Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

Tiago Vieira

Ajuda Access - Criar horário mensal de funcionários [Resolvido]

Mensagens Recomendadas

Tiago Vieira

Boa noite,

Se alguém me puder ajudar agradeço.... Não tenho muita prática em access

Preciso criar uma base de dados para registar os horários de todos os funcionários. Entre outros campos terá que ter o nº de operador, a data, a hora de entrada, hora de saída para almoço, hora de regresso de almoço e hora de saída.

A minha dificuldade está ao criar o formulário quero que no mesmo sejam apresentados campos para preencher o horário desde o dia 1 ao dia 30/31 de cada mês.

Posteriormente, irei precisar de duas consultas: uma que filtre todos os funcionários que estão a trabalhar em determinado dia e uma outra que filtre todos os horários daquele mês de determinado funcionário.

Desde já agradeço a ajuda.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Tiago Vieira

Pois, actualmente faço isso em Excel, o que dá muito trabalho, pois sempre que algum colaborador se vai embora ou se outros são contratações tenho que formatar tudo novamente. Penso que em Access seria muito mais simples...

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
progster

Bem, então nesse caso aqui vai: - Sugiro criar uma tabela para funcionários, com id_Funcionário definido como chave principal (Pode ser id_Operador), nome, morada... e outros dados que quiser registar na BD... e outra tabela Horarios com id_Horário como chave principal, data, hora de entrada, hora de saída para almoço, hora de regresso de almoço e hora de saída.

Relativamente ao formulário, não sei se percebi a dúvida, o problema está em criar o formulário com os campos da tabela?. Se sim então sugiro criar o mesmo através do assistente. O output é um formulário com os campos da tabela.

Para uma das consultas, a questão é que a BD forneça dados de todos os funcionários para um determinado dia?. Se sim sugiro criar a consulta com os campos das duas tabelas que interessem e depois na linha dos critérios há que definir a pesquisa por dia. Para a outra consulta o processo é semelhante.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos.

Não resolvo dúvidas por PM.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Tiago Vieira

Obrigado pela ajuda. Vou tentar explicar, em concreto, o que preciso fazer.

Preciso de ter num único formulário campos para inserir o horário mensal de determinado colaborador. Por exemplo: id_colaborador, nome, dia, hora de entrada, hora de saida para almoço, hora de regresso de almoço e hora de saída. Eu preciso de ter tudo no mesmo formulário, pois os horários têm que ser feitos com base em vários critérios, como não pode trabalhar mais de 5 dias seguidos, ... A consulta por data é simples; porém, preciso de uma consulta mais complicada (isso será para mais tarde).

Além deste formulário, preciso de um outro em que consiga ver os horários de várias pessoas no mesmo mês, pois tenho que construir um horário para 5 pessoas (por exemplo), em que esteja um de manhã, outro às 11h e outro à noite. Esta informação preciso no mesmo formulário.

Não consigo anexar o ficheiro excel que utilizo, podia ser que ajudasse...

Outra questão, é possível limitar o número de linhas numa tabela/formulário? Preciso de inserir vendas por faixa horária, ou seja, ao abrir o formulário deveria aparecer uma linha para as 09h, outras para as 10h e assim sucessivamente até às 23h00. Será possível?

Aqui fica o meu email: tiago.vieira17@gmail.com

Obrigado

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
progster

Bem, então: - Sugiro criar uma tabela para funcionários, com id_colaborador, nome, dia, hora de entrada, hora de saida para almoço, hora de regresso de almoço, hora de saída e outros dados que quiser registar na BD.

Depois é só criar um formulário com base nesta tabela. O que vai aparecer neste formulário é os campos da tabela. Os botões para navegação e manipulação de registos podem vir mais tarde.

Além deste formulário, preciso de um outro em que consiga ver os horários de várias pessoas no mesmo mês, pois tenho que construir um horário para 5 pessoas (por exemplo), em que esteja um de manhã, outro às 11h e outro à noite. Esta informação preciso no mesmo formulário.

Para o segundo formulário sugiro criar uma consulta onde se possa ver todos os dados relativos ás pessoas em causa.

Outra questão, é possível limitar o número de linhas numa tabela/formulário? Preciso de inserir vendas por faixa horária, ou seja, ao abrir o formulário deveria aparecer uma linha para as 09h, outras para as 10h e assim sucessivamente até às 23h00. Será possível?

Para este ponto sugiro criar comobox deste modo penso que pode corresponder aquilo que se quer para a BD.

Espero ter ajudado.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Tiago Vieira

Boa noite,

Penso que já me ajudou em algumas dúvidas. Vou começar a construir a bd. Vou dando o ponto da situação, de forma a que me possa, se possível, aconselhar no que estou a fazer bem ou mal.

Obrigado

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Tiago Vieira

Boa noite,

Já consegui fazer o que queria, apenas estou a ter uma dificuldade. Se me puder ajudar agradeço.

Criei um relatório com os campos data, nome e horário. Em cada página do relatório preciso de ter 5 pessoas diferentes. Então dividi em colunas. Ficou ok. O problema está é que o campo data está sempre a repetir. Só quero que apareça uma vez. Os únicos campos quie deverão aparecer sempre é o nome e o horário, pois são diferentes. É possível fazer com que a data só apareça uma vez?

Obrigado...

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
progster

Penso que não, mas não tenho a certeza. De momento não me ocorre nada, mas se me enviar uma cópia da BD posso trabalhar na questão e depois logo digo alguma coisa.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Tiago Vieira

Já consegui soluccionar a questão. Ocultei o campo data e inseri caixa de texto que vai procurar a data.

Agora tenho outro problema e espero que seja o último. Estou a fazer um relatório, no qual inseri 33 subrelatórios. O que acontece é que ao abir o relatório este fica muito lento e os últimos 5 subrelatórios não aparecem (surge uma mensagem a dizer que não há espaço). haverá forma de contornar este problema? É que tenho que ter a informação dividida entre manhã, tarde e noite, além de que ainda preciso de dividir perante outros critérios. Se me conseguir ajudar, agradeço....

Não consigo enviar BD, dá-me um erro...

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
progster

Pois abrir 33 sub-relatórios torna o processo lento.

É que tenho que ter a informação dividida entre manhã, tarde e noite, além de que ainda preciso de dividir perante outros critérios. Se me conseguir ajudar, agradeço....

Sugiro criar uma consulta, com critérios, ou seja, ao executar a consulta "ela" vai pedir qual o periodo do dia (manhã, tarde, noite) isto á partida faz com que só abra a informação relativa ao periodo do dia inserido.

Depois é só criar um relatório da consulta anterior. Ao abrir o relatório o processo é semelhante ao da consulta.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Tiago Vieira

Já descobri o porquê de se tornar tão lento. Os 22 sub-relatórios eram baseados numa consulta de união. Então o que fiz foi o seguinte: fiz uma consulta a essa consulta de união e criei uma tabela com base nessa consulta. Depois criei as consultas com critérios, tal como me sugeriu. Mantive os 33 sub-relatórios. Está a funcionar na perfeição e não está lento, aliás é muito rápido a abrir. Assim termineu este meu projecto. Desde já agradeço toda a sua ajuda e dicas.

Obrigado

Cumprimentos

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
progster

Bem me parecia que era necessário criar uma consulta com critérios. Ainda bem que já conseguiu resolver a situação.

Cumprimentos.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.