Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

nokPT

Software de Gestão de Salários

Mensagens Recomendadas

nokPT

Titulo do Projecto: Salários

Última Versão: Versão 0.0.1 (Mar-2009)

Site Oficial: CSC - Energia e Automação, Lda (em desenvolvimento)

Screenshots: Screenshots

Descrição do Projecto:

Trata-se de um programa simples, de gestão de salários e impressão de recibos de vencimento dos funcionários e respectivas declarações e retenção de impostos (para a empresa) e descontos de IRS (para os funcionários), tem ainda como complemento uma parte relativa às rendas da empresa que é incorporada na parte de declaração de retenção de impostos.

Foi desenvolvido em VB.NET 2008 Express, o pacote de instalação tem todas as livrarias necessárias para funcionar, só é necessário a instalação (prévia ou não) de um servidor SQL (express) 2008 e configuração deste, o programa regista e cria a base de dados no servidor automaticamente.

Creio que o modo de funcionamento do programa é bastante simples e directo, de qualquer maneira, como é natural, aceitam-se críticas.

Download directo: Versão 0.0.1.2 x86 32 bits (com programas Microsoft para dependências SQL)

Download directo: Versão 0.0.1.2 x86 32 bits (sem programas Microsoft para dependências SQL)

Backup da base de dados: SQL 2008

Alterações entre versões: ChangeLog

Source-code: VB.NET 2008

(Nova actualização V0.0.1.2 em 24-Mar-2010)

Ricardo Timóteo

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
apocsantos

Boa tarde,

Está Simples mas eficiente. ;) Já pensas-te na possibilidade de fazer a integração com um sistema de ponto simples feito em VB, com utilização de leitores biométricos (fingerprint)? Seria uma opção interessante.

E claro tão "necessária" criação do ficheiro de Declarações de Rendimentos DRI, para depois poder ser validado e cifrado com o DRI que se encontra disponivel no site da Segurança Social?.

Cordiais cumprimentos

António Santos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
nokPT

Relativamente à parte de controlo do ponto, nunca pensei nisso.

A parte de Declaração de Rendimentos DRI, inicialmente pensei, mas aqui na empresa disseram que não era necessário que já faziam e que já estava tudo feito, que era só ir a internet e etc..., por isso não fiz e nem pensei mais nisso.

Claro que se houver interesse efectivo numa coisa ou noutra ou noutras, a malta faz....

Ricardo Timóteo

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
JoaoNascimento

Muito boa tarde,

algum tempo depois estou de volta aos comentarios, e desta feita a um tema que eu conheço muito bem.

A cerca de 1 ano fiz algo do genero, algo que não teve continuação por falta de tempo...

Depois de analisar muito superficial o teu projecto classifico-o como muito bom algo que depois de ser trabalhado mais a fundo poderia fazer milagres em pequenas empresas sem rendimentos uficientes para usufruir deste tipo de software, e pagar outros que os façam por eles...

Continua com o exelente trabalho...

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
JoaoNascimento

Por exemplo no meu computador, não sei se apenas será no meu não consigo instalar o pack SQL com a base de dados ou seja analisei a aplicação um pouco sem noção, não sei se será problema meu...

Nos otros computadores funciona bem?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
nokPT

Eu só instalei em 3 computadores (no meu, num virtual (várias vezes) e no final (2 ou 3 vezes)), não tenho uma grande estatística do número de downloads do programa (a página ainda está em desenvolvimento) mas foram pelo menos 10 downloads.

O programa de instalação, primeiro tenta instalar:

* o SQLSysClrTypes - é necessário para o SqlSharedManagementObjects

depois o:

* SharedManagementObjects - é necessário para aceder à base de dados SQL

e finalmente instala o programa em si.

Não instala nenhum servidor SQL, aqui efectivamente poderia aprofundar mais o trabalho, mas na altura não tive grande tempo...

Os dois primeiros pacotes são da Microsoft x86 a 32 bits, se tens um problema a instalar algum destes pacotes, em princípio será da Microsoft.  Podes encontrar aqui outras versões (X64 e IA64) e se for necessário posso facilmente fazer um setup de instalação sem esses pacotes...

Ricardo Timóteo

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
fLaSh_PT

Gostei do projecto..

Mas penso, que deveria estar desenvolvido por camadas..

Esta um pouco confuso o código.. poderia optar por desenvolver classes.. e a GUI em separado.. certamente que seria mais fácil intreptar o codigo e tambem posteriormente o extender..

Não que pense que esteje mal desenvolvido.. antes pelo contrario.. parabéns por o projecto!

Making the impossible possible and pwing the world on db at a time.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
nokPT

@JoaoNascimento -> Esqueci-me de dizer que durante a instalação a base de dados não é criada. Depois de instalar, tens que ir a Configuração -> Configurar SQL -> (escolher o servidor SQL, login e password) -> Criar Base de Dados

Ricardo Timóteo

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
nokPT

Gostei do projecto..

Mas penso, que deveria estar desenvolvido por camadas..

Esta um pouco confuso o código.. poderia optar por desenvolver classes.. e a GUI em separado.. certamente que seria mais fácil intreptar o codigo e tambem posteriormente o extender..

