Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

FlabecaZ

Base de Dados

Mensagens Recomendadas

FlabecaZ

Boa tarde.

Eu tenho procurado e até agora não consegui encontrar.

O que eu pretendia ter ajuda era acerca da minha base de dados. Eu não comecei agora com o Visual Basic e sei muita pouca coisa ainda.

Eu precisa de obter uma ajuda para isto, gostaria de saber como posso adicionar os dados que escrevo na base de dados e coloca-los nas textbox e combobox, de maneira que leiam tudo correctamente, por exemplo, na tabela de base de dados, se eu adicionar mais no primeiro campo, adicionava também na combobox os itens ...

outro problema que me surgiu foi quando, eu faço sair da edição e escolho não guardar, os dados guardam na mesma...

no vídeo abaixo mostra mais ou menos o que quero...

http://www.youtube.com/watch?v=h58pNI2haJU

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
jpaulino

Eu não comecei agora com o Visual Basic e sei muita pouca coisa ainda.

Não era bem isto que querias dizer, pois não?

Que base de dados vais utilizar?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
FlabecaZ

por acaso não, que fail. queria dizer que não sei quase nada porque comecei agora com vb...

eu utilizei o access... acho que é a isto que se refere...

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
FlabecaZ

eu actualmente estou com problemas a colocar a ver os dados numa página de Internet, que será o moodle de onde estudo... eu encontrei um programa que utiliza a linguagem vb, e coloca as coisas na Internet, é o visual web developer... mas mesmo assim em vez de aparecer em forma de design no site não, aparecia o código... mas relativamente a isso vou continuar a ler mais tutoriais...

outra coisa é, eu na base de dados quero fazer isto:

imagem2qk.jpg

na combobox1 (é onde é colocado os tipos de componentes) eu queria que aparecesse só uma linha, ou seja, só aparecia 1 item a dizer "Regulador de Tensão", neste caso, e na combobox2 (os componentes "7805,7806,...") queria que aparecessem todos os componentes de acordo com a combobox 1...

se não perceberam o que quis perguntar digam, porque não tenho jeito para explicar as coisas...

Obrigado

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
FlabecaZ

Eu gosto muito deste tipo de programação e disto, mas o mais lixado é que eu não percebo quase nada  =/

já agora, poderiam-me dizer ao certo como funciona a opção "publish" ?....

Desculpem-me de estar a ser muito chato...

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
falco

O título e a secção onde está a thread é que não têm nada a ver com o conteúdo...

Isto não é um problema de base de dados mas sim de vb.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
nokPT

Vamos por partes:

Podes usar o access, para o que pretendes. É mais fácil de implementar (não tens que te preocupar com servidores SQL e instâncias e etc...), mas poderão surgir-te problemas relacionados com o access (ter que acrescentar; no final de alguns comandos, mas não poder acrescentar no final de outros, etc...). Mas podes começar perfeitamente com o Access.

Tens a ideia do que pretendes, já é um início, não sabes implementar em VB porque não sabes SQL.

SQL é a linguagem de comunicação (resumidamente e simplistamente) com a base de dados.

Com o SQL, vais ter que mandar comandos à base de dados e ela vai-te responder.

No exemplo que tens acima, partindo do princípio que:

- A tabela onde estão guardados os dados se chama "Componentes"

- A coluna da tabela para Tipo de Componentes se Chama "TipoComponente"

- A coluna da tabela para Componentes se Chama "Referência"

1º Tens que fazer SELECT DISTINCT TipoComponente FROM Componentes, ou seja: Pedes à base de dados que seleccione da tabela Componentes, todos os Tipos de Componentes, mas apenas apareça um resultado de cada tipo (DISTINCT)

2º Pegas no resultado e colocas na combobox1

3º Quando o utilizadores escolher um tipo de componente, tens que fazer uma nova consulta à base de dados: SELECT Referência FROM Componentes WHERE TipoComponente='Regulador de Tensão'

