Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

portofino

scanner codigo de barras para mysql

Mensagens Recomendadas

portofino

Viva!

Estou num projecto em que necessito de ler com um scanner de codigo de barras os produtos que existem numa loja fisica e colocar na loja online que está a ser desenvolvida em php+mysql. A minha questão aqui é o que retorna da leitura do codigo de barras. Um código certo ? Com esse codigo tenho de o verificar NOUTRA bdados existente para extrair o resto da informacao e inserir no mysql, certo ?

Cumprimentos

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
falco

Utilizares pontuação correcta no texto, ajudaria imenso a compreender o teu texto...

O que percebi do teu texto é que tas a fazer algo em php e mysql, que envolve ler códigos de barras e há duas bases de dados. Não percebi que bases de dados são estas, nem o que é que a tua pergunta tem a ver com bases de dados... Parece mais ter a ver com arquitectura de sistemas....

Recomendo que re-escrevas o teu post, com mais calma e a chamar as coisas pelos nomes.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
portofino

Viva!

Entendo que não tenhas compreendido e talvez me tenha explicado mal, mas o texto que escrevi está correcto a nível de pontuação.

Vou tentar explicar de outra forma.

Tenho uma loja com produtos físicos. Todos os produtos têm códigos de barras. O meu objectivo é ler os produtos pelo código de barras (usando um scanner), e introduzir a informação que recolher numa base de dados mysql, para vender online. A minha questão é - e neste ponto tens toda a razão visto tratar-se de outro matéria- que informação contém um código de barras, após ser descodificado. Devolve-nos um número ? Ou devolve-nos mais do que isso ?

Por exemplo numa farmácia, ou numa livraria, se o código de barras me retornar um número, tenho que ter acesso a uma base de dados (externa/mundial/nacional/ não sei) onde possa fazer um query sobre esse id, para ir buscar o resto da informação, como por exemplo o nome do medicamento/livro e a marca medicamento/livro, etc... Certo ?

Cumprimentos

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
mjamado

O código de barras (em qualquer uma das codificações, que há várias: EAN13 e UPC são as mais comuns, EAN8 é muito usado nos maços de tabaco e depois há outras menos usadas, como EAN5, GS1-128, etc.) é apenas um número. Não há nenhuma base de dados centralizada que possas consultar.

No EAN13, que é o mais comum, os primeiros três dígitos são reservados para o código do país de fabrico (Portugal é 560), mas nem sempre. Os 9 dígitos seguintes servem para identificar a empresa e o produto. Não há uma divisão clara, pelo simples facto de empresas com muitos produtos precisarem de mais dígitos para os mesmo, e menos para a sua identificação, acontecendo o contrário com empresas com poucos produtos. Finalmente, o último dígito é de controlo.

Como falaste nos livros, vou-te alertar: isso é um caso distinto! Embora possam ter um EAN13 (ou outro) com as mesmas regras (país / empresa / produto / check digit), a maioria deles tem um EAN13 codificado a partir do ISBN. Nesse caso, o prefixo é sempre 978, que identifica este tipo de codificação (não há nenhum país com o código 978), depois o ISBN e o check digit no final.

O que a maior parte das empresas fazem, ao nível de arquitectura do sistema, é terem códigos internos próprios e sequenciais. Por exemplo, nas lojas Jumbo e Pão de Açucar é um código com 6 números (quando tiveres oportunidade, repara nas etiquetas de preço, tem o EAN13 e depois um código com 6 números e uma data). Esse código corresponde a um produto em concreto, podendo ter vários códigos EAN13 (ou de outra codificação) associados a esse registo de produto. Sim, podem existir vários códigos EAN13 para o mesmo produto - basta que sejam fabricados em países diferentes, ou que um traga uma oferta duma porcaria qualquer, ou até mesmo que a embalagem seja em blister ou em caixa.

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.