Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

fo_11

Problema com apontadores

Mensagens Recomendadas

fo_11

O objectivo deste programa é inserir numeros inteiros e quando inserir zero deixo de poder inserir. Depois o programa procura a maior sequencia de inteiros positivos e diz quantos são e qual é a respectiva sequencia.

Problema é não conseguir mostrar a respectiva sequencia  o que reparei é que a informacao contida na funcao que ve qual é a sequencia maior não passa a informacao para a main, isto é seqmaior não passa a sua informacao para a main mesmo sendo um apontador.

edit:

#include<stdio.h>
#include<stdlib.h>

int SeqMaior(int*,int,int*);

int main()
{
    int *num=NULL,contador=0,aux,*seqmaior=NULL,i,maior;

do//Inserir numeros inteiros até inserir o zero
     {printf("Inserir numero:");
       scanf("%d",&aux);
       num=(int*)realloc(num,++contador*sizeof(int));
       num[contador-1]=aux;
     }while(aux!=0);

printf("\nA sequencia maior tem %d elementos\n",(maior=SeqMaior(num,contador,seqmaior)));
     printf("Sequencia maior:");
     for(i=0;i<maior+1;i++)
      printf(" %d",seqmaior[i]);
     printf("\n");

free(seqmaior);
     free(num);
     system("pause");
}

int SeqMaior(int *num,int dim,int *seqmaior)
{
     int contador=0,maior=0,i,j;
     seqmaior=(int*)realloc(seqmaior,sizeof(int));//em caso de ser introduzie logo o zero o programa não deixar de funcionar
     seqmaior[0]=0;

for(i=0;i<dim;i++)
      {if(num[i]>0)
        ++contador;//conta o numero de elementos da sequencia

else if(num[i]<=0 && maior<contador)//quando encontro um numero negativo tenh de reniciar a contagem mas antes de tudo tenho de guardar os elementos da sequencia
        {maior=contador; //se a sequencia anterior tiver menos elementos que a actual guardar o tamanho da nova sequencia
         seqmaior=(int*)realloc(seqmaior,maior*sizeof(int));

for(j=0;j<maior;j++)//guardar os elementos da nova sequencia
          seqmaior[j]=num[j];
         contador=0;
        }

}
      return maior;
}

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
fo_11

agora fiquei mesmo confuso... Eu sei que é possivel fazer isso mas só não sei como trabalhar com eles...

será isto?

int SeqMaior(int *num,int dim,int *seqmaior)
{
     int **pts=&seqmaior;
     int contador=0,maior=0,i,j;
     pts=(int**)realloc(pts,sizeof(int));//em caso de ser introduzie logo o zero o programa não deixar de funcionar
     *pts[0]=0;

for(i=0;i<dim;i++)
      {if(num[i]>0)

else if(num[i]<=0 && maior<contador)//quando encontro um numero negativo tenh de reniciar a contagem mas antes de tudo tenho de guardar os elementos da sequencia
        {maior=contador; //se a sequencia anterior tiver menos elementos que a actual guardar o tamanho da nova sequencia
         pts=(int**)realloc(pts,maior*sizeof(int));

for(j=0;j<maior;j++)//guardar os elementos da nova sequencia
          *pts[j]=num[j];
         contador=0;
        }

}
      return maior;
}

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Localhost

Sim. Acho que é isso.

Tu tens de usar ponteiros para ponteiros porque estás a passar um array (nome do array é um ponteiro) logo já tens um ponteiro. Depois ainda estás a trabalhar com memória dinâmica, ou seja, é mais um ponteiro.

here since 2009

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Localhost

Há. Nem sei para quê que estás a utilizar memória dinâmica.

Vou tentar resumir:

→ Cria uma função para o input.

→ Cria uma função que procura pela maior sequência.

→ Cria uma função para o output.

Para a função que cria a maior sequência fazes um loop principal que vai percorrer o array.

Depois um loop secundário que começa na posição em que está o loop principal e percorres até o array acabar ou até ser encontrado um número que é menor do que 0. Neste loop aumentas uma variável auxiliar.

Depois verificas se a variável auxiliar é maior do que a anterior. Se for, guardas a posição inicial e a final da sequência se não for continuas.

here since 2009

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
fo_11

Estou a perceber o que estás a dizer...

Mal recebo informacao comparar logo se a sequencia é maior ou não que a anterior se sim fico com eu vector senão substitu-o.

O problema é que neste programa à uma nota, imposta pelo professor, que não mencionei é que temos de trabalhar com memoria dimanica pra nos preparar para  um trabalho que vamos fazer...

Isto é, ele disse que temos de receber todos os valores num array e depois ver qual qual é o numero de elementos da sequencia maior e qual é essa sequencia. O problema está é que não posso returnar dois valores  :thumbsup:

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Localhost

Não estava a dizer isso. Tens de fazer as coisas por passos. Ou seja, primeiro recebes a informação, só depois é que trabalhas com ela.

Tens de usar memória dinâmica em algum lugar especifico do código ou é só mesmo onde quiseres?

here since 2009

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
fo_11

Mas não estou a fazer isso?

Primeiro recebo todos os valores possiveis para o *num e depois envio para uma funcão que vais ver qual é a maior e envio tambem um vector que a vai conter. Visto que não sei o tamanho dele faço *v=NULL e na função uso o realloque para aumenta o seu tamanho até onde for necessessário.

ps:é onde quiser...

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Localhost

Então, declara um ponteiro global que vai contêr o endereço do primeiro elemento de um array criado dinamicamente.

Depois recebes os valores para esse array.

