Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

ricardoantunes

OPC Server

Mensagens Recomendadas

ricardoantunes

Boa tarde.

Conhecem algum OPC Server que seja grátis e que depois consiga aceder a ele através de VB?

Cumprimentos,

Ricardo Antunes

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
ricardoantunes

É um S7-1200.. Peço desculpa de não o ter dito antes..

De preferência para runtime.. Mas pelo que andei a ver é capaz de não haver..

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
nokPT

Para runtime grátis não conheço nenhum OPC Server, não quer dizer que não haja.

Para desenvolvimento, os que conheço funcionam durante 2 horas, ao fim das 2 horas, corta as comunicações, desligas, ligas e tens mais 2 horas, para desenvolvimento não há crise por norma.

Para o S7-1200, teoricamente o OPC Server da Siemens funciona, mas tens que configurar as DB para NÃO ter só acesso simbólico, nunca testei nem estou a pensar.

Estou a testar usar o TSEND_C e o TRCV_C no S7-1200 e Sockets no VB, se conseguir depois digo alguma coisa.

Ricardo Timóteo

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
ricardoantunes

Isso é que eu agradecia..

Já testei o OPC Server da Siemens e funciona às mil maravilhas. Desliga é passado meia hora. Para testar dá.. Agora não é para runtime. Já pedi cotação para esse OPC Server mas aquilo leva uma chave de hardware USB. Como a máquina que quero correr o OPC Server é virtualizada, tenho medo que não goste muito de chaves USB. Encontrei um exemplo em VB para ligar ao OPC muita porreiro que funciona bem..

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
nokPT

Tens na nossa wiki um exemplo a funcionar.

O OPC Server da Siemens deverá rondar os 800€. Problemas com USB em máquinas virtuais, só testanto, mas pode ser um tiro-no-pé porque já gastaste o dinheiro.

Em princípio até ao final desta semana já saberei dizer alguma coisa com os testes que estou a fazer.

Ricardo Timóteo

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
ricardoantunes

Já li a wiki. Já me ajudou bastante. Mas como encontrei um exemplo já todo feitinho em VB6... Fico então à espera que me digas alguma coisa.

Muito obrigado mais uma vez!|

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
nokPT

Já consegui por a comunicar entre o VB.NET e o S7-1200 usando Sockets, não está muito estável (do lado do VB.NET), mas é só uma questão tempo.

Entretanto sem querer, encontrei aqui um exemplo usando o PC Access do S7-200 (que tem um preço aceitável, apesar das limitações), pelo que não sei até que ponto justifica o trabalho extra de desenvolvimento.

Ricardo Timóteo

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
nokPT

Esqueci-me quer querias uma coisa grátis:

Tens aqui um projecto em VB.NET e o resto em S7.

Do lado do S7, tem 2 partes uma mais ou menos completa (está dentro de 1Bloco) e outra que comecei mas abandonei (2Blocos).

Tens que alterar o endereço do autómato, o do teu computador, fazer download e Ligar a I0.0 (para comunicar com o PC)

Do lado do VB, tens que corrigir o endereço do autómato.

Liga sempre primeiro o I0.0 e só depois ligas o VB se não crasha (eu disse que precisava de mais tempo)

Ricardo Timóteo

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
ricardoantunes

Dá erro...

networkStream.Write(sendBytes, 0, sendBytes.Length) <- "Não é possível escrever dados na ligação de transporte: Uma ligação estabelecida foi anulada pelo software no computador anfitrião."

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
nokPT

Dá erro logo à primeira?

Depois de corrigires os IPs, fazes download, ligas o I0.0, esperas 1 segundinho, carregas em ligar e devia funcionar, na TextBox devia começar a aparecer texto.

Ricardo Timóteo

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
ricardoantunes

Já fiz isso. Dá erro aqui:

Private Sub subTCPCliente()
       Dim networkStream As NetworkStream = tcpClient.GetStream()

If networkStream.CanWrite And networkStream.CanRead Then
           txbLog.AppendText("Cliente -> " & Now.ToLongTimeString.ToString & " -> Ligação estabelecida." & vbNewLine)
           ' executa apenas uma escrita
           Dim sendBytes As [byte]() = Encoding.ASCII.GetBytes(intCont.ToString("0000000"))
           networkStream.Write(sendBytes, 0, sendBytes.Length)  <- AQUI!!

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
nokPT

Verifica se não tens um mau contacto no I0.0 (elimina a parte do I0.0 se preferires), verifica (online) se o bloco TSEND_C ou TRCV_C entra em erro, se entrar, mando desligar a comunicação e ligar novamente passado 1 segundo.

Dizes que envia apenas uma escrita, o que está a acontecer é, o autómato corta a ligação depois disso. No meu, funciona bem centenas de vezes seguidas...

(Eu disse-te que a parte do VB tinha quer ser (muito) melhorada)

Ricardo Timóteo

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
ricardoantunes

Estou a usar o Kit do S7-1200. o I0.0 não têm mau contacto.. funciona ás mil maravilhas. Nem o TSend_C nem o outro dão erro. Mas após fazer o download para o automato, este fica com um erro.. será disso?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
rui.pereira

Estou agora a começar com um OPC Server, necessito de comunicar com um Schneider Premium, estava a pensar usar o OPC da Schneider, mas não está fácil de começar. Alguém me pode dar uma ajuda.

Obrigado

RUi pereira

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
nokPT

Se a tua dúvida é em questões de configuração do OPC, lamento mas não posso ajudar, Nunca usei autómatos Schneider

Ricardo Timóteo

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
rui.pereira

Em termos de configuração, conseguirei o apoio da Schneider e no autómato também será exequível. Mas o problema é mesmo a parte do PC! Consegues algum exemplo mesmo simples dava para começar a ter uma idéia e aí surgiriam dúvidas mais concretas?

Obrigado

Rui

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
nokPT

Por norma, os OPCs já trazem alguns exemplo, em alguns casos muito completos, de qualquer maneira, tens Aqui, um exemplo simples (os grupos são configurados no OPC e não no VB)

Ricardo Timóteo

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.