Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

diogopuskas

Symfony ou cakephp?

Mensagens Recomendadas

diogopuskas

Bem, eu comecei a estagiar e estou a fazer uma ferramenta para uma empresa de controlo de horas, relatórios de projectos, etc ..

Bem, o que qeria saber, era a vossa opinião entre as frameworks, o symfony ou o cakephp, qual delas usar, porqe de as usar?

Obrigado  :D

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
diogopuskas

Só há essas opções?

Foi nas opções que ele me falou, quais é que aconselhas mais ? ( já há uma base de dados dos funcionários, em que mais tarde é para fazer a ligação e fazer consultas para fazer relatórios com gráficos, etc )

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
diogopuskas

Depende do que queres alcançar, do teu conhecimento e curva de aprendizagem.

Eu tenho um bom conhecimento em PHP, mas nunca trabalhei com qualquer framework, vai ser um desafio e é isso que a gente gosta.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
diogopuskas

A minha duvida é a seguinte, será que há tanta informação para o kohana como para o symfony ou mesmo o cakephp? é que como eu estou em estagio, há sempre aquele bichinho de por onde comecar, ou por onde ir, ou mesmo o que escolher e se é o melhor para mim para ter uma boa nota!

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
yoda

Kohana é provavelmente de todas a menos documentada, por boas razões. É na minha opinião o que de melhor anda aí agora, e só tem crescido nos ultimos tempos.

Não é simples de aprender sem dedicação e leitura de código, mas compensa e bem.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
mjamado
A minha duvida é a seguinte, será que há tanta informação para o kohana como para o symfony ou mesmo o cakephp? é que como eu estou em estagio, há sempre aquele bichinho de por onde comecar, ou por onde ir, ou mesmo o que escolher e se é o melhor para mim para ter uma boa nota!

Depende da área em que estás a estagiar, mas se fosse na área da programação e se eu fosse teu orientador de estágio, no momento em que usasses uma framework, escusavas de voltar a aparecer, tinhas nega na hora...

As frameworks são para atalhar para quem já sabe e tem mais com que se preocupar - muito embora eu também não seja adepto das frameworks e/ou CMS's que andam por aí, prefiro usar uma proprietária ou desenvolver uma caso não a tivesse. Para alguém que está a começar, e que tem que "mostrar serviço", usar uma framework é de fraquito...

Eventualmente - muito eventualmente - poderás partir duma framework de baixo nível como a ZendFramework ou vários pacotes do PEAR para o que te dê jeito.

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
diogopuskas

Não sei o que escolher, ainda estou a fazer o layout, até lá ainda posso ir vendo e escolher. Mas o que é que te leva a escolher o kohana em vez de um popular symfony ou de um cakephp? inovação? se sim, qual ou quais?

@mjamado Foi um conselho dos monitores, lol. Mas há quem goste de frameworks e outros nao :D entao, se tivesses uma estagiario e estivesses a falar com ele, o que é qe aconselhavas?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
mjamado

O mesmo que digo a todos os que já tive: frameworks, só de baixo nível (as que te disse - tenho preferência pelos pacotes do PEAR, mas já tenho usado algumas coisas da ZF); CMS's, apenas próprias, nunca as que andam por aí (por vários motivos, e a segurança é um deles).

E compreender primeiro, nem que seja vagamente, como as coisas acontecem antes de usar atalhos.

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
diogopuskas

Bem, já agora era engraçado batalhar sobre isto, tanto eu como iniciante e outros que já 'percebam' alguma coisa :D

Eu como iniciante, e como os meus monitores aconselharam uma framework, eu ia por eles, porqe me podem ajudar em problemas etc

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
yoda

Não sei o que escolher, ainda estou a fazer o layout, até lá ainda posso ir vendo e escolher. Mas o que é que te leva a escolher o kohana em vez de um popular symfony ou de um cakephp? inovação? se sim, qual ou quais?

Popular != Bom

Kohana é das menos conhecidas e das mais potentes. Tem praticamente todas as práticas de programação das suas "concorrentes" mas tem um desenho singular, e é bastante flexível. Todas as outras têm coisas boas, isto é só a opinião de quem passou por quase todas elas e acabou por ficar nesta.

Além disso, contribuías para os poucos tugas a conhecer e trabalhar sobre ela :D

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
mjamado
Eu como iniciante, e como os meus monitores aconselharam uma framework, eu ia por eles, porqe me podem ajudar em problemas etc

Claro, se os orientadores de estágio te aconselharam uma, o melhor mesmo é usar a que eles sugeriram. Mas depois, na tua vida profissional, testa várias a ver com qual te dás melhor - ou nenhuma, ou uma solução à medida.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
diogopuskas

Popular != Bom

Kohana é das menos conhecidas e das mais potentes. Tem praticamente todas as práticas de programação das suas "concorrentes" mas tem um desenho singular, e é bastante flexível. Todas as outras têm coisas boas, isto é só a opinião de quem passou por quase todas elas e acabou por ficar nesta.

Além disso, contribuías para os poucos tugas a conhecer e trabalhar sobre ela :)

Então vou sugerir aos monitores para debater esta ideia, e também espero que esta comunidade ajude :D

@mjamado -  O que está agora em causa é mesmo a criação deste projecto, depois disto é ir pensando e estudando para ver à qual me adapto melhor.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
diogopuskas

CodeIgniter é menino :D

De momento ainda vou na parte inicial do projecto, criar o layout, como vai ficar estruturado etc depois experimento umas frameworks, tuturials etc, dps vejo aqela em qual me sinto melhor para trabalhar :(

mas vou ver, o cakephp, symfony, zend e talvez outra que me alguem aconselhe

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
diogopuskas

Bem, vendo uns tutorials, fiquei familiarizado com o cakephp e com o kohana, e com o zend tambem, mas ficou um bocadinho aquém em termos de tutorials relativamente aos outros.

Atenção, isto à primeira vista.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
DrMachine

CodeIgniter é menino :(

Queres explicar? Se eu te dissesse que queria criar um website baseado em users e friends e etc que framework aconselhavas e porquê?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
DrMachine

diogopuskas do que já viste com qual ficaste mais agradado? A grande falha do codeigniter é não haver nada de auth em condiçoes. Estou sériamente a pensar mudar para outra framework devido a isso... mas não sei qual... na vossa opiniao, quais as vantagens e desvantagens das varias k ha?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
scorch

Boas DrMachine. Eu também usava CodeIgniter, até que o yoda.pt me recomendou a Kohana, que eu, que me estou a iniciar nela, prefiro muito mais do que o CI.

scorch_pp.png

PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
DrMachine

Posso perguntar porquê? E já agora, auth tem? E quais as maiores "falhas" da framework? Tenho algum receio da falta de documentação e exemplos da kohana...

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
yoda

E sim, Kohana tem Auth. Não tem é tanta documentação como algumas pessoas esperam, mas não é isso que faz dela uma má framework, muito pelo contrário. Simplesmente tem um propósito diferente, foi feita para ser usada por quem domina bem o PHP, e quando são pessoas dessas que mexem naquilo, fazem bom proveito dela e traz bastantes benefícios.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.