Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

M6

Does HTML5 Really Beat Flash?

Mensagens Recomendadas

M6

Um artigo bastante interessante sobre o Flash, o HTML5, a Adobe e a Apple.

Está claro, há muito tempo, que a Apple não quer suportar o Flash por razões de negócio:  http://www.nytimes.com/external/readwriteweb/2010/03/10/10readwriteweb-does-html5-really-beat-flash-the-surprising-81090.html

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Gooden

Não sei não... o HTML5 está em grande forma... a grande preocupação aqui é o mozilla Firefox... porque li numa revista que para o mozilla suportar tem que pagar 5 milhões.... e disseram que assim o project não tem rendimentos.... o problema é que o Youtube já está a atacar para o Html5 codec de video H.264  e a mozzila se não der a sola vai perder milhares de utilizadores... Isto porque como é óbvio o youtube é um dos sites mais visitados em todo mundo....

Tirado do site da mozilla

The HTML5 standard specifies the video tag, but does not specify the codec. Youtube is using the H.264 codec, which is a patented technology, meaning that it is illegal to use without paying license fees. Google and Apple pay a very large annual fee to be able to use H.264 decoding in their browsers.

Mozilla believes in a free and open web, and that reliance on patent-encumbered formats limits development and creativity to people who can afford the licensing. For example, if you were to put H.264 video on your website without licensing the codec, the H.264 patent holders could sue you for damages.

For more information, see shaver » HTML5 video and codecs.

http://support.mozilla.com/pt-BR/kb/Youtube+HTML5+does+not+work+in+Firefox

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
falco
a grande preocupação aqui é o mozilla Firefox... porque li numa revista que para o mozilla suportar tem que pagar 5 milhões.... e disseram que assim o project não tem rendimentos....

Ou leste mal, ou a revista disse mal.

Em primeiro lugar a questão aqui não é o Firefox, mas todos os browsers licenciados como Software Livre e todos os browsers proprietários criados por amadores, ou pequenas empresas.

Em segundo lugar a Mozilla Corporation (a empresas que gere o Firefox para a Mozilla Foundation) tem lucros muito superiores a 5 milhões de dollares (em 2007 foram mais de 75 milhões e agora são certamente mais)...

Em terceiro lugar o licenciamento do h.264 não é de 5 milhões... É um valor muito maior e está indexado ao número de cópias do software distribuído.

A questão real é que o licenciamento do codec h.264 é incompatível com o Software Livre (por exigir controlo sobre a distribuição e re-distribuição entre outras coisas) e insuportável para pequenas empresas de software proprietário bem como para pequenos criadores e distribuidores de conteúdos.

Eis a explicação da Mozilla para o facto de não licenciar o h.264:

http://shaver.off.net/diary/2010/01/23/html5-video-and-codecs/

o problema é que o Youtube já está a atacar para o Html5 codec de video H.264  e a mozzila se não der a sola vai perder milhares de utilizadores... Isto porque como é óbvio o youtube é um dos sites mais visitados em todo mundo....

O HTML5 não tem nenhum codec definido. O Youtube é um peso pesado mas acredito que não chega.

Quanto aos benchmarks do tópico, para mim são irrelevantes. Vou usar HTML5 porque vai ser um standard livre e por isso respeitador da minha liberdade de escolha e da liberdade de escolha dos outros e continuarei a utilizar o Firefox que só irá suportar codecs livres no HTML5 precisamente porque o h.264 é incompatível com a minha liberdade e com a necessidade que sinto de respeitar a liberdade dos outros.

Este caso é mais um bom exemplo de como as patentes de software podem ser prejudiciais ao direito de autor, pois aqui o problema são as licenças de patentes do h.264, que fazem com que relativamente a este aspecto em particular e a respeito deste assunto específico, o licenciamento de direito de autor do chrome que confere liberdade aos utilizadores (pois é Software Livre) seja essencialmente irrelevante.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Rui Carlos

Um artigo bastante interessante sobre o Flash, o HTML5, a Adobe e a Apple.