4º Colocas o resultado desta consulta na combobox2

Acho que primeiro deves ler uns tutoriais de SQL, por exemplo aqui: http://www.w3schools.com/sql/default.asp

Deves experimentar no Access (acho que é nos querys) os comandos SQL e ver o resultado

E finalmente desenvolver o VB

Ricardo Timóteo

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
FlabecaZ

Vamos por partes:

Podes usar o access, para o que pretendes. É mais fácil de implementar (não tens que te preocupar com servidores SQL e instâncias e etc...), mas poderão surgir-te problemas relacionados com o access (ter que acrescentar; no final de alguns comandos, mas não poder acrescentar no final de outros, etc...). Mas podes começar perfeitamente com o Access.

Tens a ideia do que pretendes, já é um início, não sabes implementar em VB porque não sabes SQL.

SQL é a linguagem de comunicação (resumidamente e simplistamente) com a base de dados.

Com o SQL, vais ter que mandar comandos à base de dados e ela vai-te responder.

No exemplo que tens acima, partindo do princípio que:

- A tabela onde estão guardados os dados se chama "Componentes"

- A coluna da tabela para Tipo de Componentes se Chama "TipoComponente"

- A coluna da tabela para Componentes se Chama "Referência"

1º Tens que fazer SELECT DISTINCT TipoComponente FROM Componentes, ou seja: Pedes à base de dados que seleccione da tabela Componentes, todos os Tipos de Componentes, mas apenas apareça um resultado de cada tipo (DISTINCT)

2º Pegas no resultado e colocas na combobox1

3º Quando o utilizadores escolher um tipo de componente, tens que fazer uma nova consulta à base de dados: SELECT Referência FROM Componentes WHERE TipoComponente='Regulador de Tensão'

4º Colocas o resultado desta consulta na combobox2

Acho que primeiro deves ler uns tutoriais de SQL, por exemplo aqui: http://www.w3schools.com/sql/default.asp

Deves experimentar no Access (acho que é nos querys) os comandos SQL e ver o resultado

E finalmente desenvolver o VB

ok, obrigado pelas dicas... mas não percebi bem esta parte " 1º Tens que fazer SELECT DISTINCT TipoComponente FROM Componentes, ou seja: Pedes à base de dados que seleccione da tabela Componentes, todos os Tipos de Componentes, mas apenas apareça um resultado de cada tipo (DISTINCT) "....

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
nokPT

Já experimentas fazer a consulta com e sem DISTINCT? Já leste os tutoriais do link que te dei?

Quando fazes uma consulta ela retorna todos os resultados, ao olhar para a tua imagem a cima tens 4 componentes com o mesmo tipo (Regulador de tensão), se não usares o DISTINCT, vai-te aparecer na combobox 4 vezes regulador de tensão, se usares o DISTINCT, já só te aparece 1 vez.

Tens a base de dados em Access ou SQL Server? A resposta é irrelevante, porque tanto num caso como no outro podes fazer QUERYs e com os comandos SQL e ver o resultado, é muito útil principalmente quando estamos a fazer debug ou não temos a certeza (em comandos SQL complexo) se o que estamos a pedir está certo ou se vai retornar o que pretendemos

Ricardo Timóteo

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
jnetic

:nono1:

SELECT DISTINCT é SQL e não Access. Para usares no Access tens de criar uma Query. Tenta colocar directamente a instrução que o nokPT te deu:

SELECT DISTINCT TipoComponente FROM Componentes

(lembra-te de actualizar o nome da coluna e da tabela)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
FlabecaZ

eu tenho um problema muito grave. não percebo nada praticamente nada. pois o que sei é lendo algumas coisas e ainda assim fico a não entender certas coisas.....

há, eu ja criei a query...

eu não sei o que fazer agora, o código coloco onde ?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
jnetic

Existe duas formas de aprender: teoria e pratica. Na minha opinião uma complementa a outra, porque por muita teoria que se tenha, sem "por as mãos na massa" de pouco vale. O mesmo se aplica para o inverso: podes debitar muito código, mas se não entenderes o que estás a fazer, de pouco te adianta - estás a fazer uma coisa que não te faz sentido nenhum...

