Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

green angel

Site - Pizzaria

Mensagens Recomendadas

green angel

Boas,

Hoje alojei um site que, juntamente com um colega, desenvolvi numa disciplina da escola.

Fica aqui o link: http://pizzaula.comoj.com/

Agradecia que dessem a vossa opinião sobre o site.

Ainda estou a ultimar uns pormenores mas espero amanhã ter o site pronto.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
rjsma

green angel o site está muito bom e a imagem que está no index também está muito bom, está apelativa.

Podias era arredondar ligeiramente as bordas dos botoes de cima(home, ementas,etc).

abraço

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
green angel

green angel o site está muito bom e a imagem que está no index também está muito bom, está apelativa.

Podias era arredondar ligeiramente as bordas dos botoes de cima(home, ementas,etc).

abraço

Por acaso nunca me lembrei disso, mas é uma boa ideia visto que assim os botões ficariam mais "enquadrados" na página .

Obrigado pelo comentário e pela visita ;)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Dkid

Visualmente está porreiro, tecnicamente deixa muito a desejar.

Mas vamos ser realistas, possivelmente esta é a tua primeira vez a criar um site.

Cinceramente esquece as tabelas, as tabelas são horriveis para estilizares a página, basta teres texto extra numa celula e já estragaste o site.

Sugestão:

Aprende um pouco mais de HTML, aprende o que é a tag DIV, aprende a usa-la e refaz o site usado as div's, depois pegas no CSS ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Cascading_Style_Sheets ) e estiliza a página de acordo com o que pretendes.

Assim as imagens poderão deixar de ser imagens e serão parte do background, vais aprender mais ao fazer o que te disse, e assim estarás mais perto do mercado de trabalho.

É apenas a minha opinião, se quiseres investir mais umas horas, só te faz é bem.

I promise that I will not change the PATH variable again other than:PATH=/usr/local/sbin:/usr/local/bin:/usr/sbin:/usr/bin:/sbin:/bin:/usr/games

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
falco

O site é porquê?

* utiliza um formato proprietário em vez de utilizar só standards da web.

* utiliza os formatos proprietários para funções onde é particularmente importante utilizar standards (por exemplo para a navegação).

* tem diversos erros no html

* falha em diversos pontos da checklist para a revisão de acessibilidade do W3C (usei 6 ferramentas diferentes para a avaliação)

* utilizar tabelas de html para o layout é uma violação do standard e tem imensos problemas técnicos. Os layouts devem ser feitos com CSS.

* não se coloca scripts antes do início do documento... usa o onload.

* não declareste o tipo de documento, nem o encoding de caracteres utilizado.

* utilizar os iframes é completamente desnecessário neste caso e só dificulta a utilização do site. Em alguns browsers torna o site completamente inutilizável, quer por haver falta de pistas sobre quais iframes abrir (no caso dos browsers de texto) e torna inúteis para navegação as opções back e forward que todos os browsers têm.

* estas a utilizar propriedade de tags que estão deprecadas (por exemplo a background do body, deverias utilizar CSS para isso).

* o logotipo não tem um link para a página inicial, como é esperado por toda a gente.

Acho que se corrigires estes problemas já se pode falar dos outros...

Browsers com os quais visitei o site:

* Arora;

* elinks;

* konqueror;

* links 2;

* midori;

* epiphany;

* Galeon;

* Netsurf;

* Rekonq;

* Seamonkey;

* lynx;

* Firefox;

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
IceBrain

Já agora, coisa muito importante! Faz a validação dos dados de registo no servidor! Nunca se confia em Javascript para validar os dados, porque basta desactivá-lo para o formulário sem enviado sem verificação.

A verificação no servidor é obrigatória, sendo que a em Javascript como complemento pode ser útil para ajudar o cliente, mas não oferece nenhuma segurança.

❝The idea that I can be presented with a problem, set out to logically solve it with the tools at hand, and wind up with a program that could not be legally used because someone else followed the same logical steps some years ago and filed for a patent on it is horrifying.❞- John Carmack on software patents

A list  of command line apps

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
green angel

O site é porquê?

O site foi construído no âmbito de uma disciplina. Era um projecto em que teríamos que construir algo com acesso a base de dados. Optei por aloja-lo para aprender mais algumas coisas que não se aprendem na escola e que são deveras importantes e, também, de modo a ter alguma experiência para alojar sites visto que estou a realizar um projecto final, que também será um site, mas que pretendo que seja algo mais sério.

Foi o meu primeiro site, tenho a noção que está relativamente bonito mas de resto deixa muito a desejar.

