Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

nbentoneves

Avaliação dos Alunos

Mensagens Recomendadas

nbentoneves

Boas

Estou com um enorme problema  :wallbash:, estou a fazer uma base de dados para o software que estou a desenvolver. O software tem como objectivo gerir a actividade docente (avaliação dos alunos por parte dos professores); o problema é que não sei como fazer a BD na parte de interligar os parâmetros de avaliação com a avaliação de cada aluno e a nota final. Para já estou a fazer a base de dados no access para testar. Gostava de saber se estou a ir bem ou nem por isso  :)

Anexo: Ficheiro Access

http://rapidshare.com/files/366654728/Gest__o_Professores.rar.html

Partilhar esta mensagem


Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
M6

Não tenho Access, pelo que nem fiz download do anexo.

Mas o que necessitas é algo do tipo:

- tabela professor

- tabela disciplina

- tabela aluno

- tabela avaliação

A tabela disciplina tem uma chave estrangeira para a tabela professor, uma chave estrangeira para a tabela aluno.

Isto diz que alunos frequentam que disciplina e que professores dão que disciplina

A tabela avaliação (ou nota) tem uma chave estrangeira para a tabela disciplina, uma chave estrangeira para a tabela aluno.

Isto permite-te saber que nota um aluno teve em determinada disciplina.

A ideia base é esta, provavelmente já tens essas entidades no teu modelo (quiçá com outros nomes).

O que é importante aqui é que se compreenda as relações de modo a que as cries no teu modelo.


10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

 

Partilhar esta mensagem


Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
nbentoneves

A base de dados é apenas para um professor, o problema é quando tenho que ligar os alunos as disciplinas...porque no secundário pode existir alunos que estejam inscritos numa turma mas apenas em algumas disciplinas. O professor assim pode ter essa turma, mas pode não ter os alunos todos  :)

Não sei se me estou a fazer entender...começo a desesperar  :wallbash: olha para a BD e só me apetece  :wallbash:, já ando com isto a 2 semanas, até os professores não sabem bem dizer-me como fazer  🤔

BD:

http://img38.imageshack.us/img38/5549/semttulofe.png

Partilhar esta mensagem


Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
M6

Não há problema, é simples de fazer. :)

Partindo do modelo que já tens:

- Uma turma é então constituída por alunos, como tens no modelo.

- Tens é de ligar os alunos às disciplinas também, isso permite-te ter alunos que são de uma turma mas que fazem apenas algumas disciplinas.

- As notas, além de estarem ligadas ao aluno, têm também de estar ligadas à disciplina, permitindo-te assim saber qual a nota de um determinado aluno numa disciplina.

Deu para compreender?

PS: espero que esses professores que não sabem como te dizer não seja licenciados em informática...


10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

 

Partilhar esta mensagem


Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
nbentoneves

Sim vou tentar e já posto alguma cena...acho que alguns são  😲... :bored:

Tenho que começar a fazer o software senão chego ao dia de o entregar e ainda esta a meio e byebye  :bye2:

Muito Obrigado, eu já digo alguma coisa...

Partilhar esta mensagem


Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
M6

Yep. É isso mesmo.

Agora só te falta a parte das notas.

Edit: isso para ficar mesmo como deve ser, ligavas os parâmetros às notas também, do tipo: um aluno numa disciplina, num determinado parâmetro teve uma dada nota.

Mas é melhor colocares a coisa a funcionar e pedires a nota máxima com a justificação de que conseguiste resolver um problema que os profs não conseguiram! :)

Edit2: Para uma coisa rápida lê o artigo de BD desta edição: http://www.revista-programar.info/front/edition/5

Talvez valha a pena dares uma olhadela neste livro http://www.centroatl.pt/titulos/tecnologias/bdcomaccess2007.php3 deve ser suficiente para ti, mas se quiseres saber BDs à séria, diz-me que te indico bons livros para isso.


