Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

KiNgPiTo

Cobrar legalmente um site....

Mensagens Recomendadas

KiNgPiTo

Boas!

Surgiu a oportunidade de fazer um site, no entanto eu não sei como o irei cobrar legalmente, com IVA e essas coisas, o alojamento e o domínio entra nas despesas ou é pago directamente pelo cliente (nem que seja eu a pagar), factura e recibos, whatever...

Outra questão: Se formos 2 a fazer o site (design e programação), os ganhos têm de ser declarados em ambos? ou só a parte que nos tocar?

É melhor fazer as coisas direitinhas do que por baixo da mesa  :thumbsup:

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Knitter

Tens duas opções, dado que me parece ser um trabalho como freelancer. Ou passas um Acto Isolado, ou passas recibo verde.

Se este é o único projecto que esperas fazer este ano, e se nunca abriste actividade como profissional liberal e nunca passaste recibos verdes, então o Acto Isolado será a tua melhor opção. Podes passar nas finanças e perguntar se têm algum exemplo do documento que te possam dar.

No Acto Isolado vais cobrar IVA e podes ou não fazer retenção na fonte. Um Acto Isolado é um procedimento que se destina a declarar rendimentos esporádicos, não esperados, como parece ser o caso.

A alternativa será abrires actividade, diriges-te às finanças e pedes para te colectares, se for a primeira vez, tens direito a um ano de isenção no pagamento da segurança social, se a estimativa de ganhos para o ano de 2010 for superior a 10.000 euros ( na verdade é menos mas não tenho o valor preciso, nas finanças podem dizer-te) não precisas cobrar IVA nem fazer retenção. No dia em que abrires actividade compras o livro de recibos e podes passar recibos, sempre com data posterior ao dia de abertura de actividade.