Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

JoaoRodrigues

Computador Crasha do nada

Mensagens Recomendadas

JoaoRodrigues

Hello malta, o meu portátil crasha sem qualquer razão aparente. Há alguma maneira de guardar logs, etc, de eventos do pc para ver o que se passa na altura pré-crash? Em que ficheiros posso ver?

O meu sistema é Ubuntu 9.10 32 bits, e o meu portátil é um Asus F6V.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
JoaoRodrigues

Falco, eu sei que o Ubuntu guarda logs. A minha pergunta foi exactamente quais desses logs é que me podem dar uma dica sobre este problema, porque já andei a ler, e nenhum deles diz nada de especial.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
pedroserra

A ultima vez que tive problemas de crashes inesperados não apanhei nada nos logs (aparentemente o coitadinho não tinha tempo de escrever nada para o disco quando lhe dava a macacoa). No meu caso descobri o problema num módulo de memória. Já passaste pelo memtest que tens no grub?

Ah e tal não sei quê...

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
JoaoRodrigues

Ainda não, mas já me lembrei disso. É que o me parece é isso mesmo. O pobre nem tempo tem de loggar nada. Simplesmente congela. Vou ver se faço isso.

EDIT: Feito, sem erros no MemTest. Teve a correr por hora e pouco... se calhar deveria ter deixado mais tempo... a ver se deixo hoje de noite.

Ainda assim, em que logs devo procurar?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
JoaoRodrigues

Ok, cheguei a casa, pus o teste a correr com umas configurações mais abrangentes e nem 30 segundos demorou até se queimar todo e congelar. Nova RAM portanto :)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
falco
Falco, eu sei que o Ubuntu guarda logs. A minha pergunta foi exactamente quais desses logs é que me podem dar uma dica sobre este problema, porque já andei a ler, e nenhum deles diz nada de especial.

Quando nenhum te diz nada, aumenta a verbosidade (porque pode não estar nada precisamente por o nível de verbosidade dos logs não o permitir e não por não ter tempo como já sugeriram)...

Testes ao hardware como o que fizeste também são úteis, ao que podes testar io no disco (muitos ficheiros muito pequenos, e poucos ficheiros muito grandes).

Para além disso podes utilizar algumas ferramentas para te monitorizarem e fazerem o perfil do sistema, para te ajudar a entender o que está acontecer com o teu sistema (sugestões: sar, vmstat, ps, top, iostat, mpstat, etc...).

Espero que estas dicas sejam úteis para situações futuras.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
falco

Normalmente a verbosidade dos logs, aumenta-se na configuração de cada um dos serviços, ou dos daemons de logging associados a eles (por exemplo o caso do kernel com o klogcad).

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.