10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

 

Partilhar esta mensagem


Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
nbentoneves

Boas mais um vez...  ;)

Estive a pensar e a ler um pouco mais sobre bases de dados como tu mesmo meteste esse links, eu foi investigar e até consegui adquirir um livro "emprestado" - "Tecnologia de Bases de Dados" - http://www.fca.pt/cgi-bin/fca_main.cgi/?op=2&isbn=978-972-722-143-1

Reformo-lei a base de dados que tinha feito anteriormente mas ainda não coloquei a parte da avaliação, gostava de ter a opinião de alguém para saber se esta melhor  :cheesygrin:

Antiga:

http://img714.imageshack.us/img714/6198/semttulobo.png

Nova:

http://img221.imageshack.us/img221/4619/71643738.png

O que acham?  :cheesygrin:

Abraços

Partilhar esta mensagem


Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
nbentoneves

Já estou a introduzir a parte das avaliações, esta base de dados como se destina a avaliação dos alunos nos níveis de ensino (básico, secundário e profissionais) não sei muito bem como fazer uma tabela para ligar os alunos as avaliações. Como no básico e no secundário a avaliação funciona por períodos e nos profissionais por módulos não sei como fazer esta distinção na BD. Outra duvida é como cada disciplina tem parâmetros de avaliação que por sua vez terão subparâmetros que definem esses mesmo parâmetros:

Exemplo:

Saber ser/Saber estar = 10% :

  • Relacionamento interpessoal = 25%
  • Respeito pelas regas estabelecidas = 15%
  • Empenhamento nas tarefas = 25%
  • Demonstrar autonomia e responsabilidade = 15%
  • Ter espírito de iniciativa = 10%
  • Ser assíduo e pontual = 10%

Provas = 50%

Trabalhos/Fichas individuais e de grupo = 40% :

  • Pesquisa = 15%
  • Conteúdos produzidos = 55%
  • Estrutura = 10%
  • Apresentação gráfica = 20%

Como consigo ligar isto a avaliação de cada aluno distinguindo sé pertence a avaliação por período ou por modulo.  :wallbash:

Espero que dei-a para entender a ideia, para mim tem sido muito complicado entender pois é a primeira vez que faço algo ligado as avaliações/educação, gostava de saber se alguém tem alguma opinião ou ideia para fazer o resto.  😲

Abraço a todos e muito obrigado.

Anexo: Esquema Base de Dados

http://img153.imageshack.us/img153/7559/77124339.png

Partilhar esta mensagem


Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
M6

Boas mais um vez...  ;)

Estive a pensar e a ler um pouco mais sobre bases de dados como tu mesmo meteste esse links, eu foi investigar e até consegui adquirir um livro "emprestado" - "Tecnologia de Bases de Dados" - http://www.fca.pt/cgi-bin/fca_main.cgi/?op=2&isbn=978-972-722-143-1

Se esse é o livro que estou a pensar, tenho lá em casa a 1ª edição (fui enganado por um prof que o recomendou) e é muito mau... :ppp

Espero que não seja o livro que estou a pensar...

Reformo-lei a base de dados que tinha feito anteriormente mas ainda não coloquei a parte da avaliação, gostava de ter a opinião de alguém para saber se esta melhor  :cheesygrin:

Antiga:

http://img714.imageshack.us/img714/6198/semttulobo.png

Nova:

http://img221.imageshack.us/img221/4619/71643738.png

O que acham?  :cheesygrin:

Abraços

Esse novo modelo está bastante melhor.


10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

 

Partilhar esta mensagem


Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
M6

Já estou a introduzir a parte das avaliações, esta base de dados como se destina a avaliação dos alunos nos níveis de ensino (básico, secundário e profissionais) não sei muito bem como fazer uma tabela para ligar os alunos as avaliações. Como no básico e no secundário a avaliação funciona por períodos e nos profissionais por módulos não sei como fazer esta distinção na BD.

Podes ter um modelo especifico para cada um desses casos.

Algumas tabelas serão partilhadas e poderás ter uma tabela de avaliação com uma chave para a parte do modelo (tabelas) do secundário e outra para a parte do modelo profissional.

A chave que estiver preenchida marca qual dos modelos de avaliação é usado para um determinado caso.