Não que pense que esteje mal desenvolvido.. antes pelo contrario.. parabéns por o projecto!

A minha área não é software (puro), sou de Electrónica Industrial, mas sempre gostei de programar e faço profissionalmente como complemento de actividade.

Os meu conhecimentos de programação, são por isso algo limitados, mas tem chegado para desenrascar e tenho aprendido muito.

Com este projecto em concreto aprendi imenso. Concordo que há partes do código que podiam ser melhoradas, porque principalmente na parte dos relatórios, o primeiro que fiz está mais confuso que os restantes, porque fui aprendendo e melhorando, devia na altura voltar a trás e corrigir o que estava menos mal, mas já estava cansado do projecto e tinha outros para fazer, pelo que foi deixando estar...

Relativamente a "estar desenvolvido por camadas...", explica-me p.f. o que quer dizer, o que devo fazer...

Quanto a desenvolver por classes, neste momento para mim é algo confuso, até pode ser simples, mas mais uma vez, se me conseguires explicar o que devo fazer...

Ricardo Timóteo

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Knitter

Bem, também tentei experimentar mas não consigo que o programa detecte o servidor de SQL.

Durante a instalação tive problemas dado que me tentou instalar algo que já existia e em versão superior, pelo que parte da instalação falhou, e durante a execução do programa, apesar do SQL Server estar instalado e a funcionar, não é detectado.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
softklin

Podias ter optado por uma base de dados noutro formato em que apenas necessitasses de uma biblioteca, SQLite por exemplo, reduzias essa dependência, a meu ver "chata" de ter de instalar esse motor de SQL.

Acho que o flash se referia era criares a tua aplicação gráfica, e separar, por exemplo, usando o paradigma de objectos, a lógica da aplicação em classes, apenas para o funcionamento da aplicação. Se estiveres interessado, procura na web por "vb.net oo programming" ou similar. Podes ver um exemplo da utilização de POO de uma base de dados de clientes com ligação a uma base de dados:

http://www.macoratti.net/vbn_ccco.htm

Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
nokPT

Bem, também tentei experimentar mas não consigo que o programa detecte o servidor de SQL.

Durante a instalação tive problemas dado que me tentou instalar algo que já existia e em versão superior, pelo que parte da instalação falhou, e durante a execução do programa, apesar do SQL Server estar instalado e a funcionar, não é detectado.

A parte de detecção do servidor retirei algures da net:

Private Sub subListaServers()
        Try
            Dim s() As clsSqlServer.ServerInstance
            s = clsSqlServer.EnumerateServers()
            cmbServer.Items.Clear()
            If s.Length > 0 Then
                For i = 0 To s.Length - 1
                    cmbServer.Items.Add(s(i).Name)
                Next
            Else
                MsgBox("Não foi possível encontrar nenhum servidor SQL!", MsgBoxStyle.Critical)
            End If
        Catch ex As Exception
            modLog.subErro(ex)
        End Try
    End Sub

Como nunca me aconteceu, demora alguns segundos a concluir a detecção mas detecta todos os servidores da rede, não consigo reproduzir esse erro.

De qualquer maneira, vou incluir na página um ficheiro de instalação (update) sem os programas extras da microsoft e um backup da base de dados.

Os dados relativos ao servidor de sql podes introduzir manualmente na configuração e gravar.

Ricardo Timóteo

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
nokPT

Podias ter optado por uma base de dados noutro formato em que apenas necessitasses de uma biblioteca, SQLite por exemplo, reduzias essa dependência, a meu ver "chata" de ter de instalar esse motor de SQL.

Acho que o flash se referia era criares a tua aplicação gráfica, e separar, por exemplo, usando o paradigma de objectos, a lógica da aplicação em classes, apenas para o funcionamento da aplicação. Se estiveres interessado, procura na web por "vb.net oo programming" ou similar. Podes ver um exemplo da utilização de POO de uma base de dados de clientes com ligação a uma base de dados:

http://www.macoratti.net/vbn_ccco.htm

Na fase final estava com alguns problemas (a nível de funções de servidor) e cheguei a pensar passar para SQLite, estive a ver na diagonal, mas não me pareceu permitir multi-posto e como aqui na empresa tenho programa instalado em 3 computadores (meu para debug, chefe e pessoal) a função multi-posto ou base de dados central é importante. Posso ter visto mal as potencialidades do SQLite.

Relativamente ao link, ver dar uma vista de olhos ASAP

Ricardo Timóteo

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
apocsantos

Boa tarde,

Testei em duas maquinas diferentes, e em ambas não tive problemas...

1ª Maquina: Windows XP Pro SP3 totalmente Actualizado

2ª Maquina: Windows Seven, também com todas as actualizações

Não tive qualquer dificuldade, corri o setup, e bora "gis", a unica coisa extra nas maquinas era mesmo o facto de serem maquinas de desenvolvimento e por consequência ambas têem o visual studio, numa o express, e noutra o Enterprise (conforme as licenças, respectivamente). (trabalho: Enterprise; Pessoal: Express).

Cordiais Cumprimentos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Bruno Damas

Ola nokPT

Estou a ver o teu projecto conforme me indicaste mas nao tou a conseguir ver o codigo pois é necessario uma pass

Seria possivel facultares

Obrigado

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.