" à China...

Inicialmente pensei que seria apenas um fait-divers e que tudo ficaria na mesma, em particular por causa dos accionistas...

Gostei ainda mais de ver que a China ficou mesmo muito chateada por alguém lhe ter feito frente!...

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
falco

Não acho que o Google siga esse lema à risca, mas ainda assim e apesar de não estar convencido que fossem razões humanitárias as razões que despoletaram isto (embora possam eventualmente ter reforçado), acho bem que o Google tenha saído quase saído da República Popular da China (falta Hong Kong e Macau). As empresas não devem compactuar com ditaduras na sua repressão ao povo.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
esquiso

Não acho que o Google siga esse lema à risca, mas ainda assim e apesar de não estar convencido que fossem razões humanitárias as razões que despoletaram isto (embora possam eventualmente ter reforçado), acho bem que o Google tenha saído quase saído da República Popular da China (falta Hong Kong e Macau). As empresas não devem compactuar com ditaduras na sua repressão ao povo.

Nem mais. O Google aqui não deve ser encarado como "o bom da fita", porque nesta história não o há. No entanto, parecece-me que a decisão que tomou foi, no fim de contas, correcta.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
KiNgPiTo

Censura têm-no em todo o lado... Na França e Alemanha pesquisas pro-nazis bloqueiam sites, comunismo e não sei mais quê na Rússia, a Itália bloqueia uma série de coisas, Inglaterra sites anti-monarquia e a falarem mal da rainha nem nas ultimas paginas aparecem.

O que é a Google entende por censura na China? E é suficiente para aquilo que fez?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
falco

O Nazismo é uma ideologia que promove inclui, violência, discriminação, racismo e uma data de outras coisas ilegais. Não há qualquer termo de comparação razoável entre isso e o que acontece na República Popular da China, onde o governo utiliza a censura para oprimir o povo.

O teu post além de ser intelectualmente desonesto é uma tentiva rasca, de justificar a opressão feita por um regime totalitário e genocida. É vergonhoso!!!

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
KiNgPiTo

O Nazismo é uma ideologia que promove inclui, violência, discriminação, racismo e uma data de outras coisas ilegais (...) onde o governo utiliza a censura para oprimir o povo.

Do you listen to yourself when you talk? Liberdade na minha opinião é ser livre de pensar o que eu quiser, seja em que matéria for e censura como o próprio nome indica é censurar algo. Se liberdade == !censura, então não existe liberdade em quase todos os países onde pesquisas são bloqueadas seja por que motivo for...

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
falco

Do you listen to yourself when you talk? Liberdade na minha opinião é ser livre de pensar o que eu quiser, seja em que matéria for e censura como o próprio nome indica é censurar algo. Se liberdade == !censura, então não existe liberdade em quase todos os países onde pesquisas são bloqueadas seja por que motivo for...

Quem não se deve estar a ouvir falar és tu.

Liberdade não é ausência de regras, nem é propagar propaganda contra liberdades e direitos fundamentais de outros seres humanos.

Ainda tens muito para aprender sobre o que é liberdade!

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
falco

E já agora, olhando um pouco para a tua assinatura, acho que podias aprender também  um pouco sobre simplicidade:

Python:

print "I will not bring sheep to class. \n"*1000

ou Perl:

print "I will not bring sheep to class. \n" x 1000;

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
AMateus

LOL bela maneira de desconversar quando se está claramente a "perder" a discussão. Vou usar isso também. Obrigado! :):(:)

R. Tape Loading Error

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
KiNgPiTo

Quem não se deve estar a ouvir falar és tu.

Liberdade não é ausência de regras, nem é propagar propaganda contra liberdades e direitos fundamentais de outros seres humanos.

Ainda tens muito para aprender sobre o que é liberdade!

Gostava imenso de ter uma aula sobre liberdade, pareces ser bastante entendido no assunto...

Extremamente falando concordo contigo, propaganda que envolve os direitos de uma pessoa não digo bloqueados, mas controlados pelo menos deveriam ser.

Agora, se eu vivo num regime politico que não concordo (seja ele qual for, de extrema-esquerda à extrema-direita) não me posso expressar? A minha opinião por muito diferente que seja (a roçar o inaceitável por alguns) não deve ser ouvida? Alguém me vai rebaixar? Ou será que a pseudo-liberdade dos outros vai ser afectada por outros opinarem de forma diferente?

É vergonhoso que o que uns consideram liberdade, é apenas a opinião daqueles que não fogem muito da sua...

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
falco

A liberdade de cada um só existe quando é para todos. Defender a retirada de direitos fundamentais (incluindo o direito à vida), não é exercer liberdade de expressão. É oprimir os outros! É quebrar o equilíbrio de uma sociedade livre, porque não é só a liberdade individual de cada um que interessa, mas sim o equilíbrio entre a liberdade de todos nós.

