Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

python2

Criar um Forum de raiz

Mensagens Recomendadas

python2

Boas, eu sou novo neste forum, mas parece ser bastante bom, os meus parabens.

Mas vamos ao que interessa

O que eu quero fazer é criar um cms para um forum, sem ter que usar já os que existem.

Gostava que me dessem umas dicas de como começar. Tenho muitos conhecimentos em PHP, MySql, apenas não sei como começar e como organizar a minha programação de acordo com um cms

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
M6

Começa pelo principio: escreve os requisitos de que necessitas e faz a análise para a implementação.

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
scorch

Começa por planear a estrutura e funcionalidades do CMS. Vê aquilo que ainda não sabes e que precises de saber, e depois pensa também se queres usar alguma framework PHP, como CodeIgniter, Kohana, Synfony, CakePHP, etc...

Mas lembra-te que criar um CMS não é pêra doce, ainda por cima se o quiseres desenvolver sozinho. :P

scorch_pp.png

PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
rjcarneiro

hmmmm boa questão... mas eu digo: vale a pena re-inventar a roda?

Já existem tantos sistemas feitos em php de borla...

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
rjcarneiro

A finalidade não tem que ser comercial.

Já disseram +- o que fazer acima, ainda assim, @python2, tens PM :P

Não tou a dizer a finalidade... do género: se existisse, mas fossem pagos e que queria desenvolver um? Ok... é compreensível....!

Agora existem dezenas deles de borla e eu vou re-criar um...?? perda de tempo....

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
scorch

Depende. Se nenhum abranger as tuas necessidades e requisitos, não é perda de tempo. Pode muito bem ser inovar. :P

scorch_pp.png

PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
python2

sim é mais ou menos isso que quero fazer, quero fazer algo inovador e que tenha apenas aquilo que preciso para o meu cms, nem a mais nem a menos, e também quero que seja uma forma de desenvolver os meus conhecimentos em programação.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
rjcarneiro

podes sempre fazer o seguinte:

Não criares um de raiz, mas usares um já criado e personalizares ao máximo.... criares funções, métodos, e os teus próprios plugins....

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
mjamado

Mas afinal é um fórum ou uma CMS?

Tal como já disse noutro tópico, CMS's, para mim, terão de ser sempre proprietárias. Não há uma, uminha, que se aproveite. Ou tem falhas de segurança, ou é bloated (que é o mais normal), ou é lenta, ou não tem as funcionalidades que eu quero, ou não é escalável...

Claro que fazer a primeira dói. E de que maneira. Mas se formos organizados e cumprirmos todos os standards, definirmos um coding-style apropriado (no caso de ser uma equipa), abstrair cada layer de forma absolutamente atómica e isolada, etc... só dói dessa vez!

Depois, para cada site, o tempo de implementação baixa drasticamente, mesmo que tenhas de implementar canais completamente novos.

Um motor de fórum, ou de blog, já é outra conversa; aí, talvez seja preferível usar um já feito, desde que cumpra com os nossos requisitos. Preferencialmente, que não se afaste muito do nosso coding-style e/ou metodologias de trabalho ou que seja fácil de "desmontar" para ficar igual aos nossos métodos. Foi o que eu fiz ao Wordpress para o blog do meu site pessoal, pu-lo a trabalhar duma forma que não está prevista, e ficou com todas as funcionalidades "deles" que eu queria e com as "minhas" que eu exigia. E sem alterar código deles, para não atrofiar os updates.

Por isso, se é um fórum, acho melhor não te matares. Enquanto a base em si é relativamente fácil (basicamente são quatro ou cinco tabelas: utilizadores, ACL, salas, tópicos, postas), quando começares a entrar pelas minudências cansas-te depressa...

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
mjamado

Em primeiro lugar, qualquer coisa em PHP, quer queiram, quer não, é código aberto... A partir do momento em que instalas alguma coisa no teu site, tens o código à disposição. Pode é estar obfuscado de tal maneira que não percebas patavina sem muito tempo de estudo...

