Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

tugadigital

eGest (gestão de eventos)

Mensagens Recomendadas

tugadigital

Titulo do Projecto: eGest (provisório)

Descrição do Projecto:

Vou dar início ao projecto com um colega meu. O objectivo é que o programa gira entradas e saídas (participantes, convidados, staff e o seu material), exporte estatísticas e bases de dados. Ando em investigação para colocar um leitor biométrico para as entradas ou leitor de códigos de barras. As minha maiores dúvidas vão surgir nesta área e depois no fim, onde não tenho muita experiência.

Resumindo, o programa vai ter as seguintes funcionalidades:

• Multi-evento
  • Logs
  • Painel de administração
  • Acesso à intranet do evento
  • Controlo de servidores de jogos em LAN (se o evento for uma lanparty)
  • Controlo de gestão de entradas com leitor biométrico/código de barras

Espero poder contar com todo o vosso apoio.

Estou aberto a ideias e sugestões. Mais tarde coloco um esquema/layout do programa.

Que linguagem aconselham para programar isto? Estou mais à vontade com Visual Basic e Visual C#.

Um abraço para todos vós,

Francisco

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
BrunoT

Boas !

A ideia parece-me ser bastante interessante, quanto mais não seja pela parte de aprendizagem. Muitas vezes pomos horas e horas de trabalho em projectos que mais tarde, muito provavelmente, nem nos vai ser útil, mas isso não quer dizer que seja tempo mal empregue, antes pelo contrário, todo o tempo que "perdemos" a aprender é útil. Não sei se és experiente na área, se não o fores, tens então aqui um bom projecto para evoluíres.

Quanto a possíveis problemas, tens aqui o forúm para te ajudar, já muitas vezes me salvou.

A linguagem de programação é aquela que te sentires mais à vontade e também aquela que mais se adaptar ao que queres desenvolver.

Força nisso

Abraço

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
IRX773

C# aconselho. Nada contra VB mas aconselho-te o C#.

Quanto ao identificador biométrico aconselho-te primeiro a usar um identificador de RFID pois fica mais barato e é mais simples e muito mais utilizado. O Fingerprint é algo que te dá mais trabalho pois irá envolver alguns SDK's que ainda à pouco num projecto que fiz custavam-te alguns milhares de euros. As opções Open Source de SDK's estavam a milhas de estarem minimamente alpha.

E boa sorte e bom projecto.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
tugadigital

Viva

Obrigado pelos comentários e sugestões.

Vamos optar pelo C# e vamos usar identificadores (tag's) RFID.

Andei a pesquisar e vamos precisar do leitor e das ditas tag's, estou correcto? O leitor capta a frequência emitida pelo identificador e depois emite uma string. Corrijam-me se estiver errado.

Numa primeira fase queremos pôr o leitor a funcionar e a string a ser guardada numa base de dados. Com isto queremos divulgar o uso desta tecnologia em grandes eventos e lojas.

Contamos com a vossa ajuda pessoal  :)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
softklin

Embora tenhas apresentado um projecto com objectivos concretos, acho que estás a começar pelo fim. O leitor RFID é, obviamente, uma peça fundamental que te vai fazer o sistema funcionar, mas não é o sistema em si. Aliás, essa nem deve ser a tua preocupação de momento, mas sim a arquitectura que vais usar, onde vais guardar os dados, que outros requisitos te faltam.

Porque, como disseste bem, o leitor enviar através da porta USB (mais comum) uma string com o identificador, tal como se se tratasse de um teclado. Logo, não deve trazer problemas de maior. É um projecto muito bom, e com bastantes aplicações, por exemplo, segurança, controlo de acesso, controlo de stock, etc. Planeia bem, e dá avanços, como diagramas, rascunhos, etc :) O pessoal está aqui para opinar e dar ideias :P

Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
tugadigital

O problema é onde é que vou encontrar o leitor e as tag's.. isso vende-se aí numa loja de electrónica comum ou nem por isso ? Tive a ver no ebay e até há várias soluções baratas com interface USB, não sei é se depois funcionam.. Daí a minha preocupação com o leitor RFID.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
tugadigital

Obrigado  :P

Na parte de registo dos participantes vamos integrar uma webcam. Alguém me pode elucidar como gravo uma frame que está a ser capturada ?

Cumps

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
M6

tugadigital, considera seriamente usares códigos de barras em detrimento dos RFIDs. O investimento é muito inferior e provavelmente o ganho em usares RFIDs é marginal numa situação deste tipo.

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.