Está claro, há muito tempo, que a Apple não quer suportar o Flash por razões de negócio:  http://www.nytimes.com/external/readwriteweb/2010/03/10/10readwriteweb-does-html5-really-beat-flash-the-surprising-81090.html

Também está claro que a Adobe não está preocupada com a eficiência (e com a qualidade em geral) do Flash em SOs que não o windows "por razões de negócio"...

Ainda bem que a Apple está a contribuir para que não se use Flash, e parece que até está a dar alguns resultados.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Rui Carlos

Não sei porque é que dizes isso. O Flash pode ser muito útil quando bem usado e bem programado.

Digo isto porque: em +90% das situações que vejo o Flash ser usado, este não adiciona nenhuma funcionalidade ao site; em +80% nem sequer adiciona nada de mais em termos de visual. Por outro lado, aumenta a utilização do processador (com consequências na duração da bateria e no ruído), e reduz a usabilidade (e nem falo na usabilidade para pessoas com limitações, falo mesmo de funcionalidades dos browsers que se perdem).

E obviamente que nas situações em que o Flash é mesmo necessário, não vão deixar de o usar só porque a Apple não o suporta. Mas pelo menos algumas pessoas vão começar a pensar se realmente precisam de Flash antes de o usarem, e isso parece-me extremamente positivo.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
scorch

Numa parte concordo contigo. O Flash não deve ser usado para fazer sites, e isto porque retira muito em usabilidade, nomeadamente como referiste em pessoas com necessidades especiais. Mas, entrando em exemplos mais concretos, é muito mais fácil fazer uma timeline em flash do que JavaScript, ou até Jogos Web-Based, mas digo jogos com gráficos minimamente "aceitáveis". Ou até para aplicações Web. Para sites, só deita a perder. Agora, não acho que o flash deva deixar de ser usado.

scorch_pp.png

PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
mAiN_iNfEcTiOn

E esqueceram-se de uma coisa muito porreira... É que o Flash para SEO é uma porcaria... :P Experimentem lá indexar as várias áreas de um (único) flash site (ainda que dinâmico) no Google? Complicado hum?

Btw, agora até se desenvolve Game Engines para Javascript :| Topem: http://gamequery.onaluf.org/

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
falco
Não sei porque é que dizes isso. O Flash pode ser muito útil quando bem usado e bem programado.

Porque é uma tecnologia proprietária controlada por uma empresa. E que defende os seus interesses comerciais, e não o ecosistema da WWW.

Porque é uma tecnologia prejudicial à universalidade de acesso (quer em termos de usabilidade, quer em termos de acessibilidade quer de diversidade de plataformas cliente).

Porque é prejudicial ao SEO.

Não percebes porque és tecnocrata, não percebes que na vida não são só os aspectos puramente técnicos que contam. Não percebes que a tecnologia só serve para servir a humanidade e que se prejudica uma boa parte da humanidade então, não serve.

E obviamente que nas situações em que o Flash é mesmo necessário, não vão deixar de o usar só porque a Apple não o suporta

Não é só a Apple... E mesmo no caso dos produtos da Apple que não têm flash, o problema não é a Apple, mas sim as pessoas que usam esses produtos.

Mas, entrando em exemplos mais concretos, é muito mais fácil fazer uma timeline em flash do que JavaScript,

Isso é uma questão extremamente subjectiva e que está ligada às ferramentas de desenvolvimento e não ao formato. Se te derem uma ferramenta de desenvolvimento para js+html+css+svg+smil com uma interface igual à do ide do adobe flash, o teu argumento deixa de fazer sentido (e não estou a dizer que concordo com o teu argumento tendo em conta a situação actual, nem a deixar de concordar). Não confundas estas duas coisas diferentes o formato de dados e as ferramentas.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Hipnoted

Realmente às vezes gosto de ver algumas opiniões que acreditam que o HTML5 vai "matar" o flash.

Outros continuam com a campanha contra a tecnologia e mostram o desconhecimento que têm mas nem é disso que vou falar.

Para além de sites, onde reconheço que o flash tem alguns, repito, alguns senãos, a tecnologia é usada amplamente nas aplicações Web e agora também em Desktop com o AIR (E dentro de pouco para mobile). Às vezes parece que as outras tecnologias não têm problemas....

