Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

jmourao

Mascaras de introdução matriculas

Mensagens Recomendadas

jmourao

Boas sou aluno do 12º ano de programação, estou agora a fazer a pap mas deparei-me com um pequeno(grande) problema que me pode comprometer o trabalho, já andei à procura mas não encontro nada que me consiga resolver a situação.

ora bem a minha pap consiste em criar uma aplicação em vb e usando BD's etc etc...

o meu problema consiste na falta de importação das mascaras de introdução do Acess 2003 para o vb 2008, em que está tudo correcto no acess(penso eu)  mas ao importar ele perde as mascaras(por exemplo um dos campos da BD é "matricula" e todos sabem que a matricula é por exemplo 99-99-ZZ, no acess tenho a mascara bem feita AA-AA-AA;A;_(tambem já experimentei só AA-AA-AA) no entanto quando importo a tabela para o VB 2008 ele perde por completo as mascaras e exibe o conteudo como 9999ZZ(matricula sem estar separado).

(será que com algum outro programa que conheçam importa as mascaras?)

penso que expliquei o meu problema com exactidão(e espero ter colocado no sitio certo XD) e agradecia alguma ajuda

EDIT: Titulo modificado

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
nokPT

Na realidade não explicaste com exactidão, mas cá vamos...

Para ti, importar é ler do access para o VB?

Que dados tens no access? 9999ZZ, Imagino!

O que pretendes fazer com os dados?

Meter só numa form ou Imprimir ou Trabalha-los?

Se é para meter numa form (imagino que sim), já viste a MaskedTextBox?

Se é para imprimir e queres meter o hífen  (-) entre os caracteres, podes trabalhar a string por exemplo (não testado):

Dim strMatrículaNova as String
strMatrículaNova(0)=strMatrículaAccess(0)
strMatrículaNova(1)=strMatrículaAccess(1)
strMatrículaNova(2)="-"
strMatrículaNova(3)=strMatrículaAccess(2)
strMatrículaNova(4)=strMatrículaAccess(3)
strMatrículaNova(5)="-"
strMatrículaNova(6)=strMatrículaAccess(4)
strMatrículaNova(7)=strMatrículaAccess(5)

Ricardo Timóteo

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
jmourao

sim exacto para mim importar é ler do acess para o vb(pelo menos uso o termo)

não, no acess tenho 99-99-ZZ com a mascara feita no acess

sim o que pretendo é exibir,trabalhar e talvez imprimir a informação (estava a pensar em usar a data grid view e é ai que me causa o problema)

(para tentar explicar melhor fiz o upload de duas imagens que fiz muito rápido só para ver se me consigo explicar melhor)

h**p://img411.imageshack.us/i/acess.jpg/ (quebrei o link que não tenho a certeza se é permitido)

aqui está o acess(usei o 2003 e já experimentei o 2007) e tenho o campo matricula do tipo texto e com a mascara de introdução correspondente(aqui aparece 99-99-ZZ)...será que algum programa mais indicado para criar uma BD e que importe as mascaras de introdução?

h**p://img94.imageshack.us/i/89418415.jpg/

aqui mostro o vb 2008 usando a data grid view e ali o campo matriculas aparece tudo (eg. 9999ZZ)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
bioshock

É simples, cria um projecto e adiciona uma "Maskedtextbox". Procura a propriedade Mask, selecciona o "Custom" e onde diz Mask escreves: 00-00-00 e automaticamente ele gera em baixo o preview.

That's all  :D

bioshock

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
jmourao

ah já cheguei lá XD

obrigado pela ajuda XD afinal vou ter é que introduzir os registos pelo programa, mas não há de ser nada(pode haver maneira mais prática...mas com tempo vou lá XD

mas desde já agradeço pela ajuda e pela brevidade da mesma

para possiveis duvidas como a minha, podem ver o seguinte video que ajuda bastante

h**p://www.youtube.com/watch?v=G6ui3QI4P-w

mas desde já um grande obrigado a todos :D

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
nokPT

Ao usares Mascaras, o Access ou o VB.Net não te vão alterar os dados que introduziste, apenas o vão representar de outra forma.

Se introduzes 9999AA, ele pode mostrar (mascarar) 99-99-AA, mas os dados que estão lá são 9999AA.

O mesmo acontece por exemplo no Excel, podes formatar uma célula por exemplo assim: #.##0,00 €, se depois introduzires 123, o excel vai-te mascarar e vais ver 123,00 €, mas ou dados são 123.

Ricardo Timóteo

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.