Exprimir ideias discriminatórias, não é exercer liberdade de expressão, é ir contra a liberdade a ser diferente.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
KiNgPiTo

A liberdade de cada um só existe quando é para todos. Defender a retirada de direitos fundamentais (incluindo o direito à vida), não é exercer liberdade de expressão.

Por essa lógica, sites pró-aborto e pró-eutanásia deveriam ser bloqueados...

É oprimir os outros! É quebrar o equilíbrio de uma sociedade livre, porque não é só a liberdade individual de cada um que interessa, mas sim o equilíbrio entre a liberdade de todos nós.

Compreendo o que queres dizer, mas será que a opinião de uma pequena minoria deve ser rebaixada apenas para não fazer frente a da maioria? Até que ponto isto se justifica?

Exprimir ideias discriminatórias, não é exercer liberdade de expressão, é ir contra a liberdade a ser diferente.

Nisso concordo, a liberdade de uma pessoa acaba quando a de outra começa. Mas até que ponto devo limitar a minha para não ofender um grupo em geral? Será que me devo reprimir apenas por ofender um certo grupo? É que se for assim já existiram muitas destas so called "revoluções" que se basearam pura e simplesmente neste principio e que todos estamos hoje muito gratos por acontecerem...

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
falco

Aborto não é ilegal, eutanásia é.

Mas depende. Uma coisa é um site que fala de eutanásia, sem a promover, falando apenas de um ponto de vista documental/enciclopédico. Ou que se apele a mudar legislação e ao debate. Isso é legítimo. Já um site que apela a que se cometa eutanásia é claramente um site que está a apelar a que se cometa um crime de homicídio e por isso deve ser proibido.

Compreendo o que queres dizer, mas será que a opinião de uma pequena minoria deve ser rebaixada apenas para não fazer frente a da maioria? Até que ponto isto se justifica?

Isto não é uma questão de ser uma opinião. É uma questão de respeito mutuo pela liberdade. Não sou só eu que tenho que ter liberdade de expressão, és também tu que tens os teus direitos e liberdades. A liberdade numa sociedade só existe se houver um equilíbrio entre essas nossos direitos e liberdades se eu apelar a que te matem por teres menos de 1,70 metros de altura, o que está em causa não é o meu direito a ter opinião é a opinião em si que é inaceitável quando se vive em sociedade, é o teu direito a viver e a viver sem te sentires ameaçado.

até que ponto devo limitar a minha para não ofender um grupo em geral? Será que me devo reprimir apenas por ofender um certo grupo?

Não sei se já ouviste falar de sensibilidade e bom senso?!

Qualquer coisa que ofenda os direitos humanos dos outros é um óbvio candidato a ser proibido.

O problema não é ofender, nem quem se ofende, é o quê e como.

<off-topic>

admiro essa tua persistência na assinatura depois do que eu demonstrei...

</off-topic>

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
pedrosorio

Direito à vida != Dever de vida

mas será que a opinião de uma pequena minoria deve ser rebaixada

Se a opinião dessa pequena minoria for de que há outras minorias que devem ser consideradas inferiores e cujos direitos básicos não devem ser respeitados, então sim, essa opinião deve ser rebaixada - a nossa constituição fá-lo.

Não respondo a dúvidas por mensagem.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
KiNgPiTo

Mas então o aborto antes de ser legal qualquer propaganda havia de ser censurada? (Usando apenas como exemplo para muitos outros assuntos, onde existem um numero inferior de pessoas contra, mas mesmo assim são pró-vida)...

<off-topic>Continuo-o a preferir linguagens com data types e que apesar de terem mais código, são mais lentos na execução... Mas isto sou eu... Aconselho-te a ler</off-topic>

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
falco
Mas então o aborto antes de ser legal qualquer propaganda havia de ser censurada

Depende. Se a propaganda, fosse ao debate e à promoção da mudança da lei, então não. Se fosse à promoção da prática ilegal, então deve. Mas ainda assim isto não é a mesma coisa do que o caso das ideologias totalitárias (sejam elas quais forem).

<off-topic>

Eu não sou contra as linguagens mais tipadas. Só que cada macaco no seu galho. E o Java não simplifica tudo. Pode fazer algumas coisas mais simples, em alguns casos, mas não todas em todos os casos, nem a maior parte, na maior parte dos casos, pelo menos comparado com essas linguagens que dei como exemplo (mas não me restringindo a elas). É uma questão de troca, perdes em simplicidade (não querendo dizer que se torna complicado, apenas menos em comparação com algumas outras), ganhas eventualmente em outras coisas (dependendo  do caso).

</off-topic>

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.