Mais, dá-me vontade de rir ouvir dizer que o HTML5 é mais que suficiente, quando na realidade faz o que o flash fazia há uma dezena de anos sensivelmente. Acredito que possam ser feitas implementações e desenvolvidas frameworks juntamente com Javascript que levem alguns a pensar nisso mas e a performance?

Outra coisa, a Apple dá tiros no próprio pé e tem atitudes muito piores que a mais que criticada Microsoft, um exemplo disso é esta questão Apple<>Flash. Se tinha dúvidas em comprar produtos Apple agora fiquei sem elas. Apesar de reconhecer algum valor aos seus produtos recuso-me a comprar produtos de uma empresa que tenta deliberadamente impor isto que a Apple tenta impor.

"Nunca discutas com um idiota. Eles arrastam-te até ao seu nível e depois ganham-te em experiência"

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
scorch

Concordo perfeitamente com o Hipnoted. Afinal criticaram tanto a Microsoft de manipular o mercado dos browsers "impingindo"aos utilizadores o IE no SEU SO, mas nem criticam a Apple por não suportar Flash, que é completamente o contrário, e na minha opinião, pior.

scorch_pp.png

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Rui Carlos

Concordo perfeitamente com o Hipnoted. Afinal criticaram tanto a Microsoft de manipular o mercado dos browsers "impingindo"aos utilizadores o IE no SEU SO, mas nem criticam a Apple por não suportar Flash, que é completamente o contrário, e na minha opinião, pior.

Não estou bem a ver o que é que a Apple não suportar Flash tem a ver com impingir um produto. Podias falar da Apple impingir a App Store, de impingir o seu hardware, etc., agora não suportar Flash? Mas há algum SO que suporte tudo?

No caso do Flash, há ainda um pormenor importante a referir, que é a qualidade do Flash que existe para MacOSX (e Linux, ou basicamente qualquer plataforma não windows)... A Adobe nunca se preocupou muito com o desempenho do Flash em MacOSX (eu nem consigo ver um video em Flash no meu antigo portátil, que tem 4 anos), por isso, parece-me perfeitamente natural a atitude da Apple em tentar promover tecnologias em que não fica dependente de terceiros para satisfazer os seus clientes.

Para além de sites, onde reconheço que o flash tem alguns, repito, alguns senãos, a tecnologia é usada amplamente nas aplicações Web e agora também em Desktop com o AIR (E dentro de pouco para mobile). Às vezes parece que as outras tecnologias não têm problemas....

Mais, dá-me vontade de rir ouvir dizer que o HTML5 é mais que suficiente, quando na realidade faz o que o flash fazia há uma dezena de anos sensivelmente. Acredito que possam ser feitas implementações e desenvolvidas frameworks juntamente com Javascript que levem alguns a pensar nisso mas e a performance?

Outra coisa, a Apple dá tiros no próprio pé e tem atitudes muito piores que a mais que criticada Microsoft, um exemplo disso é esta questão Apple<>Flash. Se tinha dúvidas em comprar produtos Apple agora fiquei sem elas. Apesar de reconhecer algum valor aos seus produtos recuso-me a comprar produtos de uma empresa que tenta deliberadamente impor isto que a Apple tenta impor.

Explica-me em que é que esta atitude é muito pior do que as atitudes da MS (já agora, a que atitudes te referes)? Não suportar uma tecnologia em particular?

Depois, como acabei de referir, o desempenho do Flash em MacOSX (e em Linux parece-me que não é muito diferente) é miserável! E não me venham dizer que a culpa é da falta de acesso ao GPU, porque os problemas de desempenho são bem anteriores a tal.

Como também já referi, há muitas razões para criticar a Apple (e já referi algumas), mas este não me parece uma delas.

Quanto ao desempenho do JavaScript, será pior que o desempenho do Flash fora do windows?

Por último, eu referia-me à utilização do Flash para a web, onde há certos requisitos que acho que as aplicações deve cumprir, que é complicado de alcançar com o Flash, e onde os conteúdos em Flash não disponibilizam algumas funcionalidades do browser que as páginas normais disponibilizam. Para aplicações desktop, não tenho nada contra a utilização do Flash.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
scorch

Não estou bem a ver o que é que a Apple não suportar Flash tem a ver com impingir um produto. Podias falar da Apple impingir a App Store, de impingir o seu hardware, etc., agora não suportar Flash? Mas há algum SO que suporte tudo?