Quando construí o site tive a noção de que seria incorrecto utilizar tabelas para o layout, mas como ainda não dominava CSS optei por fazer da maneira mais rápida. De momento estou a desenvolver um projecto para final de curso em que já estou a utilizar DIV's e CSS.

Utilizei iframes para que não se tivesse que estar sempre a carregar o conteúdo todo da página visto que o site em si é ligeiramente pesado.

Como é que se utiliza um formato proprietário ? 

Já agora, coisa muito importante! Faz a validação dos dados de registo no servidor! Nunca se confia em Javascript para validar os dados, porque basta desactivá-lo para o formulário sem enviado sem verificação.

A verificação no servidor é obrigatória, sendo que a em Javascript como complemento pode ser útil para ajudar o cliente, mas não oferece nenhuma segurança.

Ao referires que a validação dos dados de registo deve ser feita no servidor queres dizer que tirei que utilizar PHP ou ASP, certo ?

Existe maneira de, por exemplo, quando uma caixa de texto perder o focus aparecer uma mensagem escrita por baixo ou ao lado a referir se o campo foi preenchido correctamente ou não, sem utilizar Javascript ?

Mais uma vez muito obrigado pelas respostas, como já referi eu quero aprender por isso não se inibem ao colocar defeitos  :)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
IceBrain

Ao referires que a validação dos dados de registo deve ser feita no servidor queres dizer que tirei que utilizar PHP ou ASP, certo ?

Sim, PHP, ASP.NET, Ruby, Python... essencialmente qualquer linguagem que corra no servidor.

Existe maneira de, por exemplo, quando uma caixa de texto perder o focus aparecer uma mensagem escrita por baixo ou ao lado a referir se o campo foi preenchido correctamente ou não, sem utilizar Javascript ?

Não, por isso é que normalmente se faz verificação dupla: tanto em Javascript para essas mensagens como no servidor, para ter a certeza de que é verificado, porque não se pode confiar em Javascript, visto que corre no PC do cliente.

❝The idea that I can be presented with a problem, set out to logically solve it with the tools at hand, and wind up with a program that could not be legally used because someone else followed the same logical steps some years ago and filed for a patent on it is horrifying.❞- John Carmack on software patents

A list  of command line apps

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
falco
Quando construí o site tive a noção de que seria incorrecto utilizar tabelas para o layout, mas como ainda não dominava CSS optei por fazer da maneira mais rápida. De momento estou a desenvolver um projecto para final de curso em que já estou a utilizar DIV's e CSS.

Ainda bem.

Mas essa por incrível que pareça, não é a maneira mais rápida. Usar CSS é mais rápido e mais simples, desde que saibas como e é aí que está o problema. Usar CSS simplifica tudo, mas é preciso saber CSS e saber CSS não é apenas saber a sua sintaxe é saber também os modelos para os quais ele foi criado. Isto é simples, mas não nascemos ensinados.

Como é que se utiliza um formato proprietário ? 

O formato proprietário que o site utiliza é o do flash. Ele não é preciso para nada do que estás a fazer no site, nem sequer para teres efeitos bonitos. E tem efeitos prejudiciais.

Não!

Se não utilizares javascript que é uma tecnologia do lado cliente, tens que submeter sempre o formulário para o servidor e aí também deves fazer a validação.

Como já te disseram não podes confiar no javascript por correr do lado do cliente. Ele pode ser facilmente adulterado para fazer coisas que tu não queres que sejam feitas, o suporte para Javascript no cliente pode ter algum bug, ou pode simplesmente estar desligado, ou não haver suporte do lado do cliente para o javascript. Em qualquer destes casos, que não são assim tão invulgares lá se ia toda a validação que queres fazer e todos os seus benefícios que ela trás a nível de segurança e fiabilidade do software.

É sempre bom fazer validação do lado do cliente e do lado do servidor. A primeira ajuda os utilizadores e evita perdas de tempo e recursos para o cliente e para o servidor. Enquanto que a segunda para além de ajudar os utilizadores protege o bom funcionamento do teu sistema, que é algo que a validação do lado do cliente não pode fazer.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Palmeira

acho que certos elementos que estão criados em flash, facilmente podiam ser feitos recorrendo a CSS rollovers :confused:

o "menu" lateral  estraga um pouco o trabalho, e também a escolha de fontes para o menu ("home" "ementas" "reservas" "encomendas") que a mim parece-me um times new roman ou coisa do género :)

o padrão de fundo também não combina muito com o tema geral do site, podias ter escolhido algo á base de um vermelho mais escuro até em vez daquela mistura de azuis e cinzas, e nota-se que o mesmo fundo está com pouca qualidade :)

cumps e melhora isso, que estás no bom caminho

oops, thread digger

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.