Outra duvida é como cada disciplina tem parâmetros de avaliação que por sua vez terão subparâmetros que definem esses mesmo parâmetros:

Exemplo:

Saber ser/Saber estar = 10% :

  • Relacionamento interpessoal = 25%
  • Respeito pelas regas estabelecidas = 15%
  • Empenhamento nas tarefas = 25%
  • Demonstrar autonomia e responsabilidade = 15%
  • Ter espírito de iniciativa = 10%
  • Ser assíduo e pontual = 10%

Provas = 50%

Trabalhos/Fichas individuais e de grupo = 40% :

  • Pesquisa = 15%
  • Conteúdos produzidos = 55%
  • Estrutura = 10%
  • Apresentação gráfica = 20%

Como consigo ligar isto a avaliação de cada aluno distinguindo sé pertence a avaliação por período ou por modulo.  :wallbash:

Espero que dei-a para entender a ideia, para mim tem sido muito complicado entender pois é a primeira vez que faço algo ligado as avaliações/educação, gostava de saber se alguém tem alguma opinião ou ideia para fazer o resto.  😲

Abraço a todos e muito obrigado.

Anexo: Esquema Base de Dados

http://img153.imageshack.us/img153/7559/77124339.png

Isso está OK.

Mas se isso é para um projecto da escola, parece-me que estás a ter um grau de detalhe que é demasiado grande e que depois te pode prejudicar por não teres tempo para fazer o projecto. Por exemplo, é mesmo necessário ter esses parâmetros de avaliação todos registados? Não será suficiente guardar as notas de cada aluno por período ou módulo?

Mas isto é apenas a minha sensação, só tu saberás até onde podes/tens de ir.


10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

 

Partilhar esta mensagem


Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
nbentoneves

Isto é para o projecto final do curso  :) , por isso é que talvez esteja a fazer de modo mais detalhado. O projecto como já referi anteriormente consiste em desenvolver um software que dei-a a possibilidade de lançar gráficos e relatórios através dos dados introduzidos.

Vamos lá ver como corre  :P tenho que me apresar pois tenho que passar para a parte do visual basic que também me vai dar imenso trabalho.  :wallbash:

Tinhas falado se quisesse mesmo aprender a construir estruturas de base de dados que me indicavas alguns livros  :D , gostava de saber quais os que achas melhores pois hoje em dia neste ramo acho mesmo necessário saber como fazer isto  :cheesygrin:

Abraços e obrigado por todo  :)

Partilhar esta mensagem


Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
nbentoneves

Podes ter um modelo especifico para cada um desses casos.

Algumas tabelas serão partilhadas e poderás ter uma tabela de avaliação com uma chave para a parte do modelo (tabelas) do secundário e outra para a parte do modelo profissional.

Referes-te a fazer assim deste género?  :D

http://img180.imageshack.us/img180/6954/semttulowa.png

Partilhar esta mensagem


Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
M6

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

 

Partilhar esta mensagem


Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
M6

Referes-te a fazer assim deste género?  :D

http://img180.imageshack.us/img180/6954/semttulowa.png

Sim. É isso mesmo.

Mas tenho de te alertar que isso é, digamos, prática não muito comum. Pode ser "mal visto" pelos professores (em especial a julgar pelo que contas que não dominam a área), mas acredito que desde que tu compreendas e expliques como deve ser no relatório não deves ter problemas.

Edit: estive a ver melhor e tens a mesma informação no módulo e no período, dou seja, são indistinguíveis. Esse tipo de informação que é igual deve passar para a tabela cursos.

Das duas uma:

- ou há informação distinta entre ambos e então tens essa informação distinta na tabela correspondente;

- ou não há informação distinta e então toda essa informação igual passa para a tabela cursos e tens apenas um campo que te indica se o curso é por módulo ou período.


10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

 

Partilhar esta mensagem


Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
lfms

Boas

Estou com um enorme problema :wallbash:, estou a fazer uma base de dados para o software que estou a desenvolver. O software tem como objectivo gerir a actividade docente (avaliação dos alunos por parte dos professores); o problema é que não sei como fazer a BD na parte de interligar os parâmetros de avaliação com a avaliação de cada aluno e a nota final. Para já estou a fazer a base de dados no access para testar. Gostava de saber se estou a ir bem ou nem por isso :confused:

Anexo: Ficheiro Access

http://rapidshare.com/files/366654728/Gest__o_Professores.rar.html

Seria possível partilhar o resultado final para tirar umas ideias. Nenhum dos links funciona (seja para a base de dados inicial como para as fotos):(

Abraço e obrigado

Partilhar esta mensagem


Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

×

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.