No caso do Flash, há ainda um pormenor importante a referir, que é a qualidade do Flash que existe para MacOSX (e Linux, ou basicamente qualquer plataforma não windows)... A Adobe nunca se preocupou muito com o desempenho do Flash em MacOSX (eu nem consigo ver um video em Flash no meu antigo portátil, que tem 4 anos), por isso, parece-me perfeitamente natural a atitude da Apple em tentar promover tecnologias em que não fica dependente de terceiros para satisfazer os seus clientes.

Explica-me em que é que esta atitude é muito pior do que as atitudes da MS (já agora, a que atitudes te referes)? Não suportar uma tecnologia em particular?

Eu estava-me a referir que se criticou a Microsoft por manipular o mercado dos browsers colocando num SO que é SEU o SEU browser. Então também deviam criticar a Apple que esta a tentar que não se use o Flash, ao não suporta-lo. Ou se criticam todos, ou não se criticam nenhuns. A Apple está no seu direito de não suportar o flash, mas então a MS também estava ao colocar o IE como browser principal.

scorch_pp.png

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Rui Carlos

Eu estava-me a referir que se criticou a Microsoft por manipular o mercado dos browsers colocando num SO que é SEU o SEU browser. Então também deviam criticar a Apple que esta a tentar que não se use o Flash, ao não suporta-lo. Ou se criticam todos, ou não se criticam nenhuns. A Apple está no seu direito de não suportar o flash, mas então a MS também estava ao colocar o IE como browser principal.

A MS estava a tentar beneficiar uma solução sua (IE) em detrimento das outras dos concurrentes. A MS têm uma posição dominante no mercado dos PC que interessam ao caso (que usam browsers regularmente).

A Apple não está a tentar beneficiar uma solução sua (o HTML, JavaScript e afins não são da Apple, são tecnologias abertas). A Apple não tem uma posição dominante no mercado em que está a ser acusada de não dar acesso ao Flash (dispositivos móveis).

Há duas condições que fazem com que se possa acusar a MS de abuso de posição dominante, e nenhuma dessa condições se verifica no caso da Apple. Haverá semelhanças entre o que a Apple faz e o que a MS faz? Talvez. São os pontos em que há semelhanças aqueles que fizeram com que a MS tivesse problemas com a justiça? Não me parece, caso contrário a Apple também os teria (e está a ter noutras áreas, como a AppStore e os critérios de aceitação de novas aplicações, por isso não digam que é só por ser a Apple que não tem problemas). É claro que não é o facto da Apple não ter problemas com a justiça que uma determinada atitude sua deixa de ser criticável. Da minha parte, que tive que aguentar com a porcaria do desempenho do Flash ao longo dos últimos anos, parece-me perfeitamente normal o que a Apple está a fazer.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
scorch

Então se a Microsoft decidi-se não suportar o Firefox, o Safari, o Opera, etc... não estaria a beneficiar uma solução sua. Ou seja, estaria a fazer o que é certo? Na minha opinião, não.

Eu não acho que ter uma posição dominante altere as responsabilidades de cada um, porque cada um usa o que quer. Se muitas pessoas querem Windows, paciência. E o que tu dizes não tem sentido porque a Microsoft não impedia ninguém de usar outro browser, apenas trazia o seu por defeito. Sou completamente a favor.

E será que a Apple não suporta o Flash só porque ele tem um péssimo desempenho em Macs??

http://www.wired.com/gadgetlab/2008/11/adobe-flash-on/

scorch_pp.png

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
mjamado
A Apple não tem uma posição dominante no mercado em que está a ser acusada de não dar acesso ao Flash (dispositivos móveis).

Ora, é preciso ser-se um bocadinho inocente...  😎 O problema da Apple com o Flash não é a performance - isso tinha bom remédio, disponibilizando a API de vídeo, tal como a Adobe está fartinha de pedir; o problema deles é o Youtube vs. iTunes...

