Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

kgtspn

[Ajuda] Prova de Aptidão Profissional

Mensagens Recomendadas

kgtspn

Boas pessoal, eu estou no ultimo ano de um curso profissional de informática - TGPSI (que no fundo é uma fachada, pois conhecimentos que era bom nada) e tenho de desenvolver um projecto de aptidão profissional.

Propus fazer um software de gestão interna + website de um stand de automóveis.

Tenciono fazer o software de gestão interna em Access 2007, tirando partido da base de dados e criando uns formulários, pesquisas, macros, etc para criar o tal software de gestão interna

Feita esta primeira parte pensava em ligar o website directamente à base de dados do access 2007, e no site permitir apresentar os registos da base de dados, consultas por preço, ano, etc. No fundo similar aos site de stand da net,  ex http://auto.sapo.pt/

Pedia-vos a vossa opinião se isto é viavel, pois apesar de estar a acabar um curso profissional e ser dos melhores da turma (não é para me gabar, mas para perceberem a situação) , os conhecimentos não são muitos, o meu curso é uma autentica fachada, mas prontos.

Acham isto viável?

Como ligo a base de dados do access 2007 a um website?

Se tiverem algumas ideias para o projecto, digam se faz favor, ou algum site, ferramenta útil

Desde já obrigado, comprimentos pessoal

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
kgtspn

Sim, posso dizer que sim!

visto que os parte dos profs, ainda por cima das disciplinas técnicas chegam à sala de aula e passam a aula  toda em frente ao pc deles na bwin ou em site de acções, e às vezes, vá la, dão-se ao trabalho de nos mandar fazer um trabalho qualquer para nos entreter

Dar matéria que era bom nem por isso, só no primeiro ano e meio do curso, e porque eram outros profs.

Cumprimentos

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
bioshock

Creio que não podes utilizar essa base de dados para os fins que queres.

Tens de utilizar por ex: MySQL, para ligar ao website & software.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Localhost

Sim, posso dizer que sim!

visto que os parte dos profs, ainda por cima das disciplinas técnicas chegam à sala de aula e passam a aula  toda em frente ao pc deles na bwin ou em site de acções, e às vezes, vá la, dão-se ao trabalho de nos mandar fazer um trabalho qualquer para nos entreter

Dar matéria que era bom nem por isso, só no primeiro ano e meio do curso, e porque eram outros profs.

Cumprimentos

E não aprendeste nada? Estas coisas revoltam-me :bored:

here since 2009

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
diogopuskas

Boas pessoal, eu estou no ultimo ano de um curso profissional de informática - TGPSI (que no fundo é uma fachada, pois conhecimentos que era bom nada) e tenho de desenvolver um projecto de aptidão profissional.

Propus fazer um software de gestão interna + website de um stand de automóveis.

Tenciono fazer o software de gestão interna em Access 2007, tirando partido da base de dados e criando uns formulários, pesquisas, macros, etc para criar o tal software de gestão interna

Feita esta primeira parte pensava em ligar o website directamente à base de dados do access 2007, e no site permitir apresentar os registos da base de dados, consultas por preço, ano, etc. No fundo similar aos site de stand da net,  ex http://auto.sapo.pt/

Pedia-vos a vossa opinião se isto é viavel, pois apesar de estar a acabar um curso profissional e ser dos melhores da turma (não é para me gabar, mas para perceberem a situação) , os conhecimentos não são muitos, o meu curso é uma autentica fachada, mas prontos.

Acham isto viável?

Como ligo a base de dados do access 2007 a um website?

Se tiverem algumas ideias para o projecto, digam se faz favor, ou algum site, ferramenta útil

Desde já obrigado, comprimentos pessoal

Bem, vais precisar de conhecimentos em html e css para fazer a pagina web e o design, javascript para filtros, base de dados (mysql) e php para fazer a ligação entre a bd e a pagina web.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
kgtspn

E não aprendeste nada? Estas coisas revoltam-me :bored:

De um curso profissional, com a duração de 3 anos (acaba em fins de Junho), posso dizer (infelizmente) que aprendi apenas C e as sintaxes básicas de Visual Basic 6. Refiro-me à componente técnica do curso, pois com as disciplinas comuns (português, matemática, físico química, inglês, etc) tive mais sorte e adquiri alguns conhecimentos, não como seria suposto, mas prontos....

