Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

VDSM

ajuda-if's

Mensagens Recomendadas

VDSM

Boas, estou a iniciar-me em C e estou com algumas dúvidas ao nivel de condições(if's, else's).

Alguém me podia ajudar?

Obrigado desde já, primeiro post btw.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
mjamado

Se disseres quais são as dúvidas, a malta tenta...  :ipool:

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Localhost

mjamado, não parece que essa seja a maneira de se tratar iniciantes :thumbsup:

VDSM, queres links, ou queres explicações aqui? Ou programas exemplo?

here since 2009

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
mjamado
VDSM, queres links, ou queres explicações aqui? Ou programas exemplo?

Qual é a diferença entre o meu "tratamento" e o teu?

Eu deixei o rapaz à vontade para expor as dúvidas, tu já estás a restringir as opções... :thumbsup: E se ele responder "todas as acima" ou "nenhuma delas"?

Realmente, vêm coisas onde elas não existem...  :hmm:

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
VDSM

O Localhost tem razão não sei bem o que perguntar se alguém me arranjar uns links e umas explicações agradeço.

Cumprimentos

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
mjamado

Ah, bom! Não tens uma dúvida em C em particular, estás a começar mesmo na programação, é isso?

Tens na WikiLivros um livro chamado Programar em C em português do Brasil; melhor que nada... A secção que te está a interessar neste momento é a que fala de controle de fluxo.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Localhost

VDSM, basicamente if's são condições. Ou seja, imagina que tu queres ver se uma variável é maior que outra no teu programa. Podes achar que isto nunca te vai servir para nada mas na verdade vai-te ser muito útil!

Vou-te dar um programa exemplo de como podes fazer o que te disse.

#include <stdio.h>

int main(void) {
  int var1 = 10;
  int var2 = 20;
  if(var1 > var2) {
    printf("Var1 é maior que var2\n");
  }
  if(var1 < var2) {
    printf("Var2 é maior que var1\n");
  }
  if(var1 == var2) {
    printf("Var1 e var2 são iguais\n");
  }
  return 0;
}

Ora bem, utilizei várias coisas no programa como operadores de comparação como maior, igual e menor. Este operadores permitem-te comparar algo a algo.

Maior → >

Menor → <

Igual → == (não confundas com o operador matemático, que é o de atribuição em C)

No entanto, podemos simplificar o programa, utilizando else's. Else basicamente é a contradição do if que o precede.

int var1 = 10;
int var2 = 20;
if(var1 > var2) {
  printf("Var1 é maior\n");
  return 0;
}
if(var1 < var2) {
  printf("Var2 é maior\n");
}else {
  printf("São iguais\n");
}

Neste caso o else vê se a condição anterior (que é verificar se var1 < var2) é verdadeira, se for não "executa" o else. Se não for vai para o else. Tenta perceber porque é que eu pûs um return 0 no primeiro if. Pûs porque o else só verifica da condição anterior. Ou seja, se não pusesse o return 0 e var1 > var2 ele ia pôr "Var1 é maior que var2" e ia pôr "São iguais".

Depois tens outros operadores como != (diferente).

Já me alonguei muito. Deixo-te aqui um link: Link útil

Espero que tenha ajudado.

Boa sorte e não desistas! ;)

here since 2009

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Localhost

Ah, bom! Não tens uma dúvida em C em particular, estás a começar mesmo na programação, é isso?

Tens na WikiLivros um livro chamado Programar em C em português do Brasil; melhor que nada... A secção que te está a interessar neste momento é a que fala de controle de fluxo.

mjamado, na minha explicação deixei exactamente o mesmo link ;)

here since 2009

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
mjamado

mjamado, na minha explicação deixei exactamente o mesmo link :D

WikiBooks rula!  ;)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.