Por mim, podem ir todos lamber sabão... Tinham que me pagar para andar com material da Apple; mas que é chunga para os seus clientes habituais, é.

P.S.: o post anterior a este tem um link para um artigo da Wired ainda mais vasto do que o que eu disse. Check it out.

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
scorch

Exacto.

E não só.  E não só. Assim seria possível fazer aplicações para IPhone só usando Flash, e lá se ia a AppStore. :smoke:

scorch_pp.png

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
yoda

Costumo ter no PC aberto o FM 2010, Photoshop CS4, Illustrator CS4, e mais uns programas tipo filezilla, notepad++, player de musica, etc .. E corre tudo bem. Se abro um joguito em flash no browser daqueles todos pipis do facebook, ui .. dispara logo o processador! (mesmo só com o browser aberto)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
scorch

LOL. Eu nunca disse a performance do Flash era excepcional, principalmente comparando com aplicações Desktop. Mas eu consigo ter o TankiOnline (para quem não sabe, jogo 3D Multiplayer em Flash) a correr, e não costuma ter breaks. É de notar que o meu computador não é nenhum super potente. :P (e isto não é ironia, é verdade)

scorch_pp.png

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Rui Carlos

Então se a Microsoft decidi-se não suportar o Firefox, o Safari, o Opera, etc... não estaria a beneficiar uma solução sua. Ou seja, estaria a fazer o que é certo? Na minha opinião, não.

Se a Microsoft decidisse não suportar o Firefox, o Safari, o Opera, etc. estaria a beneficiar a sua solução (o IE). A razão pela qual a Apple não está a beneficiar a sua solução, é o facto do HTML não ser da Apple (ou de qualquer outra empresa).

Mais, ao beneficiar a sua solução e ao não respeitar os standards obrigava o programadores a desenvolver sites optimizados para IE/windows, fazendo com que muitos sites só funcionassem se tivesses windows.

Não estou a ver onde é que a opção da Apple leva a algo semelhante, porque:

- como a Apple não tem posição dominante, nunca conseguirá exercer a mesma influência sobre os programadores (e é por causa disto que a posição dominante é relevante);

- mesmo que influenciasse, isso nunca obrigaria as outras pessoas a comprar iPods/iPads, pois o HTML é um standard aberto suportado por montes de produtos.

A MS vender o windows com o IE, por si só, não é um problema. Os efeitos a nível da concorrência da MS vender o windows com o IE é que podem ser um problema.

E será que a Apple não suporta o Flash só porque ele tem um péssimo desempenho em Macs??

http://www.wired.com/gadgetlab/2008/11/adobe-flash-on/

Provavelmente não é a única razão. Há muita especulação à cerca de quais os motivos da opção da Apple.

Mas para mim o desempenho (e a forma como a Adobe tem tratado os SOs não windows) é um motivo suficiente para não suportar o Flash.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Rui Carlos

Ora, é preciso ser-se um bocadinho inocente...  😎 O problema da Apple com o Flash não é a performance - isso tinha bom remédio, disponibilizando a API de vídeo, tal como a Adobe está fartinha de pedir; o problema deles é o Youtube vs. iTunes...

Por mim, podem ir todos lamber sabão... Tinham que me pagar para andar com material da Apple; mas que é chunga para os seus clientes habituais, é.

P.S.: o post anterior a este tem um link para um artigo da Wired ainda mais vasto do que o que eu disse. Check it out.

Lamento, mas há muito que o Youtube tem o vídeos de forma a que possam ser visualizados no iPhone. Aliás, até já tive um plugin para me carregar essa versão dos vídeos em vez da versão em flash no meu browser. E até saiu recentemente uma versão beta do youtube que usa HTML5. Por isso, esse teu argumento vai à vida.

Quanto ao dizeres que o problema do desempenho tinha bom remédio, como já referi antes, mesmo antes do Flash começar a usar APIs de vídeo, ou em máquina cuja gráfica não suporta essas APIs, o problema de desempenho mantém-se (desempenho em Mac/Linux é normalmente notoriamente pior do que em windows). Mas sim, até é um problema fácil de resolver, bastava a Adobe começar a gastar o mesmo tempo na optimização do plugin para plataformas Apple (e não só) que gasta na optimização de plugins para plataformas windows, e a Apple disponibilizar acesso à API de vídeo.

