Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

Ruben_Barbosa

BD em Java

Mensagens Recomendadas

Ruben_Barbosa

Boas pessoal

Gostava de saber como criar um BD em java com ACCESS.

Na net vejo mt com ^SQL mas gostaria de saber com access.

Se alguem souber fico agradecido :D .

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Knitter

Não sei bem até que ponto queres criar a base de dados, uma base de dados access precisa do MS Access para criar o ficheiro que representa a base de dados. Depois de teres o ficheiro vais precisar de um driver JDBC para efectuares ligações a esse ficheiro.

O Access é mesmo necessário? Não poderá ser um motor diferente? É que suporte para bases de dados desse tipo não é o melhor, se não me engano nem sequer tens drivers que comuniquem directamente mas sim através de uma ponto ODBC, que obriga a configurações em cada computador onde a aplicação tem de ser executada.

Existem outros motores de bases de dados que podem ser melhores, se tiveres a oportunidade de não usar Access.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Knitter

Um bom ponto de partida para começares a usar acesso a bases de dados em Java é seguindo o tutorial da Sun, http://java.sun.com/docs/books/tutorial/jdbc/index.html

O acesso a bases de dados relacionais é feito através de JDBC, é o nome da tecnologia, se procurares por esse termo irás encontrar imensa documentação.

Para motores de bases de dados podes usar MySQL, MS SQL Server, Postgres, etc. Se pretenderes uma base de dados que fique num pequeno ficheiro, HSQLDB pode ser uma boa opção.

Dependendo do que queres fazer, em alternativa a uma BD relacional, poderás considerar uma base de dados para objectos, por exemplo o DB4O.

As opções são muitas, depende do que queres fazer.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Ruben_Barbosa

Ty :P

Basicamente tas a dizer-me para usar SQL :) e eu até gosto mais sem duvida :D .

EU so tinha era curiosidade acerca do Access.

Por exemplo em VB.NET e VB.2008 tens um site mt bom para ligacao a BD é o connectionstring.

Mas sendo assim uso sql :P

ty :)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Knitter

Estou a dizer-te que depende muito do que queres fazer.

VB, nas suas mais variadas versões, é uma tecnologia da Microsoft e naturalmente funciona bem com outras tecnologias Microsoft. Java, além de não ser uma tecnologia Microsoft, no caso de bases de dados, depende do fabricante do motor para ter acesso à BD. Para todos os motores relacionais, é o fabricante do motor que tem de fornecer um driver JDBC, e no caso do Access, a última vez que procurei, a Microsoft não tinha fornecido nenhum.

Já agora, SQL é uma linguagem, em MS Access também usas SQL, não conheço motor de bases de dados relacionais que não faça uso de SQL.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.