Jump to content
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

Sign in to follow this  
nbentoneves

Avaliação dos Alunos

Recommended Posts

nbentoneves

Boas

Estou com um enorme problema  :wallbash:, estou a fazer uma base de dados para o software que estou a desenvolver. O software tem como objectivo gerir a actividade docente (avaliação dos alunos por parte dos professores); o problema é que não sei como fazer a BD na parte de interligar os parâmetros de avaliação com a avaliação de cada aluno e a nota final. Para já estou a fazer a base de dados no access para testar. Gostava de saber se estou a ir bem ou nem por isso  :)

Anexo: Ficheiro Access

http://rapidshare.com/files/366654728/Gest__o_Professores.rar.html

Share this post


Link to post
Share on other sites
M6

Não tenho Access, pelo que nem fiz download do anexo.

Mas o que necessitas é algo do tipo:

- tabela professor

- tabela disciplina

- tabela aluno

- tabela avaliação

A tabela disciplina tem uma chave estrangeira para a tabela professor, uma chave estrangeira para a tabela aluno.

Isto diz que alunos frequentam que disciplina e que professores dão que disciplina

A tabela avaliação (ou nota) tem uma chave estrangeira para a tabela disciplina, uma chave estrangeira para a tabela aluno.

Isto permite-te saber que nota um aluno teve em determinada disciplina.

A ideia base é esta, provavelmente já tens essas entidades no teu modelo (quiçá com outros nomes).

O que é importante aqui é que se compreenda as relações de modo a que as cries no teu modelo.


10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

 

Share this post


Link to post
Share on other sites
nbentoneves

A base de dados é apenas para um professor, o problema é quando tenho que ligar os alunos as disciplinas...porque no secundário pode existir alunos que estejam inscritos numa turma mas apenas em algumas disciplinas. O professor assim pode ter essa turma, mas pode não ter os alunos todos  :)

Não sei se me estou a fazer entender...começo a desesperar  :wallbash: olha para a BD e só me apetece  :wallbash:, já ando com isto a 2 semanas, até os professores não sabem bem dizer-me como fazer  🤔

BD:

http://img38.imageshack.us/img38/5549/semttulofe.png

Share this post


Link to post
Share on other sites
M6

Não há problema, é simples de fazer. :)

Partindo do modelo que já tens:

- Uma turma é então constituída por alunos, como tens no modelo.

- Tens é de ligar os alunos às disciplinas também, isso permite-te ter alunos que são de uma turma mas que fazem apenas algumas disciplinas.

- As notas, além de estarem ligadas ao aluno, têm também de estar ligadas à disciplina, permitindo-te assim saber qual a nota de um determinado aluno numa disciplina.

Deu para compreender?

PS: espero que esses professores que não sabem como te dizer não seja licenciados em informática...


10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

 

Share this post


Link to post
Share on other sites
nbentoneves

Sim vou tentar e já posto alguma cena...acho que alguns são  😲... :bored:

Tenho que começar a fazer o software senão chego ao dia de o entregar e ainda esta a meio e byebye  :bye2:

Muito Obrigado, eu já digo alguma coisa...

Share this post


Link to post
Share on other sites
M6

Yep. É isso mesmo.

Agora só te falta a parte das notas.

Edit: isso para ficar mesmo como deve ser, ligavas os parâmetros às notas também, do tipo: um aluno numa disciplina, num determinado parâmetro teve uma dada nota.

Mas é melhor colocares a coisa a funcionar e pedires a nota máxima com a justificação de que conseguiste resolver um problema que os profs não conseguiram! :)

Edit2: Para uma coisa rápida lê o artigo de BD desta edição: http://www.revista-programar.info/front/edition/5

Talvez valha a pena dares uma olhadela neste livro http://www.centroatl.pt/titulos/tecnologias/bdcomaccess2007.php3 deve ser suficiente para ti, mas se quiseres saber BDs à séria, diz-me que te indico bons livros para isso.