Quanto ao artigo da wired, há muita especulação sobre o assunto. Outros artigos sugerem outros motivos. Mas o motivo apresentado na wired sempre é mais plausível do que o do youtube.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
mjamado
Quanto ao artigo da wired, há muita especulação sobre o assunto. Outros artigos sugerem outros motivos. Mas o motivo apresentado na wired sempre é mais plausível do que o do youtube.

Eles falam no Hulu, eu falei no Youtube. A questão é exactamente a mesma.

Ah, o Youtube tem HTML5, que bom (por acaso, até é, que eu já experimentei). E que bom que é o iPhony suportar HTML5 e a sua tag <video>, não é?

Wrong! O codec usado pelo Youtube (H.263, se não estou em erro) não é suportado pelo iPhony. Nem pelo iPod Touch. Nem pelo iPad. Mas suporta perfeitamente os videos do iTunes, não sei se estás a ver...  :cheesygrin:

Abuso de posição dominante? Nããããooo...  :smoke:

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Rui Carlos

Eles falam no Hulu, eu falei no Youtube. A questão é exactamente a mesma.

Ah, o Youtube tem HTML5, que bom (por acaso, até é, que eu já experimentei). E que bom que é o iPhony suportar HTML5 e a sua tag <video>, não é?

Wrong! O codec usado pelo Youtube (H.263, se não estou em erro) não é suportado pelo iPhony. Nem pelo iPod Touch. Nem pelo iPad. Mas suporta perfeitamente os videos do iTunes, não sei se estás a ver...  :cheesygrin:

YouTube also offers H.264 videos which are used when viewing YouTube on the iPhone.

http://rentzsch.github.com/clicktoflash/

YouTube

Watch YouTube videos wherever you are. Log in to your YouTube account to save and sync bookmarks and rate your favorites. Find a video you like? Tap to share it with a friend.

http://www.apple.com/iphone/iphone-3gs/more-features.html

Ou ainda: http://www.apple.com/iphone/how-to/content/youtube/finding-and-viewing-videos.html#howto-finding-and-viewing-videos

Estou curioso para saber o que é que impedirá a visualização de vídeos do hulu...

Abuso de posição dominante? Nããããooo...  :smoke:

Para haver abuso de posição dominante, é precisar haver posição dominante primeiro... Qual é exactamente a cota de mercado da Apple nos dispositivos móveis? Deve ser para aí de 80%, ou pelo menos de 50%, não?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Hipnoted

Tu próprio enumeraste algumas (as mais leves) no teu post. Apple não gosta que usem outras tecnologias nos seus produtos, e tenta a todo o custo dificultar a implementação destas. Com esta atitude está a prejudicar os seus próprios clientes, mas isto era conversa para outro tópico... :P

Em relação ao desempenho Rui Carlos, é lógico que se a Apple ajudasse o flash era muito mais rápido, mas não vou falar de coisas que não sei, apenas falo pelo que ouço. Tal como disse, não uso produtos Apple nem quero usar enquanto a empresa não mudar de política.

Costumo ter no PC aberto o FM 2010, Photoshop CS4, Illustrator CS4, e mais uns programas tipo filezilla, notepad++, player de musica, etc .. E corre tudo bem. Se abro um joguito em flash no browser daqueles todos pipis do facebook, ui .. dispara logo o processador! (mesmo só com o browser aberto)

Esse exemplo é como comparar o preço de batatas e cenouras, em vez de comparares o preço de 2 marcas de batatas. :) O FM2010, Photoshop, Fireworks, etc gastam memória, lógico que não estão a processar dados como um filme processa, neste caso o flash.

É lógico que também depende do ficheiro flash, mas garanto-te (e tu sabes disso) que consegues arranjar aplicações que consumam tanto ou mais CPU como alguns ficheiros em Flash.

Processamento de memória != cpu.

"Nunca discutas com um idiota. Eles arrastam-te até ao seu nível e depois ganham-te em experiência"

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.