Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

kazzx

Combobox readonly??

Mensagens Recomendadas

kazzx

pessoal há aqui uma merdice que me dá a volta à cabeça mas que tenho de a fazer..

sabem aquela propriedade associada por exemplo às textbox's que é o readonly ?

eu queria associar  essa propriedade ou uma que faça a mesma coisa a uma combobox, como faço ?

cumps :thumbsup:

ps: não pode ser a propriedade enabled

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
ribeiro55

Queres fazer com que a Combo não aceite keystrokes?

Private Sub ComboBox1_KeyPress(ByVal sender As Object, ByVal e As System.Windows.Forms.KeyPressEventArgs) Handles ComboBox1.KeyPress
        e.Handled = True
    End Sub

Sérgio Ribeiro

"Great coders aren't born. They're compiled and released"
"Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips"

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
kazzx

tipo, não era bem isso ..

por exemplo, quando colocas o readonly a true numa textbox a informação que lá estiver é bem mais visível do que se aplicares a propriedade enabled a false ou mesmo a do handled, certo??

o que eu quero é mesmo isso, mas numa combobox.

já agora explico o porquê para me entenderes melhor.. eu tenho num datagridview nomes de pessoas e sempre que clicares no nome de determinada pessoa (na célula) as informações todas sobre essa pessoa aparecem em caixas de texto que estão com o readonly a true. estás a perceber a ideia?

e eu queria fazer isso com uma combobox e não consigo.

pois quem me pediu esta pequena aplicação tem um pouco de dificuldade em ver e se eu colocar a propriedade do handled como disseste vai-se tornar pouco visível.. e é tudo :P

cumps  :P

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
ribeiro55

Como pouco visível?

O handled só evita que seja o próprio controlo a lidar com os keystrokes.

Fica à mesma preto no branco, seleccionável e tudo. Só não aceita keystrokes.

Queres evitar que se possa abrir a combo é isso? Então usa uma textbox, porque não há vantagem nenhuma em usares uma combo :)

Posso não estar a perceber bem o que tu queres: em que situação precisas que uma combobox apenas apresente um valor não sendo possível recorrer ao dropdown?

Sérgio Ribeiro

"Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips"

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
kazzx

tipo neste caso posso usar uma textbox e é o que estou a fazer.

isso da combo era para permitir apenas a escolha de dois únicos campos, entendes?

era para ficar uma coisa mais apresentável, só isso.

cumps, :thumbsup:

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
ribeiro55

Então, voltamos ao e.Handled=True no Keypress.

Podes seleccionar items mas não consegues escrever nem apagar nada.

Sérgio Ribeiro

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
mekanis

pessoal há aqui uma merdice que me dá a volta à cabeça mas que tenho de a fazer..

sabem aquela propriedade associada por exemplo às textbox's que é o readonly ?

eu queria associar  essa propriedade ou uma que faça a mesma coisa a uma combobox, como faço ?

cumps :thumbsup:

ps: não pode ser a propriedade enabled

Boas kazzx,

Há uma propriedade na combobox que talvez te agrade, chama-se DropDownList e se meteres em DropDownList fica do género ReadOnly que procuras, podes também mexer no FlatStyle

Cumpz

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.