10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

 

Share this post


Link to post
Share on other sites
nbentoneves

Boas mais um vez...  ;)

Estive a pensar e a ler um pouco mais sobre bases de dados como tu mesmo meteste esse links, eu foi investigar e até consegui adquirir um livro "emprestado" - "Tecnologia de Bases de Dados" - http://www.fca.pt/cgi-bin/fca_main.cgi/?op=2&isbn=978-972-722-143-1

Reformo-lei a base de dados que tinha feito anteriormente mas ainda não coloquei a parte da avaliação, gostava de ter a opinião de alguém para saber se esta melhor  :cheesygrin:

Antiga:

http://img714.imageshack.us/img714/6198/semttulobo.png

Nova:

http://img221.imageshack.us/img221/4619/71643738.png

O que acham?  :cheesygrin:

Abraços

Share this post


Link to post
Share on other sites
nbentoneves

Já estou a introduzir a parte das avaliações, esta base de dados como se destina a avaliação dos alunos nos níveis de ensino (básico, secundário e profissionais) não sei muito bem como fazer uma tabela para ligar os alunos as avaliações. Como no básico e no secundário a avaliação funciona por períodos e nos profissionais por módulos não sei como fazer esta distinção na BD. Outra duvida é como cada disciplina tem parâmetros de avaliação que por sua vez terão subparâmetros que definem esses mesmo parâmetros:

Exemplo:

Saber ser/Saber estar = 10% :

  • Relacionamento interpessoal = 25%
  • Respeito pelas regas estabelecidas = 15%
  • Empenhamento nas tarefas = 25%
  • Demonstrar autonomia e responsabilidade = 15%
  • Ter espírito de iniciativa = 10%
  • Ser assíduo e pontual = 10%

Provas = 50%

Trabalhos/Fichas individuais e de grupo = 40% :

  • Pesquisa = 15%
  • Conteúdos produzidos = 55%
  • Estrutura = 10%
  • Apresentação gráfica = 20%

Como consigo ligar isto a avaliação de cada aluno distinguindo sé pertence a avaliação por período ou por modulo.  :wallbash:

Espero que dei-a para entender a ideia, para mim tem sido muito complicado entender pois é a primeira vez que faço algo ligado as avaliações/educação, gostava de saber se alguém tem alguma opinião ou ideia para fazer o resto.  😲

Abraço a todos e muito obrigado.

Anexo: Esquema Base de Dados

http://img153.imageshack.us/img153/7559/77124339.png

Share this post


Link to post
Share on other sites
M6

Boas mais um vez...  ;)

Estive a pensar e a ler um pouco mais sobre bases de dados como tu mesmo meteste esse links, eu foi investigar e até consegui adquirir um livro "emprestado" - "Tecnologia de Bases de Dados" - http://www.fca.pt/cgi-bin/fca_main.cgi/?op=2&isbn=978-972-722-143-1

Se esse é o livro que estou a pensar, tenho lá em casa a 1ª edição (fui enganado por um prof que o recomendou) e é muito mau... :ppp

Espero que não seja o livro que estou a pensar...

Reformo-lei a base de dados que tinha feito anteriormente mas ainda não coloquei a parte da avaliação, gostava de ter a opinião de alguém para saber se esta melhor  :cheesygrin:

Antiga:

http://img714.imageshack.us/img714/6198/semttulobo.png

Nova:

http://img221.imageshack.us/img221/4619/71643738.png

O que acham?  :cheesygrin:

Abraços

Esse novo modelo está bastante melhor.


10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

 

Share this post


Link to post
Share on other sites
M6

Já estou a introduzir a parte das avaliações, esta base de dados como se destina a avaliação dos alunos nos níveis de ensino (básico, secundário e profissionais) não sei muito bem como fazer uma tabela para ligar os alunos as avaliações. Como no básico e no secundário a avaliação funciona por períodos e nos profissionais por módulos não sei como fazer esta distinção na BD.

Podes ter um modelo especifico para cada um desses casos.

Algumas tabelas serão partilhadas e poderás ter uma tabela de avaliação com uma chave para a parte do modelo (tabelas) do secundário e outra para a parte do modelo profissional.

A chave que estiver preenchida marca qual dos modelos de avaliação é usado para um determinado caso.