O Wordpress é motor de blog, com algumas (poucas) funcionalidades de CMS, não é de fórum. E, sim, é código aberto e gratuito. Também há motores de fórum assim: este onde corre o P@P é um deles, é um Simple Machines Forum, o (nódoa) PHP BB também... e deve haver mais.

E depois há os pagos. Pessoalmente, prefiro o vBulletin, da Jellsoft. Para mim, é o melhor motor de fórum que há, as licenças é que são puxadotas...

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Knitter

Não discutindo a parte de ser ou não vantajoso criar de raiz seja o que for, aproveito para tentar colocar uma clarificação.

Se por código aberto considerarem possibilidade de aceder ao código, então sim, em PHP é relativamente fácil ter acesso ao código, desde que se tenha acesso aos ficheiros, mas não é exclusivo do PHP, em todas as linguagens é possível reverter o código compilado e obter o código fonte, no caso do PHP não costuma haver a compilação.

Se por código aberto se referem ao modelo de licenciamento, ou ao movimento, ou ao que geralmente se chama de Open Source, então é falso que em PHP o código seja aberto. O mesmo para outra linguagem qualquer, interpretada ou não.

O SMF é PHP, e não é Open Source nem Free Software, por muito acesso que tenhamos ao código não podemos fazer muito com ele e estamos presos a uma licença proprietária.

Acrescento também que ser Open Source ou Free Software não implica que seja gratuito.

Quanto ao tópico, já te deram boas dicas, começar a planear as funcionalidades que pretendes, estudar o que existe é também uma boa metodologia, conhecer as tecnologias que existam e que possam agilizar o desenvolvimento, por exemplo que frameworks PHP existem, alternativas no que toca a acessos a bases de dados, etc.

Vai ser difícil fazeres tudo bem à primeira, mas se o objectivo é aprender, então isso até é uma vantagem dado que podes ver a evolução do sistema, perceber melhor porque é que umas soluções funcionam e outras não, etc.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
mjamado
Se por código aberto considerarem possibilidade de aceder ao código, então sim, em PHP é relativamente fácil ter acesso ao código, desde que se tenha acesso aos ficheiros, mas não é exclusivo do PHP, em todas as linguagens é possível reverter o código compilado e obter o código fonte, no caso do PHP não costuma haver a compilação.

Quase todas. Noutras, é possível intuir o código fonte original, mas é impossível obtê-lo a partir da compilação. Mas, sim, estava a referir-me ao caso prático e não ao movimento e forma de licenciamento.

O SMF é PHP, e não é Open Source nem Free Software, por muito acesso que tenhamos ao código não podemos fazer muito com ele e estamos presos a uma licença proprietária.

O SMF é free software, pois. Não tem é uma licença das que são habituais no movimento open source (GPL ou LGPL), mas tem uma licença que te permite fazer o que te apetece ao código original, desde que nunca retires os créditos e não redistribuas.

Acrescento também que ser Open Source ou Free Software não implica que seja gratuito.

Free software, desculpa lá, mas é exactamente isso. Nem todo o open source é gratuito, assim como nem todo o free software é open source, mas é sempre gratuito (está lá mesmo no nome).

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Knitter

O Free que aparece no nome é de Livre, não de gratuito, "free as in speech not as in beer". Livre implica o respeito pelas liberdades de utilizar, estudar, modificar e distribuir se restrições, liberdades essas que o SMF claramente não respeita, apesar de ser gratuito.

E na prática, todo o Free Software será de código aberto, porque sem o código não é possível garantir as liberdades.

Talvez estejas a confundir com FreeWare, onde aí sim, o software é gratuito, embora não seja livre.

Podes confirmar na página da Wikipedia, http://en.wikipedia.org/wiki/Free_software ou na página da FSF, http://www.gnu.org/philosophy/free-sw.html

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
mjamado
"free as in speech not as in beer".

:P

OK, terminologias. Seja como for, ou se tem outro conceito de free software (como em free beer), ou então não se pode usar na mesma frase que open source: tal como indicam na página da FSF, não é a mesma coisa (e vão ao ponto de dizer que open-source falha completamente a ideia).

Para mim, open source é uma coisa e free software é outra, como em free beer; mas vou passar a ter mais cuidado e arranjar outro termo para o definir.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.