Jump to content
Sign in to follow this  
Euriconaz

Servidor

Recommended Posts

mjamado
Tens esta empresa por exemplo : http://www.nfsi.pt/

Oh, yoda, atão:cheesygrin: Também posso? Posso, posso, posso?  😎

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

Euriconaz

As redes P2P, tal como o nome indica, são ponto-a-ponto, isto é, não há um servidor envolvido. Na realidade, existe o servidor que mantém os trackers, mas não é essencial à rede P2P depois de iniciada a conexão. O servidor de trackers pode ser relativamente fraco, o grosso do tráfego não passa por lá.

Achas que me podes explicar melhor isso do p2p! Que nao percebi bem!

Desde já agradeço por todo o tempo gasto a explicar me os processos, e as informaçoes dadas neste topico! A todos user's que contribuiram para me explicar o processo um MUITO OBRIGADO!

mjamado

P2P é um acrónimo que corresponde à expressão Peer-to-Peer, isto é, Ponto-a-Ponto. Duma forma geral, é qualquer rede que funcione de forma descentralizada, por exemplo, uma rede caseira local. Neste contexto, não há um servidor de espécie alguma, tendo todas as máquinas as funções de cliente e servidor. Imagina-te a ir buscar um ficheiro a uma pasta partilhada noutra máquina na rede: isso é P2P.

No contexto que te interessa, aplica-se o mesmo raciocínio. Quando estás a usar uma rede P2P, estás a ir buscar, ou a partilhar, bocados de ficheiros directamente com outra pessoa, sem passar pela máquina central, que contém o tracker. O tracker é apenas um apontador para os bocados de ficheiro.

Mesmo sem tracker, é possível usar uma rede P2P, embora seja muito difícil, visto que não "conheces" ninguém que tenha o ficheiro. A partir do momento em que encontres uma máquina, é possível encontrar mais, com uma filosofia de "enxame" (ya, como as abelhas), em que essa máquina informa a tua de outras que contém o ficheiro, às quais está ligada, e assim sucessivamente...

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

mjamado

Não percebi, mas fez-me rir ;)

Também queria publicitar os tipos onde alojo os meus sites, que, para mim, são os melhores do mundo, quiçá de Portugal...  :cheesygrin:

yoda

Também queria publicitar os tipos onde alojo os meus sites, que, para mim, são os melhores do mundo, quiçá de Portugal...  :cheesygrin:

Ah, nepia, dei um exemplo de uma empresa que sei que trabalha com datacenters, e por acaso fui buscá-la ao google que já não me lembrava do nome, mas é só pesquisar no google maps por datacenters em portugal que aparecem uns poucos :P

Não tenho nada a ver com eles, não me interessa vender o peixe, eles que se amanhem ;)

XSnake1996

@Euriconaz,

Para fazeres um server para jogos tens de ter em atenção várias coisas :

- Redireccionamento de portas do router;

- Firewall;

- Software para teres o servidor a trabalhar;

- Ligação à net

E penso que chegue. Basicamente sacas o software que precisas, instalas e configuras, abres o router e configuras as portas necessárias para fazer o redireccionamento / permitir que sejam usadas, e dizes à firewall que não estás a estragar o PC dando-lhe instruções sobre as portas e o software usado.

Já tive servers de trackmania no pc, e não é preciso teres uma máquina dedicada a isso .. Claro que se não tiveres, pode incorrer o servidor ficar mais lento, ou até mesmo (o mais provável) ficares com lag no servidor por teres uma net instável / fraca. Com 500kb upload ja se consegue qualquer coisa aceitável, prai umas 8 slots.

