Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

Palk

Controlo de Janelas

Mensagens Recomendadas

Palk

Tenho uma dúvida que me faz confusão, eu acho que é de simples e fácil resolução e que as minhas ideias não estarão muito longe do resultado final mas queria mais opiniões.

É o seguinte, numa página web quando clicamos num botão que mudará o conteúdo da página o que acontece é que apenas o url é alterado mas a página continua a ser a mesma, uma (objecto browser).

A minha questão é, como é que poderemos ter esse efeito em windows application, eu sei que será com mdi parent e mdi child só que não consigo ter um window size e window position que dê a ideia que a mdi child e mdi parent funcionam como uma só.

Por exemplo num jogo, no football manager que é um jogo de texto como é que ao clicar num menu se muda o conteúdo sem termos o efeito de minimizar janela, abrir janela, fechar janela? Será que é mesmo com mdi child e mdi parent? É possível criar uma classe do tipo janela, com render próprio e tudo, e aceder aos botões, labels etc... como uma form nomal?? Será que o que eu disse antes não tem nada a ver e usam a forma básica de mostrar e esconder 300 paineis dentro de uma form?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
M6

No caso especifico do Football Manager não faço ideia, mas pelo que percebi o que queres fazer pode ser feito com paineis que escondes ou mostras.

PS: os painéis não têm de estar todos criados e carregados na janela. Podes muito bem criá-los em run-time conforme vão sendo necessários.

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Palk

Falei em Football Manager porque dos programas que me lembrei na altura e dos que tinha em casa, quer seja jogo ou outro tipo de aplicação, era o que provavelmente todos conheciam.

Quanto a isso dos paineis não sobrecarga a aplicação?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
M6

Falei em Football Manager porque dos programas que me lembrei na altura e dos que tinha em casa, quer seja jogo ou outro tipo de aplicação, era o que provavelmente todos conheciam.

Quanto a isso dos paineis não sobrecarga a aplicação?

Qual a diferença de teres isso em paineis ou em janelas MDI?

É a mesma coisa, ou seja, é indiferente onde tenhas os objectos, eles têm de existir seja nas janelas ou nos paineis, por isso é irrelevante se tens 300 paineis alocados em memória ou 300 janelas alocadas em memória. Certamente haverá diferenças entre a memória necessária para alocar um painel ou uma janela, mas não me parece que seja significativo.

Se a sobrecarga da aplicação é mesmo um problema, desenha a aplicação para ser eficiente ao nível da memória, por exemplo usando a técnica que referi acima de criar os objectos apenas quando os mesmo são necessários (independentemente de o fazeres num painel ou numa janela). Podes ter técnicas mais avançadas como cache dos últimos 3 ecrãs usados ou dos ecrãs mais usados.

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.