A partir daqui tens de trabalhar com ponteiros e com aritmética de ponteiros. Ou seja, na função que vai determinar a sequência tens de ter um ponteiro que vai percorrer todo o array (não é preciso declarar como ponteiro para ponteiro, só mesmo como um ponteiro simples). Depois no loop secundário tens de ter outro ponteiro que verifica o que já tinha dito. Tens de ter a variável auxiliar, como já tinha dito, uma variável simples, um int.

Depois verificas aquilo que te disse e se quiseres trabalhas com ponteiros para "dar" a outra função o inicio e o fim da sequência, se não declaras duas variáveis globais e tens o trabalho feito.

here since 2009

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
fo_11

Não sei bem se era isto que querias dizer.

Ele funciona quase bem, isto é se fizer uma sequenca de numeros não há problema se for for muito grande já não funciona

#include<stdio.h>
#include<stdlib.h>

int SeqMaior(int*,int);
int *seqmaior=NULL;

int main()
{
    int *num=NULL,contador=0,aux,i,maior;

scanf("%d",&aux);
       num[contador-1]=aux;
     }while(aux!=0);

printf("\nA sequencia maior tem %d elementos\n",(maior=SeqMaior(num,contador)));
     for(i=0;i<maior;i++)
      printf(" %d",seqmaior[i]);
     printf("\n");

free(seqmaior);
     free(num);
     system("pause");
}

int SeqMaior(int *num,int dim)
{
     int contador=0,maior=0,i,j,k;
     seqmaior=(int*)realloc(seqmaior,sizeof(int));//em caso de ser introduzie logo o zero o programa não deixar de funcionar
     seqmaior[0]=0;

for(i=0;i<dim;i++)
      {if(num[i]>0)

seqmaior=(int*)realloc(seqmaior,maior*sizeof(int));

for(k=0,j=(i-maior);j<=i;j++,k++)//guardar os elementos da nova sequencia
          seqmaior[k]=num[j];
         contador=0;
        }

}
      return maior;
}

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
fo_11

Consegui arranjar um outro programa embora seja um pouco difernte o objectivo é o mesmo.

Mas não percebo como ou porque razao ele retorna o vector.

Pessoa* recebeInformacao(int *tot){
Pessoa *v=NULL, x;
*tot=0;
while(1){
printf(“BI?\n”); scanf(“%d”,&x.bi);
if (x.bi<=0)
break;
printf(“Idade?\n”); scanf(“%d”,&x.idade);
printf(“Nome?\n”); gets(x.nome);
printf(“Salário?\n”); scanf(“%f”,&x.salario);
printf(“Sexo?\n”); scanf(“%c”,&x.sexo);
v=(Pessoa*)realloc(v,++(*tot)*sizeof(Pessoa));
v[*tot-1].bi=x.bi;
v[*tot-1].salario=x.salario;
v[*tot-1].idade=x.idade;
v[*tot-1].sexo=x.sexo;
strcpy(v[*tot-1].bi,x.bi);
}
return(v);
}

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Localhost

Não era isso que eu estava a dizer.

Acho que vais ter de recomeçar tudo de novo.

Tu não precisas de nenhum array para guardar a sequência. Só precisas dos valores inicial e final e depois percorrer o array desde aí.

Imagina que tens duas variáveis: ini e fin. Estas vão conter a pos. inicial e final da sequência com mais elementos, respectivamente.

Tu lês toda a informação e guardas num array alocado dinamicamente. Aqui é melhor colocares o array como variável global para te facilitar a tarefa.

Depois tens outra função que vai percorrendo o array e que vai aumentando uma variável até que encontre um elemento menor do que 0 ou o fim do array. Quando encontra um destes dois verifica se é maior que a variável "oficial" que vai contêr o número de elementos no final. Se for maior então actualizas a variável ini para o inicio da sequência e a fin para o fim da mesma. Repetes isto até percorreres o array todo no loop principal.

Não precisas de andar a fazer alocações extra na função SeqMaior. Só tens de fazer alocações quando estás a receber os dados. Depois disto é só implementar o que eu disse.

here since 2009

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Localhost

Se precisares de códigos exemplo avisa.

Depois no final eu vou-te dar uma dica que acho que resulta neste caso para tornares o teu programa mais rápido. É um extra xD

here since 2009

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
fo_11

Já consegui elaborar o programa...  :) Está muito mais simples do que estava a pensar inicialmente.

Obrigadão pela ajuda

Aqui está o programa:

#include<stdio.h>
#include<stdlib.h>

int SeqMaior(int*,int,int*);

int main()
{
    int *num=NULL,contador=0,aux,maior,*ptr=&maior,pos_maior,i;

scanf("%d",&aux);
       num[contador-1]=aux;
     }while(aux!=0);

pos_maior=SeqMaior(num,contador,ptr);

printf("\nA sequencia maior tem %d elementos\n",maior);

for(i=(pos_maior-maior);i<pos_maior;i++)
      printf(" %d",num[i]);

printf("\n");
     free(num);
     system("pause");
}

int SeqMaior(int *num,int dim,int *ptr)
{
      int i,aux=0,pos=0,contador=0;
      *ptr=0;

for(i=0;i<dim;i++)
       {if(num[i]>0)
          contador++;

else if(contador>*ptr)
         {*ptr=contador;
          pos=(i);
          contador=0;
         }
       }

return pos;
}

Ps:Já agora qual é a dica para tornar o programa mais rápido :)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Localhost

Acho que um Knuth Morris Pratt aqui é bom. Pesquisa sobre isso, não tenho muito tempo para explicar.

here since 2009

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.