Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

Peterv5

Utilização de Qt4

Mensagens Recomendadas

Peterv5

Olá a todos. Dês de que estive num estágio numa empresa comecei a explorar e utilizar Qt4 para fazer interfaces gráficas em alguns programas. Verifiquei que Qt é uma framework de desenvolvimento muito avançada com suporte para ligações a bases de dados, redes, XML e muito mais. Gostava de saber qual a opinião geral que se tem de Qt4 no P@P e se alguém o utiliza.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Metaluim

Eu já usei Qt (não sei qual a versão, mas deve ser recente também) e fiquei com boa impressão da framework, principalmente do IDE (é um dos melhores que ja usei mesmo). Eu gostei bastante do sistema simples signal-slot, integra-se perfeitamente com a linguagem para que foi desenhado. No entanto, eu lembra-me que não podia usar as librarias standard de C++, não sei se isso ainda se verifica (ou se era algum problema de linkagem meu, também não me dei ao trabalho de saber, porque usei as librarias deles).

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
M6

Tenho pena que o Qt não integre com Java...

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Peterv5

Eu já usei Qt (não sei qual a versão, mas deve ser recente também) e fiquei com boa impressão da framework, principalmente do IDE (é um dos melhores que ja usei mesmo). Eu gostei bastante do sistema simples signal-slot, integra-se perfeitamente com a linguagem para que foi desenhado. No entanto, eu lembra-me que não podia usar as librarias standard de C++, não sei se isso ainda se verifica (ou se era algum problema de linkagem meu, também não me dei ao trabalho de saber, porque usei as librarias deles).

Tens razão, o IDE QtCreator é um dos melhores que já usei se não mesmo o melhor, até o utilizo para fazer algumas cenas que não têm nada a ver com Qt e depois compilo pela linha de comandos (quando estou em ambiente Linux). Quanto a poder utilizar-se outras libraries sim é possivel, pelo menos agora com Qt4.

Tenho pena que o Qt não integre com Java...

Realmente é pena sim. Isso lmbra-me que uma das aplicações de Java é escrever-se programas para Symbian, e é possível fazer-se aplicações para Symbian em C++ com recurso a Qt.

A ultima vez que experimentei demorei 2 dias para configurar tudo no meu PC para no final só escrever cenas que davam erros estranhos, num telemóvel que tinha a certeza que era compatível, n00b, xD

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.