Outra duvida é como cada disciplina tem parâmetros de avaliação que por sua vez terão subparâmetros que definem esses mesmo parâmetros:

Exemplo:

Saber ser/Saber estar = 10% :

  • Relacionamento interpessoal = 25%
  • Respeito pelas regas estabelecidas = 15%
  • Empenhamento nas tarefas = 25%
  • Demonstrar autonomia e responsabilidade = 15%
  • Ter espírito de iniciativa = 10%
  • Ser assíduo e pontual = 10%

Provas = 50%

Trabalhos/Fichas individuais e de grupo = 40% :

  • Pesquisa = 15%
  • Conteúdos produzidos = 55%
  • Estrutura = 10%
  • Apresentação gráfica = 20%

Como consigo ligar isto a avaliação de cada aluno distinguindo sé pertence a avaliação por período ou por modulo.  :wallbash:

Espero que dei-a para entender a ideia, para mim tem sido muito complicado entender pois é a primeira vez que faço algo ligado as avaliações/educação, gostava de saber se alguém tem alguma opinião ou ideia para fazer o resto.  😲

Abraço a todos e muito obrigado.

Anexo: Esquema Base de Dados

http://img153.imageshack.us/img153/7559/77124339.png

Isso está OK.

Mas se isso é para um projecto da escola, parece-me que estás a ter um grau de detalhe que é demasiado grande e que depois te pode prejudicar por não teres tempo para fazer o projecto. Por exemplo, é mesmo necessário ter esses parâmetros de avaliação todos registados? Não será suficiente guardar as notas de cada aluno por período ou módulo?

Mas isto é apenas a minha sensação, só tu saberás até onde podes/tens de ir.


10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

 

Share this post


Link to post
Share on other sites
nbentoneves

Isto é para o projecto final do curso  :) , por isso é que talvez esteja a fazer de modo mais detalhado. O projecto como já referi anteriormente consiste em desenvolver um software que dei-a a possibilidade de lançar gráficos e relatórios através dos dados introduzidos.

Vamos lá ver como corre  :P tenho que me apresar pois tenho que passar para a parte do visual basic que também me vai dar imenso trabalho.  :wallbash:

Tinhas falado se quisesse mesmo aprender a construir estruturas de base de dados que me indicavas alguns livros  :D , gostava de saber quais os que achas melhores pois hoje em dia neste ramo acho mesmo necessário saber como fazer isto  :cheesygrin:

Abraços e obrigado por todo  :)

Share this post


Link to post
Share on other sites
M6

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

 

Share this post


Link to post
Share on other sites
M6

Referes-te a fazer assim deste género?  :D

http://img180.imageshack.us/img180/6954/semttulowa.png

Sim. É isso mesmo.

Mas tenho de te alertar que isso é, digamos, prática não muito comum. Pode ser "mal visto" pelos professores (em especial a julgar pelo que contas que não dominam a área), mas acredito que desde que tu compreendas e expliques como deve ser no relatório não deves ter problemas.

Edit: estive a ver melhor e tens a mesma informação no módulo e no período, dou seja, são indistinguíveis. Esse tipo de informação que é igual deve passar para a tabela cursos.

Das duas uma:

- ou há informação distinta entre ambos e então tens essa informação distinta na tabela correspondente;

- ou não há informação distinta e então toda essa informação igual passa para a tabela cursos e tens apenas um campo que te indica se o curso é por módulo ou período.


10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

 

Share this post


Link to post
Share on other sites
lfms

Boas

Estou com um enorme problema :wallbash:, estou a fazer uma base de dados para o software que estou a desenvolver. O software tem como objectivo gerir a actividade docente (avaliação dos alunos por parte dos professores); o problema é que não sei como fazer a BD na parte de interligar os parâmetros de avaliação com a avaliação de cada aluno e a nota final. Para já estou a fazer a base de dados no access para testar. Gostava de saber se estou a ir bem ou nem por isso :confused:

Anexo: Ficheiro Access

http://rapidshare.com/files/366654728/Gest__o_Professores.rar.html

Seria possível partilhar o resultado final para tirar umas ideias. Nenhum dos links funciona (seja para a base de dados inicial como para as fotos):(

Abraço e obrigado

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this  

×

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.