Contudo esta comunidade existe para que possamos ajudar e ser ajudados: aprender e ensinar.

Não pretendia passar-te um "raspanete" por não saberes o que é o DISTINCT, mas para ilustrar a todos que poderão ler este tópico, e não estão também familiarizados com as instruções SQL, sobre do que estamos a falar, para que também não fiquem com dúvidas.

:cheesygrin:

Espero que o post do nokPT te faça mais sentido agora. Tenta fazer o que ele te recomenda e coloca aqui os resultados.

@FlabecaZ: estava a postar ao mesmo tempo que editavas o teu post.

Tiveste o resultado esperado? Apenas te listou uma linha por cada valor?

Presumo que o resultado da Query será para preencher uma ComboBox, certo?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
nokPT

eu tenho um problema muito grave. não percebo nada praticamente nada. pois o que sei é lendo algumas coisas e ainda assim fico a não entender certas coisas.....

Estás com sorte, podes aprender, imagina que já sabias tudo, não podes esquecer :cheesygrin:

Criaste a query, o que te aparece no ecrã? as tabelas (em combobox) para ligares uma à outra?

Eu tenho o Access 2003, os passos que te vou transmitir podem não ser exactamente os que tens que fazer, mas consegues facilmente adaptar.

No meu Access as Querys chamam-se "Consultas", depois de criar uma consulta (ou query) vazia, aparece-me em janela para escolher uma tabela da base de dados, carregas em fechar. Ficas com uma janela com uma série de combobox e vazia, em cima na régua de icons está um icon que diz SQL, ou se preferires no menu Ver tens Vista em SQL, carregas aí e metes o comando SQL, com as devidas correcções tal como já disse o jnetic. Finalmente, carregas em Executar, no meu caso tem um icon com um ! vermelho, ou no menu Consulta -> Executar e ele executa o comando, vez o resultado, vais outra vez a Ver -> Vista SQL e corriges ou alteras, etc...

Ricardo Timóteo

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
FlabecaZ

acreditem que eu estou mesmo á espera de acabar este curso para ir tirar um de programação ou algo do genero. tou farto de ser nabo.

o que eu quero é que o valor nas combobox não se repitam, nas imagens acima vemos a tabela onde irei editar os valores, noutro form terei duas combobox que estao ligadas ás 2 primeiras colunas,

a primeira combobox (neste caso) deverá aparecer só uma vez a dizer Reguladores de Tensão, e  na outra combobox que tenho ira aparecer os restantes itens, ou seja, 7805, 7806, 7809, etc...

desde já peço desculpa por estar sempre a perguntar cenas, até mesmo assim básicas, mas é que eu basicamente não sei nada... eu nao sei por onde começar a aprender, o que hei-de saber primeiro...

eu já estou farto de perguntar, mas também , se não pergunta-se era porque sabia. obvio, mas nao sei nada como ja referi.

e obrigado pela vossa paciência comigo ...

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
FlabecaZ

é assim, eu ando aqui a "inventar", ando á procura e a tentar...

eu cheguei a um sitio e queria que me dissessem se é aqui que se mete o código...

sadfsadf.jpg

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
bioshock

Boas!

Eu não percebi bem o teu problema (?), explica melhor sff.

Em relação ao teu último post, qual é o objectivo dessa query?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
FlabecaZ

pelo que me apercebi, a query tem de ser criada porque estou a usar a base de dados atraves do access....