É pena é saber, que alunos de outras escolas com outros professores, tiveram um ensino totalmente diferente, e ainda bem pra eles. Tenho amigos que frequentaram cursos profissionais, também de nível 3 (3 anos), embora de outras áreas, que pertencem ao quadro de "boas" empresas, e um deles tem empresa própria.

Cumprimentos

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
kgtspn

Bem, vais precisar de conhecimentos em html e css para fazer a pagina web e o design, javascript para filtros, base de dados (mysql) e php para fazer a ligação entre a bd e a pagina web.

Obrigado, muito obrigado!

Bom, tenho muito a aprender!!!

O que tenciono fazer, pela vossa experiência, demora muito tempo a fazer??

A apresentação da prova será em Junho, e o tempo preocupa-me!!!!

É possível utilizar algum tipo de template como base, para o projecto, pelo menos para o website?

Pois conhecimentos zero, e tempo a contra-relógio.

Aconselham-me, indicam-me algum tutorial, ferramentas, site exemplo?

Cumprimentos

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Cynary

Para aprenderes html, css, SQL e Javascript, aconselho-te:

http://w3schools.com/

PHP, têm algumas bases, mas como conheces C, safas-te, já que têm muito em comum em termos de sintaxe e funções.

Depois, é usares a tua imaginação para criares o código :)

Boa sorte ... tens pouco tempo, mas se te esforçares, consegues.

PS: Como vais usar MySQL, uma boa opção, seria fazeres o software de gestão com base em HTML/CSS/Javascript/PHP também, no site (uma área separada para Admin).

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
mribeiro

Realmente PHP aqui será o melhor... Podia-te aconselhar Aspx.net mas se calhar nao tens conhecimentos disso ainda.

Posso-te dizer que provavelmente não vais conseguir fazer um site como o do Sapo (não te quero deitar abaixo, apenas assentar-te com os pés na terra).

Em termos de linguagens, como já disseram, HTML / CSS / JavaScript / PHP e para BD tens o MySQL.

Pessoalmente uso o Appserv quando faço desenvolvimento neste campo (é uma solução com servidor PHP e MySQL) e para (alguma) depuraçao de JavaScript aconselho-te a barra WebDeveloper para o Firefox (acho que podes encontrar nos add-ons)

Em relação à PAP em si, eu fiz PAT (Tecnológica ao invés de profissional) e é algo que se faz bem, o importante é não stressares e pesquisares MUITO quando insistentemente queres fazer algo.

Bom trabalho e mãos à obra!

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
helt

Com o tempo que tens para fazer isso, talvez seja melhor ires ao opensourcecms.org, sacas um cms daqueles light. Usas as categorias para fazeres as marcas e metes lá um artigo pra cada carro, fazes pra aí uns 30 ou 40 carros, deve chegar...

Se achares necessário, tiras fora alguma referência visivel ao nome do cms, e os teus profs, se forem como descreveste, nem vão dar por ela.

Desta maneira tens isso pronto em dois dias. Após teres entregue o trabalho, podes começar calmamente a estudar o que precisas.

––––•(-• [ ђєlt ] •-)•––––

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
M6

Creio que não podes utilizar essa base de dados para os fins que queres.

Tens de utilizar por ex: MySQL, para ligar ao website & software.

Não é verdade.

Podes usar a BD que quiseres, incluindo o Access, para ligar a qualquer tipo de sw, seja desktop ou web, desde que haja conector, que neste caso há.

Agora, o Access é que como "base de dados" não é grande coisa, é mais um brinquedo do que outra coisa.

Se vais usar tecnologias Microsoft, aconselho o SQL Server, caso contrário vais bem servido com MySQL.

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
kgtspn

Obrigado, muito obrigado a todos pela vossa ajuda!!!

Já reformulei a proposta de aptidão profissional, para uma coisa mais simples e possivel, pelo menos com os conhecimentos que tenho por agora.

Para nem que seja no fim, ter pelo menos algo pronto, fiável e funcional a entregar!!!

E também, porque o tempo escasseia-se a tempo recorde, tenho de ter tudo pronto na ultima semana de Maio!!!

Cumprimentos & Muito obrigado a todos pela ajuda!

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.