Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

070tiag0

Exemplos de bases de dados

Mensagens Recomendadas

070tiag0

Olá comunidade,

Vinha aqui pedir opiniões sobre temas onde se possam implementar bases de dados para além o exemplo típico de um clube de vídeo.

Estas bases de dados estão no âmbito de uma disciplina do curso de eng. informática.

Estou receptivo a opiniões.  :)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
mjamado

Xiii, tantas...

Olha, deixo-te aqui uma sugestão duma cena que fiz em tempos como proof-of-concept: empresa de transporte de passageiros. O texto seguinte é mais ou menos por tópicos:

- veículos, incluíndo o seu estado (livre, ocupado, em manutenção, na garagem) e vários dados importantes, tipo de combustível, categoria de carta necessária, classe de portagens, custo e tipo do seguro e quando é que o mesmo expira, manutenções programadas (óleo, travões) e não programadas, etc.;

- condutores, relacionados com os veículos que conduzem - é necessário guardar os dados relativos às respectivas cartas de condução, visto que um condutor apenas com carta B não pode ser atribuído a um autocarro;

- mecânicos, atribuição a reparações dos veículos;

- preços das tarifas (alguma investigação é necessária para se assemelhar à realidade, com zonas e bagagem e tal);

- combustível gasto e seus preços (podes optar por considerar que a empresa tem depósitos para uso interno, cujo combustível é preciso comprar por atacado, depois os veículos abastecem daí - é preciso controlar o stock actual dos tais depósitos);

- controlar os custos operacionais dos veículos (combustível, manutenção, seguros e reparações);

- controle, por viagem, por dia, por semana, por mês, por ano, por veículo, por condutor (que podem variar de veículo) dos passageiros transportados e kms percorridos;

Acho que assim por alto é tudo... E podes extender também a transporte de mercadorias.

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
070tiag0

Apesar de não ser a minha principal ideia também vou referir esta ideia de empresa de transportes na análise preliminar da base de dados.

Obrigado pela dica. :)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
rjsma

podes fazer uma base de dados de um hospital

exemplos de campos: registo de Pacientes, registo de Medico, marcaçao de consultas, etc.

abraço

:D

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.