Como yoda falou você prescisa ter a porta usada no servidor aberta e o software usado para ligar o servidor alem de conexao com a internet.

se procurar no google encontrara varios como

Como Criar Servidor De Counter Strike com internet Compartilhada -

https://www.youtube.com/embed/QNNYCzJEY_w?feature=oembed

ou

non steam(standalone) - http://www.sitecs.net/tutoriais/dedicado.htm

e com steam - http://www.sitecs.net/tutoriais/server.htm

---

Espero ter ajudado  :smoke:

Euriconaz

Boas caros amigos, eu gostaria de me aventurar, numa pequena ''Odisseia'', que era criar um servidor de jogo do género Metin2, o que necessito de saber para poder criar este bicho! A ideia principal era criar um servidor dedicado para o jogo em si!

Sei que isto se torna um bocado chato sempre as mesmas perguntas!

A minha ideia é trazer para Portugal um jogo que não existe ''cá'' do género do Metin2, para isso tenho de registar a patente do jogo em Portugal? Ou basta-me criar um domínio próprio e por la o jogo? Ou tenho que salvar os direitos de autor ou tenho que fazer algo mais que isso?

Se mudar o nome do jogo digamos NextMetin2 e o jogo ser o mesmo quebro alguma lei ou coisa do género?

Ou posso alugar um servidor numa empresa de web host e fazer o mesmo efeito?

Se alguém me poder explicar melhor a situação!

IceBrain

Primeiro, não, não podes usar um web host, porque um servidor de jogos não é um serviço HTTP, é um programa específico. Precisas de um VPS no mínimo para isso.

Depois, queres criar um servidor mesmo para o Metin, ou um jogo completo parecido com o Metin com o seu próprio servidor?

Se for o primeiro, é possível que tenhas problemas. Não acredito que possas chamar-lhe NextMetin2, é demasiado parecido com a marca registada - inventa algo novo.

Além disso, e eu não sou um advogado mas acho que é legal criar um servidor para um jogo já existente desde que não uses nenhum código ou ficheiros (texturas, etc) do jogo - nem uses debuggers! Basicamente podes sniffar o tráfego jogo <-> servidor e reimplementar a partir disso - o que não é fácil, principalmente se for um protocolo binário.

Quanto a criar um jogo novo, aí não há problemas.

❝The idea that I can be presented with a problem, set out to logically solve it with the tools at hand, and wind up with a program that could not be legally used because someone else followed the same logical steps some years ago and filed for a patent on it is horrifying.❞- John Carmack on software patents

A list  of command line apps

Euriconaz

IceBrain obrigado pela resposta, dada!

Antes de mais o jogo não é o Metin2 e outro! O que eu queria era criar um servidor com esse jogo mas em português, pois ele ainda não existe esse jogo cá! Eu teria de lhe mudar a database do jogo pois ele encontra se em inglês e acrescentar algumas modificações!

Imaginemos que queria criar um servidor de Metin2 mas dava lhe outro nome, mas usava uma base do jogo da versão Americana com bastantes modificações isso iria ser plagio? O que iria ter de fazer para poder criar um servidor de Metin2 meu sem ter problemas com a lei!

Falo no Metin2 pois este tem bastante publicidade e toda a gente já ouviu falar nele!

IceBrain

Como eu disse, não podes usar nenhum ficheiro original.

O que podes fazer, é estudar os dados que o jogo manda e recebe para/de o servidor original, e criar o teu próprio servidor de raiz a partir dessa análise.

❝The idea that I can be presented with a problem, set out to logically solve it with the tools at hand, and wind up with a program that could not be legally used because someone else followed the same logical steps some years ago and filed for a patent on it is horrifying.❞- John Carmack on software patents

Euriconaz

Como eu disse, não podes usar nenhum ficheiro original.

O que podes fazer, é estudar os dados que o jogo manda e recebe para/de o servidor original, e criar o teu próprio servidor de raiz a partir dessa análise.

E como faço isso? Não pensei nisso dessa forma!

IceBrain

Tens que ler muito (mesmo muito!) sobre análise (reverse engineering) de protocolos binários. Sinceramente, não é matéria fácil.

A única coisa que eu conheço é uma talk na FOSDEM:

https://www.youtube.com/embed/t3s-mG5yUjY?feature=oembed

. Mas o pessoal da Segurança deve conhecer mais fontes de informação.