O que pretendo é:

na tabela posso editar os dados, guarda-los e mostra-los em combobox e textbox. mas o meu problema é que eu na combobox aparece-me várias veses a dizer a mesma coisa:

(Tipo de Componente)        (Componente)

Reguladores de tensão            7805

Reguladores de tensão            7806

Reguladores de tensão            7809

isso é o que fica na tabela, onde irei editar os dados, no entanto, na combobox aparece 3 vezes a mesma coisa.. e eu queria que aparecesse só uma, queria que aparecesse tipo isto:

(Tipo de Componente)        (Componente)

Reguladores de tensão            7805

7805

7806

ao clicar em Reguladores de tensão aparece noutra combobox os vários componentes conforme o editado, neste caso, na combobox1 selecciono Reguladores de tensão, e na combobox2 tem de aparecer: 7805, 7806, 7809, etc...

(O meu portugues é muito confuso, desculpem)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
nokPT

Achas que estás mal, imagina Newton ou outro grande nome da física ou electricidade, a ele ninguém lhe ensinou. Aprender é mesmo isto APRENDER.

Relativamente ao código, vai por partes, no final, os comandos serão inseridos no programa de VB, mas numa fase inicial, podes usa-los no Access para veres o resultado, depois de afinares os comandos, podes passar para o VB, se passares um comando SQL errado ou incorrecto no VB terás mais dificuldades em detectar o erro, porque as possibilidades de origens de erros no VB é muito maior e depois ficas na dúvida se o programa VB está a funcionar bem, se estás a construir bem o comando SQL, se estás a enviar correctamente o comando, e depois tens mais ou menos as mesmas questões relativas à recepção dos resultados.

Ricardo Timóteo

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
bioshock

Se os reguladores já estiverem pré-definidos por ti, então fazes um IF à combobox.

A query tem de ser criada para filtrares os dados na combobox, mas não é por aí que fazes a query (pelo menos eu não faço por aí), tens de a fazer por código.

Queres apresentar os dados numa DataGrid? Ou em Textboxs?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
FlabecaZ

Os dados das tem de ser apresentados numa combobox...

assim selecciono a combobox1 e aparecerá os itens na combobox2

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
nokPT

Tens que organizar as tuas ideias para conseguir fazer alguma coisa.

Por partes:

1º Tens que aprender

a) ler tutoriais -> link acima ou outro que prefiras

:cheesygrin: experimentar -> por exemplo com uma query no access

c) voltar a ler os tutoriais e voltar a experimentar e voltar a executar a alínea c) as vezes que for necessárias

2º Desenvolver

a) Desenhar, mesmo que seja só um rascunho no VB

B) Escrever o código, ou parte dele

c) Incluir os comandos e conhecimentos que adquiriste a cima

d) debug, debug, debug, ..., debug, voltar a ler os tutoriais, voltar ao access, alterar o desenho, alterar o código, etc...

Não queiras fazer tudo ao mesmo tempo, não consegues construir uma casa, de uma só vez, não faz muito sentido construir uma portas e uma parte do telhado e uns alicerces e mais um bocado de uma parede, põe as ideias no sítio.

A malta ajuda no que poder, não te faz o trabalho, mas ajuda-te no que poder

Ricardo Timóteo

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
bioshock

Flabecaz, tenho de concordar com o nokPT, senão repara:

Se os reguladores já estiverem pré-definidos por ti, então fazes um IF à combobox.

A query tem de ser criada para filtrares os dados na combobox, mas não é por aí que fazes a query (pelo menos eu não faço por aí), tens de a fazer por código.

Queres apresentar os dados numa DataGrid? Ou em Textboxs?

Fiz-te 2 observações e 2 perguntas, ao qual tu me respondeste:

Os dados das tem de ser apresentados numa combobox...

assim selecciono a combobox1 e aparecerá os itens na combobox2

Ou seja, nada haver com o que te perguntei/observei.

Senão tens os básicos, não te adianta andar já com bases de dados porque vai-te parecer tudo muito confuso.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.